Skagway, Alasca

De toda a viagem entre Londres e Alasca, foi no dia em que parámos em Skagway que encontrámos mau tempo. E devido ao mau tempo não visitámos a cidade em si. No entanto, em Skagway tínhamos reservado a tour mais conhecida da zona – uma viagem de comboio entre Skagway e Yukon. Yukon pertence ao Canadá e fica a cerca aproximadamente 20 milhas de Skagway. Ironicamente, Skagway é a cidade desta zona do Alasca onde chove menos (não confirmado pela nossa experiência). A viagem de comboio é considerada como “The Scenic Railway of the World” (a viagem ferroviária cênica do mundo) e apesar do mau tempo a beleza da viagem foi espetacular (imagino com bom tempo!)

Skagway foi o ponto de partida para a corrida ao ouro, onde milhares de pessoas vieram para Skagway e Yukon na esperança de ficarem ricos. A descoberta do ouro em 1896 por George Carmarck e os seus três companheiros Skookum Jim, Dawson Charlie e Kate Carmack foi o ponto inicial para a história dos caminhos de ferros de White Pass & Yukon. Embora tivessem sido apenas encontrados algumas pepitas isso foi suficiente para que a promessa da riqueza fizesse com que milhares de pessoas iniciassem a travessia entre Skagway a Klondike. Esta travessia mesmo que sendo a mais curta não era a mais fácil. Hoje em dia durante a viagem de comboio há um guia que vos vai apontando durante para o trilho que estes viajantes faziam e as condições difíceis porque passavam durante meses para chegar ao destino. Este caminho chamado de White Pass passava por entre as montanhas e o trilho, este chamado Chilkoot, era bastante inclinado e de difícil passagem. Muitos aspirantes a mineiros morreram enquanto tentavam atravessar o trilho Chilkoot.

Alguns pontos altos da viagem

Devido a corrida ao ouro, em 1898 Skagway era a maior cidade do Alasca com uma população que chegava aos 20,000 habitantes. Foi nesta altura que hotéis, salões, salões de dança e casas de jogo prosperam. Havia mais de 80 bares incluindo um dos mais famosos – o Red Onion Sallon – considerado como o bordel mais infame de Skagway. Também foi em 1898 que os caminhos de ferro White Pass & Yukon foram construídos. Em apenas 26 meses foi criado esta “ferrovia paga em ouro” atravessando as montanhas escarpadas.

No entanto quando o rendimento do ouro diminui em 1900 também a população diminui drasticamente com os mineiros a mudarem-se rapidamente para outros regiões mais rentáveis. Atualmente vivem cerca de 1000 pessoas em Skagway.

Curiosidades de Skagway

  • O hotel assombrado

Golden North Hotel é um dos hotéis mais antigos do Alasca. A moradora mais famosa do hotel, “Mary”, morreu de pneumonia no quarto número 23 enquanto esperava pelo regresso do seu noivo, um mineiro que tinha ido em busca do ouro. Algumas das pessoas que ficaram hospedadas neste hotel dizem ter acordado de repente com a sensação de estarem a sufocar.

  • A lenda do “Soapy” Smith

Durante o período de corrida ao ouro também foram atraídos a Skagway criminosos e vigaristas. Aproveitando que muitos mineiros estavam longe de casa abriram uma falsa empresa de telegrafia e cobravam $ 5.00 por cada telégrafo.

5 minutos na viagem de comboio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s