Para um último dia em Milão

Está confirmado – a música é uma das melhores artes italianas

Milão é uma cidade grande e ao mesmo tempo pequena – todos associam Milão à moda, ao luxo e ao deslumbramento. E há espaço para isso tudo em Milão, no entanto para turistas, o deslumbramento dura 1 dia. Apenas digo isto porque é possível ver-se todos os pontos principais  da cidade em 1 dia, dia e meio se quiserem explorar a cidade um pouco mais.

Já tínhamos feito um “visto” às atracções da cidade:

  • Duomo de Milão
  • Última ceia
  • Galerias Vittorio Emanuele II
  • Pizza, claro que tinha que entrar na lista tal como,
  • Aperol Spritz – até vão duas fotografias do cocktail

Então afinal o que faltava e o que vale a pena fazer em Milão para preencher meio dia. Dou as seguintes sugestões:

  • Castello Sforzesco
  • Cannoli
  • Mais pizza…

E foi por essa ordem que começámos o nosso último dia em Milão. Depois do último pequeno-almoço na Casa Calicantus e do check-out que incluiu o pagamento de uma taxa qualquer – tudo foi muito bem explicado, mas em italiano, por isso digamos que é uma taxa de limpeza ou mais ou menos isso. A taxa de limpeza foi o que se conseguiu deduzir e também como perceber o que a senhora estava a dizer era nickles, vamos que foi essa a razão para os 18 euros.

Assim de malas em mãos fomos visitar o castelo. Apesar de não ter sido planeado a coisa até que não correu mal. Passo a explicar – como em todos os museus não se pode entrar com malas, deixámo-las nos cacifos do museu até à hora de ir para o aeroporto. Para chegar ao castelo da Casa Calicantus passámos pelo Arco della Pace e pelo parque Sempione, onde se encontra a arena cívica Gianni Brera, local onde se realiza jogos de futebol e provas de atletismo. Também neste parque se pode visitar o Acquario Civico e Stazione Idrobiologica di Milano. Nós apenas passeámos pelo parque onde se encontrou muita gente a correr, mas mesmo muita gente com força de vontade para sair de casa às 9 da manha no meio de um frio congelante. E pior, isto notou-se tanto no Sábado como no Domingo. Só pode ser dos hidratos de carbono das massas e pizzas que dão energias extra para estas brincadeiras.

Arco della Pace do parque Sempione

O castelo fica na parte sul do parque e é mais uma fortaleza medieval do que propriamente um castelo. Os bilhetes para entrar custam 5 euros por adulto e com ele tem-se acesso a todos os museus que fazem parte de Sforzesco. Os museus são mais que muitos e cobrem diferentes áreas como arqueologia, artes e diferentes culturas. Os museus estão conectados entre si e facilmente se passa de um museu para outro. Alguns exemplos de museus que podem aqui ser visitados são: museu arqueológico, museu de arte antiga, museu de artes decorativas, museu de instrumentos musicais entre muitos mais.

Se quiserem visitar tudo diria que 1 hora e meia a duas horas. Demorarão mais se quiserem olhar em pormenor para as várias peças de arte e ler todos os placares com informação sobre cada secção. Eu normalmente começo a ler uma frase, mas desisto sempre. Até que vou com garra e quero ler tudo, mas a vontade rapidamente desaparece e espero que eles saibam que a informação importante é para ser colocada logo no início do texto.

Não tirei muitas fotografias mas fiquei francamente impressionada com a fotografia abaixo. E tipo o último boss do jogo onde é preciso ter mais 2 mãos extra e uma armadura nível 500 para o matar. Vê la se aqui puseram uma fotografia de alguém a tocar – pois claro que não têm. É mais um vez a questão do manequim na vitrina de uma loja – a impingir padrões impossíveis a simples seres humanos!

Se tomaram atenção até devem ter reparado a rapariga no reflexo do vidro com ar de “mas isto era para tocar?” Perguntas sérias que nos assaltam no meio de um museu!

