Lake District – Coniston

Coniston é uma pequena vila que fica na parte sul do Lake District. Apesar de ser Windermere a maior vila do Lake District, nós escolhemos Coniston para nos instalar durante as primeiras três noites de maneira a estarmos numa zona mais central para os vários sítios que queríamos visitar aqui à volta. A vila é muito pitoresca, tal como são todas no Lake District, e por isso enamoramo-nos por Coniston e por toda a sua paisagem circundante.

Ficámos instalados no Bluebird Lodge, que é uma guesthouse, não um hotel, mas com pequeno-almoço incluído. O quarto em si, com casa-de-banho privativa eram ambos minúsculos, tenho mesmo a dizer que para usar a sanita era por vezes preciso fazer algum contorcionismo mas a simpatia com que fomos acolhidos e o pequeno-almoço maravilhoso que nos esperava de manhã compensou de certa forma a falta de espaço. Também a bonita vista para a montanha nos alegrava, apesar de ser só apenas ao terceiro dia que o sol brilhou em todo o seu esplendor e mostrou o quanto o Lake District merece a fama que tem em Inglaterra (imagem acima) – o de ser uma das zonas mais bonitas do país.

Devido à pandemia atual, o pequeno-almoço tinha que ser escolhido na noite anterior e sempre servido à mesa, tal como o café/chá/sumo. Também tínhamos que escolher a hora em que queríamos fazer esta refeição, visto que só duas mesas podiam ser ocupadas durante cada meia hora, para permitir o devido distanciamento social. Como tal referi em cima, o atendimento foi sempre super simpático e a senhora super prestável mesmo quando lhe pedimos sugestões sobre o que ver naquela zona.


A Vila

Como já referi Coniston é uma pequena vila onde se encontram alguns pubs, restaurantes e algumas lojinhas. Não esperem encontrar no Lake District centros comerciais ou grandes lojas, porque não há. Ali vive-se de uma maneira diferente daquela que estamos habituados na cidade. Para jantar no primeiro dia fomos ao Coniston Inn, um hotel/pub que ficava mesmo ao lado do Bluebird Lodge.

Na segunda noite encomendámos pizza no Lake Hot Spot. Na noite em que chegámos como jantámos numa estação de serviço fomos no final da noite ao Yewdale Inn, no centro da vila, para bebidas.

Reviews: Vou começar pelo final – Yewdale Inn – é um pub giro e vê-se que é mais frequentado pelos locais do que por turistas. Eu gostei do ambiente apesar de na altura em que lá estivemos houvesse alguns clientes a falarem um bocadinho alto o que levou às responsáveis pelo pub a se desculparem (e afinal elas não tinham culpa nenhuma). Do Coniston Inn – gostei do ambiente e do prato principal (pedimos hambúrgueres). Das sobremesas é que não gostei, aquilo era só chantilly com líquor e não ficou nada de jeito. Das pizzas do Lake Hot Spot – tal como acontece em muitos dos locais onde não há competitividade – as pizzas eram um bocadinho mais caras do que deveriam, no entanto eram saborosas.


Old Coniston Man

Esta foi a nossa primeira subida no Lake District. Acabámos por não subir até ao topo porque tínhamos deixado o carro num parque de estacionamento pago e sabíamos que não teríamos tempo para subir e descer antes de passar o horário do ticket (e mesmo assim não tivemos). De qualquer das formas, nós fizemos esta caminhada com vagar durante cerca de três horas (subir e descer) onde nos foi mostrado o que o Lake District tem de melhor para oferecer – cascatas, lagos, florestas e vegetação que criam paisagens maravilhosas. Subimos só até à caldeira, descansámos e fizemos o caminho de regresso.

Na altura ficámos chateados por não termos subido até ao topo, mas posso garantir que no final da viagem isso não fez diferença, visto que subimos ao topo de outras montanhas. No entanto subir ao Old Coniston Man é uma das principais coisas a fazer para quem visita Coniston.


Coniston Water

Coniston Water é o terceiro maior lago do Lake District e como disse no post anterior (ver aqui) sobre generalidades do Lake District, esta zona é óptima para quem quer aproveitar para fazer kayak, andar de barco e outros desportos aquáticos. Nós não quisemos ter esse proveito devido ao mau tempo (como podem ver pela fotografia acima) e também por pensarmos que teríamos mais oportunidades e tempo nos outros lagos que iríamos visitar nos dias seguintes.


Contactos e moradas

Bluebird Lodge (Acomodação)

Website: http://www.bluebirdlodge.co.uk/

A nossa reserva através do: www.booking.com

Morada: Bluebird Lodge, Coniston LA21 8AJ


Lake Hot Spot (Take-away)

Website: https://www.lakeshotspot.co.uk/

Morada:  3 Tilberthwaite Ave, Coniston LA21 8ED


Yewdale Inn (Pub – comida e bebida – também tem acomodação)

Website: http://yewdaleinn.com/

Morada: Yewdale Inn, 2 Yewdale Rd, Coniston LA21 8DU


Coniston Inn (Pub – comida e bebida – também tem acomodação)

Wesbite: https://www.inncollectiongroup.com/coniston-inn/

Morada: Hawkshead Old Rd, Coniston LA21 8AJ


Próximos posts:

Dias 2 – Rydal, Ambleside & Windermere

Dia 3 – Scafell Pike

Dia 4 – De Coniston to Keswick

Dia 5 – Keswick

Dia 6 – Ullswater

Post anterior:

Lake District (Inglaterra)

6 thoughts on “Lake District – Coniston

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s