Edimburgo – 1º Dia – Manhã

Hoje era o nosso primeiro dia para a passeata e como o meu primo ia trabalhar estávamos por nossa conta até ele sair do trabalho, por volta das 6 da tarde. O que nos apercebemos primeiro e nem foi preciso andar muito é que o frio que se sentia aqui era muito pior do que se sentia em Londres. Apesar de termos tido a sorte do dia estar bonito, realmente estava um frio para caraças, se desculpam a minha expressão. Posso dizer que foi a primeira vez na minha vida que usei calcas térmicas por baixo das calças de ganga. Como o meu primo vive na parte nova da cidade e o que queríamos visitar se encontrava já na parte velha, para la nos começámos a dirigir.

20160114_121240Subimos por uma colina que agora sabemos chamar-se Calton Hill. Este lugar foi o primeiro sítio de onde tivemos uma visão mais abrangente  da cidade, que nos abriu a mente para Edimburgo, uma cidade tão bonita, com tanto charme. Neste monte pode-se encontrar o  National Monument of Scotland (Monumento Nacional da Escócia),  o Nelson Monument (Monumento de Nelson) e o Observatory City (Observatório da cidade), entre outros. Tenho que referir que aqui também se encontra o Dugald Stewart Monument (Monumento de Dugald Stewart) que é um dos ícones que aparecem em muitas fotografias de Edimburgo.

20160114_122214

Só para mencionar por alto o significado de algum destes monumentos:

  • Dugald Stewart Monument é uma homenagem ao filósofo e matemático Dugald Stewart, que foi um dos impulsionadores da época do Iluminismo na Escócia
  • National Monument of Scotland representa o memorial nacional escocês, em memória dos soldados e navegantes escoceses que morreram na luta durante a guerra napoleónica.
  • O Nelson Monument foi construído entre 1807 e 1815, em honra da vitória de Vice Admiral Horation Nelson sobre a França e a Espanha na Batalha de Trafalgar em 1805, assim como homenagear a sua morte nessa mesma batalha. Se quiserem saber mais um bocadinho sobre esta batalha e sobre Horatio Nelson podem consultar este site https://www.historic-uk.com/HistoryUK/HistoryofEngland/Admiral-Lord-Nelson/.

Andámos a passear um bocadinho por esta zona e fomos descendo a colina. No sopé encontra-se o edifício do Parlamento Escocês e o Palácio de Holyrood, este último o que nos interessava de momento.

20160114_135637

20160114_135249O palácio de Holyrood é a residência oficial da rainha na Escócia e onde se conta a história da realeza deste país. Para além do palácio, também neste recinto se encontra a abadia de Holyrood. Como não podia deixar de ser, sendo a monarquia inglesa uma entidade tão prestigiada e admirada, tudo aqui transmite riqueza e luxo. Se pretendem visitar este local encontra-se muita informação no seguinte site:https://www.rct.uk/visit/palace-of-holyroodhouse

O palácio de Holyrood encontra-se numa das pontas da Royal Mile, a estrada principal da zona antiga da cidade que tem o comprimento exacto de uma milha, daí o seu nome, e  que liga o palácio de Holyrood ao castelo de Edimburgo (cada qual na ponta oposta da Royal Mile). Como esperado de uma estrada com tanta importância, esta é cheia de movimento, onde podemos encontrar pubs, restaurantes, lojas de recordações e até mesmo museus. E como é claro em qualquer sítio turístico, aqui se encontram imensas pessoas. Mas sabem que mais? Apesar de eu não ser muito a favor de lugares inundados de pessoas, aqui sente-se harmonia e até mesmo um certo acolhimento. Como nos tinha sido aconselhado fomos almoçar aqui na zona, a um sítio chamado Oink (Oink Scottish Hog Roast). Nós fomos ao que nos estava mais perto, claro, mas existem mais dois “restaurantes” em Edimburgo.

20160114_143727

Escrevi restaurante entre aspas, porque é mais um sítio de fast-food, que tem a opção de take away. Basicamente eles todos os dias assam um porco inteiro e é desta carne que  vão fazendo as sandes que eles vendem. Eles servem até a carne daquele porco acabar. Pode-se escolher o tamanho da sandes, o tipo de pão, o molho e acompanhamento. Normalmente não esta aberto durante todo o dia, convém que almocem em horas normais (o que sempre não acontece connosco em viagem).  Se quiserem podem ver o site deles a ver se vos interessa https://www.oinkhogroast.co.uk/

 

Para a parte da tarde cliquem no seguinte link

Edimburgo – 1º Dia – Tarde

Edimburgo – 2º Dia

Edimburgo – 3º Dia e mais um bocado

Edimburgo – 4º Dia

Edimburgo – 5º Dia e mais um bocado

 

 

 

4 thoughts on “Edimburgo – 1º Dia – Manhã

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s