Tromsø, uma cidade a norte do Círculo Polar Árctico

Tromsø é uma magnífica cidade multicultural e animada situada a norte do Círculo Polar Árctico na ilha de Tromsøya. Apesar de apenas viverem aqui 50,000 pessoas, existe mais de 100 diferentes nacionalidades. Provavelmente ajuda o facto de em Tromsø se localizar a faculdade mais próxima do Norte Polar de todo o mundo. A beleza polar, as paisagens dramáticas e a diversificada vida animal selvagem faz de Tromsø uma paragem obrigatória para quem quer conhecer a Noruega.

A região onde hoje se localiza a cidade de Tromsø foi povoada pelos Vikings desde 890 A.C. A primeira igreja foi construída no século XIII e foi durante algum tempo a igreja situada “mais a norte” no planeta. Tromsø desde então cresceu e tornou-se na cidade maravilhosa que podemos visitar nos dias de hoje.

Infelizmente a nossa estadia em Tromsø foi curta, especialmente considerando o que esta cidade tem para oferecer. Como só estivemos aqui um dia e a nossa viagem à Noruega foi centrada em entrar em contacto com a natureza decidimos juntar-nos à excursão “Grotjford – Exploration by RIB and bus” (Exploração do fiorde Grotjford de barco e autocarro).

A excursão demorou aproximadamente 4 horas. Primeiro passámos de barco de borracha rígido pelo meio do fiorde e entre as ilhas, o que nos proporcionou paisagens deslumbrantes. Nestes 90 minutos perguntei-me várias vezes se a realidade podia ser assim tão espectacular, tal e qual como a pintura de um quadro. Embora as zonas por onde passámos fossem ideais para ver baleias e orcas, nós não tivemos sorte. No entanto, ainda parámos perto de um dos locais onde se criam grandes quantidades de salmão em cativeiro.

O barco atracou numa pequena aldeia piscatória, Kaldjforden onde apanhámos o autocarro que nos levaria de volta à cidade. Pelo caminho parámos numa praia lindíssima localizada ainda na zona do fiorde, onde pude tocar pela primeira vez no oceano Árctico.

Ofereceram-nos nesta altura café, chá e sandes, o que foi bem recebido por todos principalmente com o frio que se fazia sentir.

Quando atravessámos a cidade foi-nos apontado a bonita Catedral do Árctico, apesar de infelizmente não termos tido oportunidade de a visitar. Foi nos também explicado um interessante facto da cultura norueguesa nesta parte da Noruega. Quando passámos pelas ruas de Tromsø reparámos que várias casas tinham lâmpadas coladas ao vidros das janelas ou pelo menos candeeiros muito perto destas. Pelos vistos existe uma razão – a Noite Polar – fenómeno que ocorre durante 2 meses, em que não existe luz do Sol. Para tentar afastar a escuridão do exterior (como devem imaginar deve ser horrível não ver o Sol durante 2 meses seguidos), os noruegueses colocam estas lâmpadas nas janelas de forma a afastar a escuridão à volta da casa.


Outros pontos interessantes a visitar em Tromsø:

  • Arctic Cathedral – Catedral do Árctico (mencionada acima)
  • Polar Museum (museu Polar)
  • Cable Car (teleférico)
  • Tromsø Museum (Museu de Tromsø)
  • Polaria Arctic Center – Aquário
  • Husky Wilderness Camp – Campo de entretenimento onde se criam cães da raça Husky e que permitem uma viagem de trenó ou apenas brincar com os cães (tive imensa pena de não vir aqui).

One thought on “Tromsø, uma cidade a norte do Círculo Polar Árctico

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s