Portugueses como somos encontramos-nos em qualquer sítio do mundo. Não existe nenhum país onde tenha ido que não tenho encontrado portugueses. Somos um povo emigrante que como todos sabemos tem a maior habilidade para se adaptar a qualquer novo desafio. Na minha família existem vários exemplos: eu mesma vivo perto de Londres, tenho um primo que vive na Suiça, muitos tios e primos afastados já viveram na Suíça mas que voltaram a Portugal e, a razão desta viagem, um primo que vive em Edimburgo. E foi por isso mesmo que já lá estivemos duas vezes. Eu aqui vou fazer como se fosse só uma viagem, mas hão-de notar pelas fotos que as alturas do ano em que fomos foram diferentes (a primeira vez fomos em Janeiro e a segunda em Abril) e por isso o tempo era completamente diferente. Das duas vezes fomos só por uns dias, por isso digamos que no total passámos quase uma semana em Edimburgo.

Edimburgo é uma cidade com muitas vertentes, tem a parte velha, a “Old Town“, que nos remonta a tempos antigos, onde se encontra o castelo, museus, igrejas, e tem a parte nova onde se encontram as lojas e os restaurantes. Nota-se mesmo quando se passa de uma parte para a outra da cidade. Na nossa primeira parte da viagem concentrámos-nos mais na parte velha da cidade, enquanto que na segunda vez que fomos a Edimburgo explorámos outras partes da cidade, como o jardim botânico e a subida ao monte que se chama Holyrood Park e foi mais descontraído. Mas já la vamos.

Esta foi a nossa primeira viagem para fora do país (tirando a que fizemos quando emigrámos para Inglaterra). Digamos que foi a nossa primeira viagem turística para outro país e como inexperientes que éramos chegámos a Edimburgo numa quarta-feira à noite sem planos nem ideias do que íamos ou queríamos ver. A nossa sorte foi mesmo termos o nosso primo que nos aconselhou o que visitar.
Do aeroporto para o centro da cidade a melhor opção de transporte é o Tram (como o eléctrico em Portugal) cujo bilhete são 5 libras. Este é um meio de transporte muito confortável, para além de económico visto que o aeroporto não fica perto do centro da cidade e por isso é uma excelente opção. De hotéis não vos posso falar muito, porque ficámos em casa do meu primo, mas tenho a certeza que no Airbnb ou no Booking.com (os sites que costumo usar) vos aparecerão opções que vos agradem.
Assim visitámos da primeira vez:
- Holyrood Palace (Official residence of the British monarch in Scotland)
- St Giles’ Cathedral
- Camera Obscura & World of Illusions
- Edinburgh Castle
- Royal Yacht Britannia
Na segunda vez:
- Subimos ao monte Holyrood até ao Arthur’s Seat
- The Scottish Whisky Experience
- Royal Botanic Garden Edinburgh
E como não podia deixar de ser, das duas vezes experimentámos diferentes pubs, bares e restaurantes.
Aqui segue a nossa viagem completa: