Bolo 2 chocolates com morangos

Ingredientes

Para o bolo:

– 200 Gr de chocolate negro com 70% de cacau

– 200 Gr de manteiga

– 6 Ovos

– 250 Gr de açúcar

– Raspa de 1 laranja pequena

– 200 mL de leite

– 200 Gr de farinha de trigo superfina com fermento

– 1 Colher de chá de fermento

– Manteiga e farinha q.b.

 

Para a calda de morango:

– 200 mL de água quente

– 100 Gr de açúcar

– 100 Gr de morangos

– 100 mL de água bem fria

 

Para o recheio:

– 600 mL de natas frescas para bater

-150 Gr de açúcar em pó

– 3 Saquetas de chantifix (fixador para chantilly)

– 400 gr de morangos

 

Para a cobertura:

– 200 mL de natas

– 200 Gr de chocolate branco

– Morangos e pepitas de chocolate para decorar

 

Preparação

Faça o bolo. Num tacho em banho-maria, coloque a derreter a manteiga e o chocolate. Quando estiver tudo derretido, mexa até que fique um creme liso. Retire do lume. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Às gemas, adicione o açúcar e bata até que fique um creme liso e fofo. Enquanto bate, junte aos poucos o chocolate derretido. Bata até que tudo fique muito bem misturado. Bata as claras em castelo bem firme. Misture a raspa de laranja com o creme de chocolate. Ao creme de chocolate envolva, alternadamente, com cuidados e aos poucos, a farinha peneirada, o leite e as claras batidas. Por fim, peneire e envolva também o fermento em pó.

Coloque a massa numa forma com 24 cm de diâmetro sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 170ºC durante 1 hora. Quando o bolo estiver cozido, retire-o. Desenforme o bolo com o topo virado para baixo e deixe arrefecer totalmente. Faça a calda de morango. Num tachinho, leve 200 mL de água, 100 gr de açúcar, e os morangos cortados aos pedacinhos. Deixe ferver até os morangos começarem a desfazer-se. Retire do lume, com uma varinha mágica desfaça os morangos e junte a água bem fria. Misture e deixe arrefecer completamente.

Depois do bolo frio, faça a cobertura. Num tachinho, leve ao lume as natas e deixe aquecer em lume brando. Quando estiverem bem quentes, adicione o chocolate partido em pedacinhos e mexa com uma vara de arames até que fique um creme liso. Deixe arrefecer um pouco.

Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas. Enquanto bate, adicione o açúcar em pó misturado com o chantifix. Bata até que fique em chantilly bem consistente. Misture os morangos cortados aos pedacinhos e bem escorridos. Depois do bolo frio, corte com cuidado na horizontal em 3 fatias iguais. Coloque as duas fatias de cima em pratos separados. Cubra a base do bolo com 1/3 da calda de morango até que esta fique bem ensopada. Coloque e espalhe metade do recheio do chantilly com os morangos. Tape o recheio com a fatia do meio e acalque bem para que o creme fique bem espalhado. Volte a regar esta fatia com 1/3 da calda de morango e cubra com o restante recheio. Cubra com a última camada de bolo e acalque bem. Tenha atenção para que as laterais fiquem sem chantilly para que depois seja mais fácil espalhar a cobertura de chocolate. Por fim, regue com a restante calda. Com a ajuda de uma faca, espalhe o chocolate com cuidado pelo bolo todo. Decore com morangos e pepitas de chocolate. Leve ao frigorífico pelo menos por 2 horas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s