Falésias Seven Sisters

Este foi um passeio de só um dia. O primeiro depois do primeiro lockdown, portanto finais de Maio de 2020. Foi daqueles passeios, que até nem se fez grande coisa, os restaurantes ainda estavam fechados e a pandemia como agora a conhecemos só estava a começar. Mas, não sabem o quanto nos fez bem este passeio. Para além que eu sempre vivi em Lisboa, a 15 minutos da praia e uma das coisas que mais sinto falta seja ele Verão ou Inverno é estar perto do mar, passear perto do mar, ver e cheirar o mar. E é por isso que eu ando sempre à procura dos sítios bonitos em Inglaterra para visitar que fiquem na costa (infelizmente ficam longe, por isso não fazemos estes passeios tão frequentemente como desejamos.

Mas deixando-nos de lamentos o que são as Seven Sisters?

As Seven Sisters (Sete Irmãs) são um grupo de sete falésias no canal da Mancha. Estas faléisas fazem parte do parque nacional South Down e têm um comprimento total de quase 22 Km. Pode-se percorrer os 22 Km a pé, mas não se esqueçam a distância que fazem para um lado depois tem que fazer para o outro. A caminhada não é difícil mas aviso que há muitas subidas e descidas.

Nós viajámos de carro por conveniência, pois para além de estarmos sempre atrasados, normalmente estes passeios de um dia são organizados em cima da hora. Demorou-se cerca de 2 horas a conduzir, vindos do norte de Londres. Estacionámos em Seaford, num parque de estacionamento que gratuito “South Hill Barn Car Park” que tem acesso a uma pequena praia “Cuckmere Haven“. Para aqueles que estão habituados à areia das praias de Lisboa, digamos que aqui é preciso ter uma pele mais resistente, sendo a areia substituída por pedras.

Se vierem de Londres e não puderem/quiserem ir de carro há sempre duas opções de comboio (a viagem de comboio demora cerca de 2 horas)

  • Apanharem o comboio e saírem em Eastbourne ou Brighton e depois apanharem o autocarro para o “Seven Sisters County Park” ou
  • Apanharem o comboio direto para Seaford e depois caminhar até às Seven Sisters, mas aviso já que só até à praia Cuckmere Haven demora-se cerca de 1 hora.

Claro que se forem daqueles que adoram andar e andar por horas e horas seguidas e é algo que vos interessa podem sempre sair no comboio em Seaford, percorrer as falésias (22 Km) e depois apanhar o comboio em Eastbourne para Londres (ou fazer o caminho inverso). O percurso todo deve demorar cerca de 3 horas e meia.

Mas estou-me a perder com detalhes. Afinal vale a pena ir a Seven Sisters? Espero sinceramente que as fotos falem por si. Nós apanhámos um dia de sol lindíssimo, e mesmo ali ao lado com o mar muito azul, o céu muito azul e as falésias muito brancas tivemos a certeza que Seven Sisters é um sítio que vale a pena visitar. E afinal para aqueles que adoram praia, Cuckmere Haven é uma ótima opção e com uma vista maravilhosa sobre as falésias.

Espero que tal como nós vocês também tenham oportunidade de vir conhecer Seven Sisters.