Watford – Harry Potter e muito mais

Este post não é bem um itinerário mas mais uma junção de ideias do que podem fazer em Watford. Watford é uma cidade que fica a 45 minutos de comboio de Londres e sendo a cidade onde eu vivo há 4 anos já tive oportunidade de experimentar muitos restaurantes, bares e passear nos vários parques da cidade. A razão porque Watford é conhecida é devido à equipa de futebol e devido a ser em Watford, mais especificamente em Leavesden, que os estúdios do Harry Potter se encontram. E é por aqui que vou começar, pelos locais que se podem visitar em Watford. Não são muitos mas vale a pena passar um dia por aqui especialmente se o tempo estiver bom.


Warner Bros Studios

Hogwarts

Os estúdios são mais conhecidos pela sua parte centrada no Harry Potter, uma vez que foi aqui que os filmes foram filmados. No entanto, como podem imaginar nestes estúdios criam-se muito dos filmes da produtora Warner Bros. Para quem vive por estas zonas está familirizado com os avisos sobre ruídos que parecem explosões ou outros efeitos especiais que se farão ouvir em determinadas datas devido a produção de filmes.

Eu, o meu marido e uns amigos visitámos os estúdios do Harry Potter em Setembro – aviso já que os bilhetes precisam de ser comprados atempadamente e se forem para alturas especiais como para o dia das bruxas ou Natal em que os estúdios são especialmente decorados para a ocasião mais necessário é comprar os bilhetes com meses de antecedência.

Eu que cresci com os livros e os filmes do Harry Potter adorei visitar os estúdios, foi como voltar a ser criança. Puder visitar os cenários das aulas de Poções, ou da floresta negra e mesmo da Diagon Alley foi uma experiência especial que me trouxe memórias muito queridas da minha infância. É certamente um local que devem visitar se vierem a Londres.


Leavesden Country Park

Este é o parque mais próximo dos estúdios em Leavesden. É um dos locais onde eu customo correr ou apenas passear quando quero fugir do stress do trabalho. Se estiver bom tempo podem decidir-se por um picnic ou apenas descansar. O parque tem uma área mais considerada floresta, fazendo a caminhada mais interessante e relaxante.


Whippendell Woods

Whippendell Woods liga a Cassiobury Park levando-vos assim de Leavesden até ao centro de Watford. Este é um parque grande com um campo de golfe e um pequeno rio.

É um óptimo sítio para passear e quando lá fomos no rio estava um barco a servir bebidas se quiserem fazer uma paragem pelo meio. Não será preciso dizer que também aqui o tempo conta muito, mas se tiverem sorte e apanharem um pouco de sol Whippendell Woods é uma óptima opção.


atria Watford

Se estiver a chover, frio ou se simplesmente quiserem fazer umas compras, em Watford encontra-se o centro comercial atria Watford. Este centro comercial é um dos melhores da zona e muita gente vem de outras cidades para fazer compras. Desde 2018 expandiriam o centro comercial e actualmente para além de um grande número de lojas de roupa e restaurantes também há agora salas de cinema e bowling.


Depois de vos dar algumas ideias de como passar um dia em Watford, tanto se estiver a chover (o mais provável, não vos vou mentir) ou bom tempo, vou então dar-vos umas dicas de locais onde comer e beber.

Pequeno-almoço

Para o pequeno-almoço vou dar-vos duas opções – o famoso full english breakfast que todos sabem vem em porções enormes com salsichas e ovos e bacon e torrada e feijões e mais umas mil coisas a partilhar ali o mesmo prato. Atenção, não tenho nada contra a este pequeno-almoço, aliás eu posso dizer que é uma das poucas delícias da cozinha inglesa que eu como quase todas as vezes que vou de férias ou quando alguem vem visitar-nos. A nossa preferência em Watford para full english breakfast vai para Kingswood cafe.

Se vierem visitar os estúdios do Harry Potter podem sempre andar um bocadinho (que quem vai comer um full breakfast logo pela manhã tem forças para mais do que uma caminhada) e vir até este pequeno café. Nós trouxemos as nossas mães quando nos vieram visitar por isso já sabem que este local não vos vai deixar mal. Costuma ter bastante movimento mas não o suficiente para que seja preciso fazer marcação. Kingswood cafe é um bom exemplo do tipo comum de estabelecimentos que se encontra por toda em Inglaterra.

Agora falando da segunda opção – se estiverem no centro de Watford e quiserem algo mais saudável, mas igualmente saboroso eu deixo-vos a minha opção – Bill’s.

Bill’s é uma cadeia de restaurantes que se encontra em Londres, sul de Inglaterra, norte de Inglaterra, em imensas localizações. Eu, na verdade, só experimentei o de Watford e posso-vos assegurar que não me arrependi nada. Eles servem refeições durante todo o dia, e o difícil é mesmo escolher o que comer.


Almoço/Jantar/Bebidas

Agora passando para o almoço – que já me estava aqui a adiantar com o Bill’s. Na verdade, as opções de que vos vou falar agora tanto pode ser para almoço como para jantar como para um snack se assim quiserem. No centro de Watford existe imensos restaurantes, cobrindo todas as possíveis “cozinhas”. Se quiserem hamburguers têm o sempre Mcdonald’s, mas também o Burguer King, KFC e o Five Guys.

Five Guys

Depois também têm o Nando’s que é uma cadeia de restaurantes cuja especialidade é frango grelhado. O Nando’s tem influências portuguesas e da África do sul. Por outro lado, um dos restaurantes onde costumamos pedir imenso Take away é o German Doner Kebab – depois de experimentarem é difícil não ficarem fanáticos.

German Donner Kebab – Sim, a fotografia não está grande coisa porque estava com pressa para ir comer!!

Para quem quer italiano aconselho o Bella Italia, Ask Italian e L’Artista. As pizzas e massas são bastante saborosas e obviamente que as pizzas não sao do género take-away mas cozinhadas a forno de lenha.

Ask Italian – outra vez, a fome era mais importante do que a fotografia
Bella Italia – Não vale a pena explicar porque a fotografia não está magnífica, certo? (fominha)

Para quem é fan de caril e comida indiana (eu!) temos o Spicy Lounge que considero ser o melhor restaurante indiano da zona e como tal os preços são um bocadinho mais puxados. A minha segunda, mas também óptima opção para pratos indianos é o restaurante Kasturi.

Depois temos o Wagamama, especialmente para a quem está a apetecer noodles e a Tortilla para a quem está a apetecer comida mexicana.

Almoço na Tortilha

Para aqueles que o prato principal de uma refeicao é a sobremesa temos o Creams (um pecado completo) ou o Dessert Island.

Se ficarem por Leavesden então digo-vos que devem experimentar o Swan, um pub muito acolhedor e com uma decoração pitoresca. Este é o pub onde normalmente vamos comer e já perdi conta às vezes que viemos aqui jantar ou o famoso “tomar um copo”.

E falando em bebidas, porque elas tambem são importantes e fazem parte de qualquer viagem, temos o O’Neill, um pub mesmo ao lado da estação de comboios de Watford, o Slug and Lettuce, que tem uma brilhante promoção de dois cocktails pelo preço de um e digo-vos que são uma perdição. Nos dois locais também servem refeições e snacks.

Se fizerem uma pesquisa rápida sobre Watford sobre onde comer e beber de certeza que vos aparecerá The Florist, um local com uma decoração muito à menina, cheia de flores e cor-de-rosa, que faz com que este local seja actualmente um dos pontos alto em Watford. Por isso mesmo também é preciso marcar mesa com bastante antecedência, se quiserem aproveitar este maravilhoso espaço.