Lake District – Rydal, Ambleside & Windermere

Rydal, Ambleside and Windermere são três regiões perto da zona de Coniston que fomos explorar depois da nossa (incompleta) subida ao Old Coniston Man. Bastou-nos uma tarde para explorar estas zonas, no entanto, a Windermere, sendo a principal região do Lake District, talvez lhe possam dar mais algum tempo, sendo a região mais escolhida para desportos aquáticos e também para aproveitar explorar a vila. O nosso focos foi principalmente zonas onde estaríamos mais em contacto com natureza e por isso decidimos não explorar muito Windermere, tendo-a só visto de relance. Contudo deu para perceber que é muito mais movimentada que as outras vilas no Lake District e que oferece uma maior diversidade de comércio.

Como já referi várias vezes, as vilas do Lake District são bastante pitorescas e pode-se mesmo pensar saídas de contos de fadas. Por isso apesar de o termos decidido não o fazer, se quiserem explorar as várias vilas não se irão arrepender.

Começámos então por Rydal

Estacionámos o carro no Pelter Bridge Car Park. Um rápido aparte: normalmente os parques de estacionamento no Lake District (e praticamente em toda a Inglaterra) são pagos, por isso convém terem uns trocos com vocês. Normalmente também se pode pagar com cartão de débito, mas a menos que tenham conta num dos bancos de Inglaterra o câmbio da moeda irá aumentar a vossa despesa desnecessariamente.

Depois então de estacionarmos fomos em direção ao lago daquela zona, Rydal Water. Existe um trilho entre o parque de estacionamento e a área circundante que vos leva a passar por túneis verdes bonitos de vegetação.

A nossa maior razão para visitar esta zona foi a Rydal Cave, uma gruta com um pequeno lago à entrada e que pode ser acedida através de pedras que se vos levam até ao interior da gruta. Esta gruta existe devido à exploração de ardósia que ocorreu neste local e portanto não é uma gruta natural como se poderia pensar, mas uma gruta feita pela mão do homem. No entanto, não deixa de por isso ser impressionante.

Outra opção: Mesmo ao lado de Rydal, na vila de Grasmere, existe uma famosa loja (The Grasmere Gingerbread Shop) de pão de gengibre, conhecido em Inglês como Gingerbread. Nós não chegámos a visitar a loja mas tem muitas boas reviews se quiserem lá dar um saltinho para comprarem uma amostra desta delícia local.

Em seguida fomos em direção de Ambleside

Mais uma vez fomos até Ambleside não para passear pela cidade mas para visitarmos uma cascata com cerca de 20 metros – the Stock Ghyll Force. Para aproveitar e vermos também um pouco da área, estacionámos o carro desta vez na vila e fomos a pé até à cascata. O bosque/parque natural mais a presença constante da cascata é um panorama que para além de bonito, também transmite serenidade, o que faz deste passeio uma boa escolha para quem gosta de estar em contacto com a natureza.

Fotografia tirada por Carlos Silvério

Por último Windermere

O lago de Windermere não é só o maior do Lake District, mas o maior de Inglaterra. Talvez seja essa a razão para a maior vila do Lake District se encontrar em torno deste lago. Como mencionei em cima nós só passámos rapidamente pelas ruas da vila, no entanto conseguimos perceber que as ruas com as suas lojinhas engraçadas tornam a vila quase surreal de tão bonita. Depois de fazer uma caminhada até ao lago ainda nos deliciámos com um gelado antes da loja fechar e aproveitámos para passear um pouco à volta do lago, mesmo com o tempo um pouco “chocho” como mostram as fotografias.


Posts seguintes:

Dia 3 – Scafell Pike

Dia 4 – De Coniston to Keswick

Dia 5 – Keswick

Dia 6 – Ullswater

Posts anteriores

Lake District (Inglaterra)

Dia 1: Coniston

6 thoughts on “Lake District – Rydal, Ambleside & Windermere

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s