Stavanger, a nossa última paragem antes de retornar a casa. Podem ter a certeza que a Noruega deixa saudades e vontade de voltar. Para mais este dia em Stavanger foi um dos melhores de toda a viagem, o que contribuiu ainda mais para que eu não quisesse que estas férias maravilhosas tivessem fim.
Stavanger é a terceira maior cidade da Noruega e de grande importância em termos comerciais e culturais. Stavanger é actualmente considerada o centro da indústria de petróleo da Noruega sendo muitas vezes referida como a “capital do Petróleo”.

Esta oferece um enorme leque actividades que abrange todos os gostos – desde passear pela amorosa parte velha da cidade, a fazer um cruzeiro pelo fiorde ou visitar os vários museus espalhados pela cidade – de certeza que encontram algo que vos agrade.
Nós começámos bem de manhãzinha por fazer o cruzeiro pelo fiorde – Lysefjord como é chamado – que nos revelou as mais bonitas paisagens que se podem imaginar. Não é demais referir que este é considerado um dos mais bonitos fiordes da Noruega.





O dia estava espectacular, um dia solarengo de Primavera que despertou o lado fotográfico e sonhador de cada um de nós. Durante a nossa viagem de barco passámos por várias pontes e ilhas antes de entrarmos no fiorde. Parámos perto de um ponto particularmente conhecido da zona – Preikestolen (o púlpito) (imagem em baixo à esquerda) – uma extraordinária formação rochosa de 604 metros de altura sobre Lysefjord. É permitido subir a Preikestolen, um local que se tem tornado muito conhecido por ser um magnífico mirante natural que oferece uma visão espectacular sobre o fiorde.
Antes de voltarmos ao porto de Stavanger parámos para café, chá e waffles norueguesas.

Durante a tarde o tempo estava óptimo e sem precisarmos de camadas de roupa extras fomos passear primeiro pela parte velha de Stavanger – Gamle Stavanger – uma amorosa parte da cidade, conhecida como sendo o maior ajuntamento de casas em madeira de toda a Europa. E nesta zona que se encontra o Museu Norueguês das Latas de Conservas.


Em seguida partimos para Sverd i fjell (espadas na pedra), um monumento comemorativo da histórica batalha de Hafrsfjord que ocorreu no ano de 872, quando o rei Harold I reuniu toda a Noruega sob uma só coroa. O monumento consiste em três espadas de bronze com 10 metros de altura que estão enterradas na rocha de uma pequena colina da margem oposta à cidade de Stavanger. Andámos cerca de 1 hora para cada lado mas valeu a pena, aquela zona era lindíssima.



Com o final da tarde a chegar fomos dar uma volta pela cidade até chegar a hora de embarcar. Passámos junto à Catedral de Stavanger, um edifício de estilo Romanesco construído no século XII e renovada no século XIX. E assim entrámos dentro da parte central da cidade onde se encontram todo o tipo de lojas em ruas estreitas, para além de um centro comercial. No topo de uma destas ruas ergue-se Valbergtårnet, uma torre de vigia construída em 1853. O intuito desta torre era alertar os habitantes da cidade em caso de incêndio.



Com uma ida rápida a uma de lojas de souvenirs onde comprámos o habitual imã de frigorífico para a nossa colecção acabámos a nossa visita a Stavanger, uma cidade que nos recebeu com um tempo maravilhoso e paisagens fantásticas.
Outros sítios interessantes em Stavanger para visitar:
- Norwegian Petroleum Museum (Museu Norueguês do Petróleo)
- Norwegian Canning Museum (Museu Norueguês das Latas de Conservas)
- Stavanger Museum (Museu de Stavanger)
- Stavanger Maritime Museum (Museu Marítimo de Stavanger)
- Ledaal House (Casa-museu: “como vivia a elite no século XIX na Noruega”)
- Museum of Archaeology (Museu de Arqueologia)
One thought on “Stavanger, capital do Petróleo”