Ingredientes
Para o bolo:
– 200 Gr de chocolate negro com 70% de cacau
– 200 Gr de manteiga
– 6 Ovos
– 250 Gr de açúcar
– Raspa de 1 laranja pequena
– 200 mL de leite
– 200 Gr de farinha de trigo superfina com fermento
– 1 Colher de chá de fermento
– Manteiga e farinha q.b.
Para a calda de morango:
– 200 mL de água quente
– 100 Gr de açúcar
– 100 Gr de morangos
– 100 mL de água bem fria
Para o recheio:
– 600 mL de natas frescas para bater
-150 Gr de açúcar em pó
– 3 Saquetas de chantifix (fixador para chantilly)
– 400 gr de morangos
Para a cobertura:
– 200 mL de natas
– 200 Gr de chocolate branco
– Morangos e pepitas de chocolate para decorar
Preparação
Faça o bolo. Num tacho em banho-maria, coloque a derreter a manteiga e o chocolate. Quando estiver tudo derretido, mexa até que fique um creme liso. Retire do lume. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Às gemas, adicione o açúcar e bata até que fique um creme liso e fofo. Enquanto bate, junte aos poucos o chocolate derretido. Bata até que tudo fique muito bem misturado. Bata as claras em castelo bem firme. Misture a raspa de laranja com o creme de chocolate. Ao creme de chocolate envolva, alternadamente, com cuidados e aos poucos, a farinha peneirada, o leite e as claras batidas. Por fim, peneire e envolva também o fermento em pó.
Coloque a massa numa forma com 24 cm de diâmetro sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido nos 170ºC durante 1 hora. Quando o bolo estiver cozido, retire-o. Desenforme o bolo com o topo virado para baixo e deixe arrefecer totalmente. Faça a calda de morango. Num tachinho, leve 200 mL de água, 100 gr de açúcar, e os morangos cortados aos pedacinhos. Deixe ferver até os morangos começarem a desfazer-se. Retire do lume, com uma varinha mágica desfaça os morangos e junte a água bem fria. Misture e deixe arrefecer completamente.
Depois do bolo frio, faça a cobertura. Num tachinho, leve ao lume as natas e deixe aquecer em lume brando. Quando estiverem bem quentes, adicione o chocolate partido em pedacinhos e mexa com uma vara de arames até que fique um creme liso. Deixe arrefecer um pouco.
Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas. Enquanto bate, adicione o açúcar em pó misturado com o chantifix. Bata até que fique em chantilly bem consistente. Misture os morangos cortados aos pedacinhos e bem escorridos. Depois do bolo frio, corte com cuidado na horizontal em 3 fatias iguais. Coloque as duas fatias de cima em pratos separados. Cubra a base do bolo com 1/3 da calda de morango até que esta fique bem ensopada. Coloque e espalhe metade do recheio do chantilly com os morangos. Tape o recheio com a fatia do meio e acalque bem para que o creme fique bem espalhado. Volte a regar esta fatia com 1/3 da calda de morango e cubra com o restante recheio. Cubra com a última camada de bolo e acalque bem. Tenha atenção para que as laterais fiquem sem chantilly para que depois seja mais fácil espalhar a cobertura de chocolate. Por fim, regue com a restante calda. Com a ajuda de uma faca, espalhe o chocolate com cuidado pelo bolo todo. Decore com morangos e pepitas de chocolate. Leve ao frigorífico pelo menos por 2 horas.