Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – Onde comer

Da primeira vez que estivemos no Porto não soubemos aproveitar bem o que esta cidade tem para oferecer em termos de delícias gastronómicas. Só depois de visitarmos esta cidade mais umas quantas vezes é que fomos aprendendo o que comer e onde comer.

Petiscos e Refeições

Cachorrinhos da Batalha – Cervejaria Gazela

A Gazela é um dos sítios onde vamos todas as vezes que estamos no Porto. Perto do Teatro Nacional São João a Cervejaria Gazela, para além de muitos mais petiscos, tem algo chamado “Cachorrinhos da Batalha”. Agora o que é isto? Aviso: tentem não se babar. Os cachorros consistem em pão recheados com salsicha picante e queijo derretido.

A sério, eu que não gosto de salsicha acabo sempre rendida a este pitéu. Podem sempre acompanhar os cachorrinhos com batata frita e cerveja. Vou só mencionar que este café serve Grimbergen – uma cerveja belga pela qual o meu marido tem uma paixão enorme e onde poucos locais a vendem.


Francesinha – Café Santiago F

Claro que no Porto o que não falta são restaurantes onde se pode comer uma Francesinha. Agora o difícil é saber onde elas são boas. Nós tivemos a dica de uma pessoa amiga que conhece bem a cidade e o Café Santiago F acabou por ser, tal com a Cervejaria Gazela, um local onde acabamos sempre por ir jantar durante a nossa estadia. As porções são enormes, o staff simpatiquíssimo e a comida muito, mas muito saborosa.

Claro que há muitas discussões e opiniões sobre onde se come a melhor Francesinha na cidade do Porto, e não estou aqui para contradizer ninguém, estou apenas a falar da minha experiência e o que vos posso assegurar é que a Francesinha aqui é muito boa. Se não estiverem com vontade de comer Francesinha, há outros pratos que podem escolher tal como os Cachorrinhos da Batalha (nós nunca os experimentámos aqui mas reparámos que estão no menu), omeletes, pregos, tostas, sandes entre outros. Mas já que aqui vão, não percam a oportunidade de comer uma Francesinha.


Macdonald’s dos Aliados

Sim, ir ao Mcdonald’s é uma coisa banal, existem Mcdonald’s em vários sítios da cidade, e não é novidade para ninguém. Mas aqui no Porto existe um que é especial – o que se encontra nos Aliados mais precisamente na Praça da Liberdade. E porquê? Porque é considerado o Mcdonald’s mais bonito do mundo. Com os seus candelabros magníficos, decoração interior lindíssima, e a sua imponente entrada faz-nos quase esquecer que estamos num sitio tão normal como o Mcdonald’s. Não é qualquer um que pode dizer que já esteve no Mcdonald’s mais bonito do mundo.


Bolas de Berlim e Eclairs Leitaria da Quinta do Paço

Este café é um paraíso para quem gosta de doces. Este ano o meu pequeno-almoço de aniversário foi aqui e já ele foi comer gulosices. É impossível alguém não se perder aqui na escolha dos bolos. Os eclairs, as bolas de Berlim, as tostas, o cappuccino, o latte, tudo é delicioso. Como podem ver pela foto abaixo nós não nos contivemos. Havia até quem dissesse que nunca tinha provado chantilly tão bom. Não deixem de vir aqui, seja para pequeno-almoço como nós, seja para almoço ou até para lanche. Vale muito a pena.


Cafetaria Marbella – Bolas de Berlim

Outro local onde parámos muitas vezes para comer uma bola de Berlim foi nesta cafetaria. Também aqui servem almoços mas nós sempre parámos aqui para um cafezinho e uma bola de Berlim. Existem outras opções de pastelaria, toda com aspecto delicioso. O café fica numa das pontas da Rua de Santa Catarina e calhava ficar sempre a caminho (só por acaso). Apesar de o café não ser muito grande, a vitrina não deixa de chamar a atenção por quem ali passa.


Restaurante Flor dos Congregados

Este é um restaurante escondido numa das muitas estreitas ruas do Porto. Viemos aqui por termos ouvido falar das Sandes Terylene, sandes com presunto e lombo. O restaurante tem um ambiente acolhedor e intimista. Infelizmente, achámos que os preços eram um bocadinho puxados para a comida que serviam e não havia muita escolha no menu. Para além de provarmos as tais sandes para entradas, pedimos para prato principal alheira de caça com batata assada no forno. Não me interpretem mal, a comida era deliciosa, apenas o Porto tem tanto para oferecer que se calhar acabámos por não lhe dar o devido valor.


Café Âncora D’Ouro (Piolho)

Este café fica relativamente ao pé da Torre dos Clérigos, ao lado da Universidade do Porto- É um café onde muitos estudantes se encontram para estudar, comer ou beber um copo. Actualmente chama-se Âncora D’Ouro mas é conhecido pelo seu nome antigo – Piolho.

Os preços tanto da comida como da bebida são muito acessíveis, o que faz deste um bom local para parar. Este café apesar de ter sido re-mobilado há pouco tempo manteve a sua decoração original. Nas paredes encontram-se “quadros” referentes a diferentes cursos da faculdade do Porto e aos seus estudantes, fazendo-nos aperceber que este café faz de certa forma parte da história da universidade.


Centro Comercial Via Catarina

O centro comercial de Santa Catarina, tal como o nome indica localiza-se na rua de Santa Catarina. É centro comercial “normal” mas que tem uma boa variedade de restaurantes para aproveitar e comer qualquer coisinha.


Próximos posts sobre o Porto:

Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – Acomodação

Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – O que visitar


Posts anteriores sobre o Porto

Dia 8 de Julho – Sábado – 1ª Parte

Dia 8 de Julho- Sábado – 2ª Parte

Dia 9 de Julho – Domingo

2 thoughts on “Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – Onde comer

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s