Dieta

Eu, provavelmente com muitas de vocês, já tentei milhares de dietas. Houve algumas em que perdi peso a sério, outras que não, outras que nem chegaram a uma semana. Mas o padrão foi sempre o mesmo. Perder peso, mas passado um tempo voltar a ganhar e ganhar ainda mais. Reconhecem o padrão como sendo também o vosso?

Antes de fazer esta dieta já tinha chegado a um estado lastimável. Estava com quase 82 Kg e mesmo com as minhas tentativas de comer comida um pouco mais saudável e fazer exercício (tive 1 ano no ginásio, mas não perdi peso, não me perguntem mesmo o que andei lá a fazer), não estava a conseguir perder peso.

Decidi então, seriamente que precisava de mudar de vida. Já passava dos 80 kg e sabe-se lá onde iria chegar. Tentei então virar-me para as tecnologias. Tentei encontrar uma dessas aplicações para o telemóvel para emagrecer. Primeiro instalei uma que se chama “Lose Weight in 30 Days”. Vê-se que não foi muito inteligente da minha parte. Depois de passar os olhos pelas refeições, apercebi-me que não ia durar nem metade dos 30 dias só a comer ovos cozidos e toranjas. Gostei dos exercícios, afinal não passava dos 20 minutos cada dia e, com falta de tempo sempre seria alguma coisa. Então fazendo mais uma pesquisa encontrei a dieta do NHS. O NHS é o serviço nacional de saúde britânico. Podem ver no site, http://www.nhs.uk/Livewell/weight-loss-guide/Pages/losing-weight-getting-started.aspx, que eles tem um plano para 12 semanas. Basicamente, dizem que 12 semanas é o tempo necessário para uma pessoa aprender bons hábitos alimentares. O plano é baseado em não passar das 1400 Kcal diárias para mulheres ou as 1900 Kcal diárias para homens.

Então pensei, se este plano é feito pelo serviço nacional de saúde é porque é um plano sem maluquices nem com efeitos negativos para a saúde. Instalei duas aplicações para o telemóvel: Primeiro “Losing Weight – Getting started”, onde basicamente é a aplicação própria do NHS onde se vai anotando as calorias que se comeu por dia, o exercício que foi feito por dia (se algum) e semanalmente coloca-se o peso e a medida da circunferência abdominal, e a aplicação “Easy Meals”, onde estão receitas fáceis e de baixo valor calórico para as 3 principais refeições do dia. Estas receitas não têm sal e aqui a menina que é portuguesa de raiz não ia comer comida sem sal (confesso que ainda comecei, mas não, não é para mim), outra coisa é que tem receitas de peixe para o pequeno-almoço e, sinceramente isso para mim já é ultrapassar um limite acima do aceitável, por isso não.

E assim, comecei, usei o “meal mixer” da app “Easy Meals” e comecei na semana 1. Acreditei, a dieta funciona. Neste momento vou para a 7ª semana e acreditem ou não passei de 81,2 Kg para 74,5 Kg. Não vos digo que é fácil mas é possível fazê-la.

Assim, vou levá-los à minha caminhada pela perda de peso, semana a semana, assim como as receitas que tenho feito. Acreditem, vale a pena tentar. Eu ainda não cheguei ao final das 12 semanas e já estou super contente. Não há nada como tentar!

Aqui vai o meu “plano NHS” das 12 semanas

Semana 1

Semana 2

Semana 3

Semana 4

Semana 5

Semana 6

Semana 7

Semana 8

Semana 9

Semana 10

Semana 11

Semana 12

Passados 6 semanas depois do plano

A dieta depois do Natal

9 meses até ao Casamento

5 meses até ao Casamento