Lisboa oferece opções para todos os gostos, seja passear para natureza, pela cidade ou junto ao mar. No último post falei de como passar um fim-de-semana em Sintra e nada melhor do que acabar esse mesmo fim-de-semana a descer pela costa portuguesa. Vou começar pelo Cabo da Roca descendo junto ao mar até Lisboa.

Ainda há bem pouco tempo havia um autocarro da empresa Scotturb que fazia a rota desde Sintra ao Cabo da Roca e a Cascais. Infelizmente o serviço do autocarro 403 encerrou permanentemente. Sendo assim a melhor opção talvez seja alugar um carro para terem alguma flexibilidade e também maior conforto. No entanto, há outros autocarros como o 1253 e o 1624 que vos leva do centro de Sintra ao Cabo da Roca. O autocarro 1624 vai também a Cascais, mas não passa junto à costa. No entanto, para quem não conduz ou não o deseja fazer há formas de deslocação usando transportes públicos. Todos os sítios mencionados neste post já foram visitados, alguns até bem mais do que uma vez e em diferentes alturas do ano. No entanto, poderão verificar que não interessa quando se vai que a paisagem é simplesmente sublime.
Cabo da Roca
O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental do continente europeu. Se viajarem a partir de Lisboa demora-se cerca de 45 minutos de carro a chegar aqui. O Cabo da Roca fica a 150 metros acima do nível do mar e tem uma vista panorâmica sobre a serra de Sintra e a costa. O mar, o céu e as rochas formam um cenário fantástico. Já tive oportunidade de visitar o Cabo da Roca em diferentes estações do ano e não interessa quando se vai, desde que se tenha oportunidade de visitar este posto importante de Portugal.
Praia do Guincho
Eu vou mencionar esta praia porque é a mais conhecida, mas descendo pela costa existem imensos sítios e praias para parar e tanto se pode decidir andar pelo areal, pelos passadiços ou aventurar-se pela água adentro. Tenham atenção ao estado do mar, uma vez que a maré no Guincho é por vezes enganadora e/ou demasiado forte especialmente para quem não esta habituado a nadar no mar com ondulação forte. As ondas enormes faz da praia do Guincho uma das escolhidas por muitos surfistas.
Boca do Inferno

Mesmo à entrada de Cascais encontramos a chamada Boca do Inferno. A Boca do Inverno apresenta duas formações rochosas, um arco e uma falésia resultantes da erosão da rocha pela força do oceano Atlântico. A Boca do Inferno era originalmente uma cave marinha que com a erosão marítima desabou deixando para trás as formações rochosas presentes no dia de hoje. O dramático nome foi-lhe dado pelo som que se ouve durante violentas tempestades onde a água explode de uma forma semelhante à lava num vulcão em erupção.

O passeio entre a Boca do Inferno e a marina de Cascais é ideal para aqueles fins de tarde dourados e relaxantes.
Passeio Marítimo de Oeiras

Passear junto ao mar, atirar-se de cabeça para as ondas ou aproveitar a piscina oceânica de Oeiras. Tudo isto pode ser feito enquanto se passeia pelas várias praias que completam a linha de Cascais desde a praia da Torre, Carcavelos, Praia de Tamariz ou Praia da Rainha. Os passadiços que seguem juntam à costa são ótimos para quem adora correr, passear e apanhar aquele ar com aquele cheiro maravilhoso a mar. As praias aqui são bem menos perigosas do que no Guincho uma vez que o mar é bastante mais calmo. Mas por exemplo na praia de Tamariz, ao pé do casino do Estoril, a água é muita fria. Mas quase sem ondas. Carcavelos é talvez a praia mais movimentada por ser também uma das mais acessíveis em termos de transportes públicos/parque de estacionamento.
Capricciosa Carcavelos
E já que estão ao pé da praia de Carcavelos nada melhor do que almoçar ou jantar com vista para o mar. A nossa escolha é a Capricciosa Carcavelos, um restaurante italiano fantástico. Podem escolher entre saladas, pizzas, massas ou apenas pelos doces. Nós viemos aqui uma vez só para comer os crepes com gelado. Ficámos na esplanada e apesar de ser na altura Março estava um dia bonito daqueles onde o Verão começa a espreitar. Capricciosa é uma ótima opção para comer bem e ter uma vista espetacular.

Mercado de Algés
Outra opção para jantar principalmente para aqueles que fazem o trajeto Cabo da Roca –> Lisboa é o Mercado de Algés. Este é um local bastante descontraído com mesas de madeira longas corridas e à volta encontram-se vários restaurantes onde podem escolher o que mais apetecer no dia. Desde cozinha italiana, portuguesa à asiática há opções para todos os gostos e bolsos.
Aquario Vasco da Gama
Se quiserem experimentar os dois restaurantes acima mencionados poderão sempre fazer a caminhada junto à praia ou podem visitar o Aquário Vasco da Gama. Ou fazer as duas coisas para queimar as calorias. Este aquário pertence à marinha portuguesa e faz conjunto com o museu da Marinha e o Planetário ambos em Belém (novo post em Belém a ser publicado brevemente). Os três locais fazem parte da Comissão Cultural da Marinha e todos eles são locais que devem ser visitados. Hoje falo do Aquário Vasco da Gama onde podem ser encontradas espécimes animais e vegetais de água doce, salgada, salobra de ambos os Hemisférios, Norte e Sul. No lugar de destaque deste aquário fica a fauna da costa portuguesa. A costa marítima portuguesa, banhada pelo Oceano Atlântico situa-se na ponta ocidental da Europa e pela sua localização geográfica abriga espécies típicas da fauna atlântica e mediterrânea. Temos também os dois arquipélagos, a Madeira e os Açores com características geográficas bem diferentes de Portugal continental, com características subtropicais. Vários exemplos dessas espécies podem ser visitados no Aquário Vasco da Gama. Ainda aqui há a possibilidade de interagir virtualmente com o oceano e “mergulhar” nas profundezas do mar através de um ecrã gigante “Janela para o Oceano”.
Assim deixo-vos em Cascais uma zona muito conhecida por ser uma zona descontraída, bonita e também muito cara. No entanto, é uma zona maravilhosa para passear quer sejam ou não turistas. No próximo post vou fazer um update ao post que já foi publicado anteriormente, focado em Belém, antes de nos embrenharmos finalmente em Lisboa e mais tarde um post sobre viagens de um dia a sítios “menos conhecidos” perto de Lisboa. Porque está na altura de começar a pensar onde vamos marcar as ferias para o Verão de 2023!
t
One thought on “Costa do Estoril: Cabo da Roca e Cascais”