Dublin – O colégio Trinity, o Livro de Kells e a estátua de Molly Malone

Dublin significa Guiness e Guiness em Dublin significa a fábrica da Guiness. Com apenas a tarde de Sábado para explorar Dublin, decidimos focar-nos nas principais e mais importantes atracções da cidade, o que incluía entrar pelo menos na Guiness Storehouse (Fábrica da Cerveja Guiness) e ver o Livro de Kells que se encontra na Biblioteca Velha (Kells book and Trinity College Dublin). Entretanto, íamos aproveitando para passar por outros pontos importantes da cidade que não requereriam muito tempo.


Livro de Kells & Trinity College

Começámos por esta zona da cidade pois era um dos sítios que eu queria muito visitar. Para quem não sabe (eu não sabia antes de visitar Dublin) o livro de Kells é um dos maiores tesouros da Europa medieval. Um manuscrito em Latim que contém os quatro evangelhos do Novo Testamento assim como vários textos introdutórios e tabelas. Diz-se que o livro foi escrito por monges cristãos por volta de 800 D.C. Como tal, o livro de Kells é considerado o maior tesouro nacional da Irlanda.

Em relação à biblioteca, a sua câmara principal chamada de “Long Room” (Sala Comprida) foi construída entre 1712 e 1732. A sala tem quase 65 metros de comprimento e mais de 200000 livros entre eles livros raros. O lindíssimo tecto abobado da sala foi construído em 1860 com o intuito de criar mais espaço para livros. Ao longo da sala encontram-se bustos de mármore representando personagens importantes nas áreas da filosofia e literatura, como é o caso de Aristóteles e Shakespeare, por exemplo.

Alguns factos interessantes sobre a biblioteca:

Livros com fita branca e a ausência da letra “J” na coluna
  • Letras que faltam

Em cada coluna há uma sequência alfabética de letras. No entanto, nem todas as letras do alfabeto figuram na coluna. Falta por exemplo a letra “J” visto não existir esta letra no Latim.

  • Fita branca

Alguns livros que se encontram nas prateleiras têm à sua volta uma fita branca. Esta fita de algodão é usada para segurar capas e folhas soltas.

  • Passagens secretas

Quando se olha para a parte superior da Long Room, à primeira vista parece que cada secção está separada. Então como se poderia passar de uma secção para a outra? É possível devido à existência de “passagens secretas” entre as prateleiras.


Experiência pessoal:

O cheiro a papel antigo, a imponente sala e saber que existem naquele espaco livros muito antigos faz que este sítio seja paragem obrigatória em Dublin. O bilhete de entrada custa 8 euros por pessoa (mas sinceramente acho que se subirem as escadas para o Long Room acabam por não pagar nada) e passeámos por esta zona durante cerca de meia hora. A parte exterior do Colégio também é muito bonita e vale a pena perder um bocadinho a passear por aqui, especialmente se não estiver a chover.

Parte exterior do Trinity College

Estátua de Molly Malone

Depois da Trinity College fomos até uma estátua bastante famosa de Dublin, a estátua de Molly Malone. Agora quem foi Molly Malone? O nome atribuído e a estátua estão ligadas a uma música tradicional Irlandesa “Cockles and Mussels”. Conta a melodia que uma mulher nascida nas províncias de Dublin no século XVII vendia peixe pela rua. Esta árdua trabalhadora acabou por falecer devido a uma febre incurável e reza a lenda que o seu espírito continua a deambular pelas ruas da cidade gritando “Cockles and Mussels, alive, alive-!” (Moluscos e mexilhões vivos). Não se sabe se Molly Malone foi na verdade uma personagem real ou fictícia. No entanto, a estátua de bronze que se encontra na Grafton Street é real e diz-se que tocar nos seios da estátua traz sorte (daí a cor da estátua ser diferente nesse específico local).

More post about Dublin

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s