Açores – Ilha do Corvo

A Ilha do Corvo é a ilha mais pequena de todo o arquipélago dos Açores pertencendo juntamente com a Ilha das Flores ao Grupo Ocidental. Esta ilha tem apenas cerca de 17 Km², com 4 Km de largura e 6,5 Km de comprimento.

Para visitar esta ilha a forma mais fácil é partir das ilha das Flores de barco, uma travessia que é feita diariamente pela companhia Atlânticoline e que dura cerca de 35-45 minutos.

Viagem de barco para a Ilha do Corvo
O barco da Atlânticoline que faz a travessia entre ilhas

O que visitámos na ilha do Corvo?

O local mais conhecido é certamente o Caldeirão – uma lagoa que foi formada na cratera do vulcão que deu origem à ilha do Corvo e que nela existem pequenas “ilhas”. Na verdade foi-nos dito “A ilha mais pequena dos Açores tem as 9 ilhas do arquipélago”. Realmente se olharem para o caldeirão poderão verificar que existem 9 “ilhas”.

No Miradouro do Caldeirão

Existem várias empresas que vos poderão levar ao Caldeirão, na verdade quando desembarcámos havia vários carros já disponíveis para esse intento. No entanto, nós quisemos fazer o nosso percurso e também conhecer um pouco da vila e por isso subimos até ao caldeirão a pé (seguimos pela estrada principal).

Uma das coisas que mais me impressionou na ilha do Corvo, principalmente no nosso caminho de volta do Caldeirão para a vila foi o silêncio. É uma experiência quase alienígena para quem vive na cidade. O único som que vai cortando este silêncio é o mugido das vacas, que estão em todo o lado. Posso-vos garantir que na ilha do Corvo irão ver mais vacas do que pessoas.

A subida desde a vila do Corvo até ao Caldeirão levou-nos cerca de 2 horas e meia. Primeiro começámos a seguir pelos trilhos mas desistimos a meio e preferimos seguir pela estrada, posso-vos garantir que o caminho é feito de maneira muito mais fácil e rápida. Se decidirem ir até ao Caldeirão de carro aproveitem para fazerem o trilho à volta do Caldeirão, que dizem demorar cerca de 2 horas e meia – para mais informações sobre os trilhos na ilha do Corvo vejam aqui: http://trails.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/corvo/caldeirao

Sem ser o Caldeirão existe também outro local de interesse, uma formação rochosa que se parece com a cara de um índio (podem também ler sobre esse trilho no link que vos deixei acima).

No final da tarde enquanto estávamos à espera do barco ainda fomos até a um cafezito “Traineira” e em seguida demos uma voltinha à vila (o que acreditem se faz rapidamente) e vimos à distância os moinhos de vento e o aeródromo desta ilha. A vila do Corvo, do que tivemos oportunidade de ver, é pequenina como o esperado, com as suas ruas muito estreitinhas e simples arquitectura.

Para nós um dia bastou para visitar a ilha do Corvo. Para também pouparmos um bocadinho mais levámos já comida e água connosco, pois durante a subida e posterior descida do Caldeirão não encontrarão nenhum espécie de loja.


Posts seguintes

Açores – Ilha de São Miguel

Posts anteriores

Açores

Açores – Ilha do Pico

Açores – Ilha das Flores (1ª Parte)

Açores – Ilha das Flores (2ª Parte)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s