Ålesund, uma cidade de encantar

Esta foi a primeira cidade que visitámos na Noruega. Apesar de a cidade ter sido povoada desde a era dos Vikings, Ålesund foi oficialmente fundada em 1848. Esta pitoresca cidade foi reconstruída depois de um catastrófico incêndio em 1904 que ardeu incontrolavelmente durante 16 horas destruindo 800 casas. E por isso mesmo existe hoje um conjunto de vários estilos arquitectónicos pela cidade como o “Art Noveau” e o estilo “Viking”, sendo por isso considerada a cidade mais bonita da Noruega. Existem edifícios lindíssimos ornamentados com torres, com figuras florais e enfeites medievais.

Apenas estivemos um dia em Ålesund. De manhã para além de darmos uma volta pela cidade também visitámos a igreja de Ålesund , um edifício de estilo Romanesco construído em 1909 pelo arquitecto Sverre Knudsen, uma vez que a primeira igreja da cidade foi destruída durante o incêndio de 1904.

Durante a tarde, decidimos participar na excursão “The Islands of Giske & Godøy ” (As ilhas de Giske e Godøy ). Tivemos então oportunidade de visitar estas duas ilhas conectadas a Ålesund por túneis subterrâneos, visitar o Mt. Aksla e a cidade.

Pontos de paragem durante excursão:

  • Ilha de Giske

Também conhecida por “Saga Island”, esta ilha tem sido povoada desde a idade do Bronze. Parámos junto a uma igreja de mármore branca construída no século 12 a mando de uma família muito rica que vivia ali na época.

Existe uma lenda associada àquela igreja:

“Uma rapariga de uma família rica apaixonou-se por um rapaz pobre. Devido às suas diferenças sociais não podiam ficar juntos. De coração partido, a rapariga atirou-se ao mar e morreu afogada, tendo sido enterrada ao lado da igreja. Quando anos mais tarde o rapaz morreu, enterraram-no do lado oposto do edifício. Nessa altura uma árvore nasceu em cada uma das tumbas e cresceram até que os seus ramos se tocaram no cimo da igreja, para finalmente ficarem juntos para sempre”.

  • Ilha de Godøy

Nesta ilha parámos junto a um farol. A paisagem à nossa volta era lindíssima como podem ver nas fotografias abaixo. Mesmo com mau tempo não deixa de ser lindíssima a vista do céu e dos fiordes da Noruega. Antes de subirmos os 88 degraus que nos levavam ao topo do farol parámos num café que há ao lado para um breve lanche.

  • Mt. Aksla

No cimo deste monte têm-se a mais fantástica paisagem de Ålesund e do arquipélago rodeado pelos majestosos Sunnmore Alps. É possível chegar a este panorâmico ponto tanto de autocarro como subindo a montanha a pé.

  • Ålesund

Foi nesta altura que nos foi explicado o terrível incêndio de 1904, tal como os diferentes estilos arquitectónicos que já mencionei acima. Ålesund aos nossos olhos foi mesmo uma cidade de encantar.


Outros pontos de interesse nesta região que não tivemos oportunidade de explorar:

  • Sunnmore Museum (Museu)
  • Atlantic Ocean Marine Park (Parque marinho)
  • Trollveggen (O caminho dos Trolls)
  • Jugendstil Museum (Museu)
  • Hjorundfjord Cruise (Cruzeiro ao fiorde)

One thought on “Ålesund, uma cidade de encantar

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s