Havia uma coisa que eu queria muito fazer em Milão. Vocês perguntar-se-ão: Era visitar a catedral? Era ir ao lago Como? Era comprar uma mala de valor exorbitante? Pronto, isso também, mas não era a prioridade. O que eu queria mesmo era experimentar um cannoli. São as coisas mais simples que nos dão alegria, não são? Bem não diria que um cannoli é simples, porque acredito que há muita técnica lá envolvida, mas acho que perceberam o que quis dizer. Então depois de uma investigação intensa que levou 3 dias para me decidir onde queria ir experimentar o famoso cannoli, fomos a Ammu Cannoli Espressi Siciliani. Tal como a Alice existem vários estabelecimentos espalhados pela cidade e vejam só, não é tamanha coincidência que havia um não muito longe do castelo? Existem vários tamanhos de cannoli – pequeno (muito pequenino), médio e grande. Depois podem escolher entre pistachio, chocolate ou limão para os extremos do creme. Pediu-se com pistachio e lá nos sentámos a experimentar a iguaria. Eu gostei, mas acho que devia haver um tamanho entre o médio e o muito pequenino (que chamam apenas de  “pequeno”). Esse seria o tamanho ideal já que achei o médio um bocado enjoativo para o comer assim de uma ?aceitada ?asseitada. Mas gostei imenso, foi uma das coisas que atingiu as expectativas desta viagem, onde coisas mais óbvias não o conseguiram.

Porque vou deixar para o próximo post o nosso trajeto desde a Casa Calicantus to Como e todas as paragens que fizemos durante o dia, vou já falar do jantar do nosso segundo dia. Vínhamos do Lago Como e vínhamos cansados, esfomeados e esperávamos que a pizza neste restaurante nos restaurasse as energias (gostaram do trocadilho? Não foi intencional, mas deixei ficar).

Tínhamos passado pelo restaurante no dia anterior e reparado que os preços das pizzas não eram escandalosos, para mais o restaurante tinha na altura bastante clientela, o que normalmente indica que é um bom restaurante. O restaurante chama-se Convivium e porque não gosto de criticar um lugar principalmente quando só tive uma experiência nesse local vou apenas deixar um conselho – se quiserem muito vir aqui por qualquer razão, não escolham as pizzas. Acho que foi a primeira vez na minha vida que não engoli 100% de uma pizza e que ficou para aí 1/3 no prato. Se pararem neste restaurante experimentem outras coisas, ou simplesmente vão a outro local. Mas não comam as pizzas daqui. Foi uma grande desilusão e não ficou assim tão barato. Não pedimos entradas, mas trouxeram um cesto de pão e fatias de pão de alho que não tínhamos pedido, mas que era “oferta da casa” – e como disse num dos posts anteriores sobre Milão, a “oferta” é paga desde o momento em que chega à mesa. Por isso essas “ofertas” mais duas pizzas e uma garrafa de água ficou-nos a 37 euros. Acho que mesmo que voltasse a Milão não voltaria a dar uma segunda oportunidade a este sítio, mas a experiência pelo menos fica aqui contada, agora cada um faz as suas à sua vontade. (parece que agora um Ámen ficava bem aqui). Deixo isso a vocês.

Melhor pizza comeu-se no aeroporto de Linate – no restaurante Saporè Milano by Renato Bosco que até está mal avaliado no google. No entanto, a pizza tinha sido melhor que a da noite anterior. Também não façam o mesmo erro e vão ao Macdonald’s no aeroporto. A qualidade era muito de deixar a desejar. No entanto, fomos ao Macdonald’s na cidade de Milão e é como comparar dois restaurantes completamente diferentes.

Hamburguer com frango, abacate e bacon

Tenho de ressalvar a Italian Airways, depois de umas últimas más experiências com outras companhias áreas não estava muito confidente com esta viagem, onde já esperava mais atrasos e dores de cabeça. Tenho a dizer que tanto para Milão como de volta para Inglaterra não só partimos a horas como chegámos mais cedo uns 20 minutos – tanto para um lado como para o outro. Não sei se foi apenas sorte, mas fez muita diferença.

Depois de ter voltado a Inglaterra e para continuar o tema “Itália” fui a um restaurante italiano em Watford – Il Pelegrino – e foi uma das melhores pizzas que já comi (e com burrata!!!!). Os pontos de exclamação era do quanto eu estava excitada em ir finalmente experimentar este queijo. Afinal não precisava de ter ido tão longe à procura da massa perfeita, bastava ter decidido fazer mais uma visita aos estúdios do Harry Potter e parado em Watford.

E assim deixo o final da viagem NA cidade de Milão e para o próximo post um sítio que muitos sortudos já foram e muitos sonhadores querem ir – Lago Como!

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: