Birmingham em periodo natalício

Podem não acreditar, mas comecei a escrever este post duas semanas depois do Natal de 2021. Havia no início um grande parágrafo como me estava a adiantar para o Natal de 2022, mas afinal parece que de repente já é daqui a 10 dias, mais coisa menos coisa.

Em 2021, como o Natal foi passado a trabalhar, quisemos visitar um dos melhores mercados de Natal do Reino Unido. Entre os melhores conta-se Manchester, Edimburgo e claro está Londres. Em Londres, o WinterWonderland é uma grande atração, mas pelo que ouvi dizer este ano paga-se a entrada (sendo o valor dependente do dia e da hora que se vai). Mas para quem nunca experimento o WinterWonderland é uma das maiores atracões da cidade nesta altura do ano.

Porque temos a mania que somos diferentes e também porque ainda havia muitas restrições devido ao COVID escolhemos Birmingham. É nesta cidade inglesa que se encontra o mais bem avaliado e o maior mercado de Natal de estilo alemão em terras de sua majestade. O nome do mercado de Natal é Birmingham Frankfurt Christmas Market. Salsichas de 1 metro, cervejas enormes e o tema Natal – o que há para não gostar? Aconselho a chegar cedo uma vez que o mercado de Natal fecha às 9 da noite e pela nossa experiência fecha às 9 em ponto.

Para chegar a Birmingham há o aeroporto ou então se vêm de Londres há um comboio direto que demora cerca de 1 hora (apanhem o comboio rápido, não o que para em todas as estações). O nome da companhia de comboios desejada é a Avanti West Coast. Também, se vos der mais jeito, podem conduzir, o que foi o que fizemos – do norte de Londres fica a mais ou menos 2 horas, dependente do trânsito.

O ambiente que encontrámos no mercado de Natal foi simplesmente espetacular – música ao vivo, cervejas e salsichas de 1 metro. E foi logo para as salsichas que atacámos, seguidas da cerveja. A cerveja mais desejada ali é do tipo alemã para manter o tema, mas há também outras escolhas como o mulled wine, vinho normalmente tinto com especiarias e aquecido. Recomendo imenso e este ano já foram 3 mulled wine, só para começar a sentir o espírito da época.

No mercado de Natal em Birmingham existem as típicas barraquinhas com enfeites de Natal ou espetadas de morangos cobertos com chocolate ou outros doces pecaminosos. E claro a música – que com certeza incluirá o famoso “Sweet Caroline” onde todos mesmo não se conhecendo gritam a uma só voz ” Sweet Caroline oh oh oh” de Neil Diamond. É verdade que não é só aqui que este evento social acontece, em qualquer sítio por onde esta música passe desconhecidos gritam a pulmões e sorriem entre si. O mercado de Natal em Birmingham situa-se na praça Vitória que é a praça central da cidade.

Quando fechar o mercado sigam para o bar “Head of Steam” – onde encontrarão uma saudável seleção de cervejas belgas ou mesmo portuguesas. Também fazem cocktails (dos bons) e o ambiente é bastante animado, sendo este um lugar de escolha para muitos que vivem em Birmingham. Quando o Head of Steam fechar nada melhor que acabar a noite num bar irlandês como o Oneill Birmingham Broad St. Não só podem experimentar o famoso shot “Baby Guiness” como também há uma grande probabilidade de cantarem o Sweet Caroline outra vez, desta vez através da voz de alguém que foi corajoso (ou bêbado) suficiente para subir ao palco e dar-lhe no Karaoke.

Se tiverem oportunidade de passar aqui o dia, Birmingham é conhecida como a “Veneza de Inglaterra” devido aos vários canais de água que atravessam a cidade. Para dizer a verdade passear pelos canais vale tanto a pena de dia como de noite. Aproveitem para jantar ao pé dos canais, há imensos restaurantes – eu tive oportunidade de jantar no Noel’s Bar & Restaurant e um pub chamado “The Brasshouse“.

Mas como disse há várias opções para todas as carteiras e é sempre agradável ter uma refeição mesmo ao lado da água com um bonito cenário. Também tive oportunidade de comer no “Nando’s” ao pé da praça Vitória – um restaurante muito conhecido em Inglaterra pelo frango grelhado.

Birmingham é afinal de contas uma ótima escolha para quem quer visitar outra cidade de Inglaterra sem ser Londres, com menos gente, mas mesmo assim vibrante e com muita escolha. Para um fim-de-semana quando o mercado de Natal está montado é perfeito.

Não só fica a dica, como finalmente acabei um post que me demorou 340 dias a escrever!

Para mais informações sobre o mercado de Natal em Birmingham cliquem no link: https://www.thebfcm.co.uk/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: