Lake District – Scafell Pike

Este foi o nosso 3º dia em Lake District e o último em Coniston. Guardámos este dia exclusivamente para a subida à montanha mais alta de Inglaterra, Scafell Pike. Antes de chegarmos parámos ao pé de Wast Water – o lago mais profundo de Inglaterra. A paragem foi devido à beleza proporcionada pelo lago rodeado pelas montanhas e a ponte que formavam um quadro pitoresco que nem mesmo o mau tempo foi capaz de esconder.

Agora em relação a Scafell Pike – o ponto mais alto de Inglaterra com uma altitude de cerca de 978 metros. Nós tivemos azar porque ainda nos primeiros 15 minutos apanhámos uma molha daquelas valentes que até as cuecas ficaram molhadas e por isso tanto a subida como a descida foram mais desconfortáveis do que o “usual”. Demorámos cerca de 3 horas a subir e 3 horas a descer, mas apesar de não termos feitos muitas pausas pelo caminho, visto que estávamos todos molhados e parar significava ficarmos cheios de frios, tanto a subida como a descida correram “mais ou menos”. Duas coisas contribuíram para não correrem melhor – a primeira como já disse a chuvada que apanhámos logo de início e a segunda relacionada com a primeira foi o mau tempo. Imagino que com solinho e céu azul sem nuvens a satisfação de realizar a subida e a descida seja bastante maior, até porque é um sentimento agridoce poder dizer que subi à montanha mais alta de Inglaterra mas que lá de cima não vi nada, devido ao nevoeiro cerrado.

O topo de Scafell Pike

Felizmente a meio da descida, o nevoeiro deu por momentos um pouco de si, mas fez-nos fazer sentir ainda mais pena de não termos apanhado bom tempo que nos faria apreciar a paisagem devidamente. Como nós, havia imensa gente a subir a montanha e sente-se um grande sentido de companheirismo entre as pessoas que estão a subir e a descer a montanha, o sentimento que estamos todos no mesmo barco e que a todos custa a subida e a descida desta montanha, mas o desafio é o que nos move a todos.

Como nós não somos alpinistas nem sequer atléticos, não vou mentir, ficámos arrasados – no entanto comparando esta subida à subida ao Pico, nos Açores que fizemos há duas semanas, esta por comparação parece que não foi nada. Aconselho vivamente a quem também se aventurar pela montanha Scafell Pike, a escolherem um dia que esteja bom tempo ou pelo menos que não esteja a chover – pode ser difícil para muitos como foi para nós em mas valerá muito mais a pena o esforço.

P.S. Aconselho a levarem botas impermeáveis, porque para subir Scafell Pike é preciso atravessar uma pequena cascata. Para além disso, também um casaco impermeável, pois no topo da montanha está muito mais frio, muita água e comida. E depois é só aproveitar a aventura.


Posts seguintes:

Dia 4 – De Coniston to Keswick

Dia 5 – Keswick

Dia 6 – Ullswater

Posts anteriores:

Lake District (Inglaterra)

Dia 1: Coniston

Dia 2: Rydal, Ambleside & Windermere

6 thoughts on “Lake District – Scafell Pike

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s