Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – O que visitar

Este post é apenas para adicionar alguns locais que não tínhamos visitado da primeira vez que estivemos no Porto. E como tal ainda não tinham sido mencionados.

Os sítios dos quais já tinha falado:

Mercado do Bolhão (Fim-de-semana no Porto – 1ª Parte)

Sé do Porto (Fim-de-semana no Porto – 1ª Parte)

Torre dos Clérigos (Fim-de-semana no Porto – 1ª Parte)

Livraria Lello (Fim-de-semana no Porto – 1ª Parte)

Jardins do Palácio de Cristal (Fim-de-semana no Porto – 2ª Parte)

Palácio da Bolsa (Fim-de-semana no Porto – 2ª Parte)

Ribeira (Fim-de-semana no Porto – 2ª Parte)

Cruzeiro das 6 pontes e caves do vinho do Porto (Fim-de-semana no Porto – 3ª Parte)

Mesmo assim, apenas com um fim-de-semana conseguimos ver muitas das atracções principais. No entanto, mais fomos visitando durante as nossas vindas ao Porto.

Igrejas

  • Igreja Ildefonso

No final da rua de Santa Catarina, ao pé do Teatro de São João encontra-se esta magnífica igreja de estilo barroco. Coberta por azulejos azuis e brancos não passa despercebida a quem por ali passa.

É engraçado quando nos apercebemos que esta igreja situa-se no cimo de um monte e que do lado oposto, num topo de outro monte encontra-se a Torre dos Clérigos, como se de alguma forma estes dois pontos importantes da cidade estivessem interligados.

No seu interior encontra-se um retábulo, projecto do artista e arquitecto italiano Nicolau Nasoni, criado e instalado ali pelo arquitecto Miguel Francisco da Silva em 1745.


  • Igreja de São Francisco

Este foi uns dos locais que eu tinha planeado visitar na primeira viagem ao Porto e que no final acabou por não haver tempo. Esta igreja de estilo gótico foi declarada pela UNESCO como Património da Humanidade. Para além da sua imponente entrada, o seu interior coberto a talha dourada torna esta igreja majestosa.

O bilhete de entrada custa 4 euros e este permite também visitar a cripta (que por acaso nós achámos ter um ambiente pesado, quase a filme de terror).


  • Capela das Almas

A meio da rua de Santa Catarina, uma das mais conhecidas do Porto, encontra-se uma lindíssima igreja chamada a Capela das Almas. Esta é facilmente reconhecível por estar coberta de azulejos tipicamente portugueses, azuis e brancos, representando episódios de vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.


Entretenimento

  • Teatro Sá da Bandeira

Uma das nossas viagens teve o objectivo de virmos exactamente ao Teatro Sá da Bandeira. O espectáculo que queríamos pertencia aos Barbixas, comediantes brasileiros cujos inúmeros vídeos no youtube nos tinha criado esta vontade de os ver ao vivo. O espectáculo foi hilariante mas o que mais me surpreendeu foi a beleza deste lugar.

A sala de espectáculos com a sua madeira branca e trabalhos a dourado realmente faz-nos sentir que estamos num sítio especial.


Ruas do Porto

  • Praça da Liberdade

Esta praça com os seus edifícios de arquitectura magnífica mais a estátua de Dom Pedro IV ao centro é um dos mais belos sítios do Porto. Aqui à volta encontra-se o Mcdonald’s mais bonito do mundo, que já vos falei num dos posts anteriores, o Banco de Portugal e o edifício das Cardosas. Estando ali mesmo ao lado da Avenida dos Aliados facilmente aqui se chega.

  • Estação de São Bento

Quantas cidades podem afirmar com toda a certeza que nela se encontra uma das mais belas estações de comboio do mundo? Não há melhor forma de ser recebido nesta cidade do que chegar a esta lindíssima estação de comboio. Os seus quase 20,000 azulejos impressionam realmente a quem por aqui passa. Não deixem de apreciar este local, tão português, tão nosso.

  • Rua de Santa Catarina

Esta é uma das ruas mais importantes da cidade. Sem dúvida a rua perfeita para passear, fazer compras, parar para tomar um café ou mesmo comer um bolito. Esta é a rua principal de comércio do Porto onde se encontra o centro comercial Via Catarina, a capela das Almas, o café Majestic e a Cafetaria Marbella. Se passarem pela Fnac quando estiver a dar as horas conseguirão assistir ao espectáculo de sinos que se encontram no edifício.

  • Outras ruas do cidade

Até aqui falei das ruas mais importantes do Porto. Mas em cada canto, em cada rua, em cada esquina deparamos-nos com um pormenor ou detalhe que vale a pena guardar nas nossas memórias. Por exemplo, enquanto vagueávamos pela cidade reparámos no gato no meio da decoração de natal de uma loja (fotografia acima). Esta cidade merece ser não só visitada mas apreciada por aquilo que é.

Posts anteriores sobre o Porto

Fim-de-semana no Porto – 1ª Parte

Fim-de-semana no Porto – 2ª Parte

Fim-de-semana no Porto – 3ª Parte

Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – Onde comer

Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – Acomodação

2 thoughts on “Portugal – Um bocadinho mais sobre o Porto – O que visitar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s