Semana 9


Esta semana a aplicação do NHS volta-se a focar em exercício. Por esta altura devemos estar a fazer pelos menos 150 minutos de exercício por semana e que não vale a pena estarmos com desculpas, porque o exercício ajuda o nosso metabolismo a acelerar o que faz que queimemos mais calorias, mesmo nas actividades mais simples do dia-a-dia. Eu, na verdade não chego aos 150 minutos mas todas as manhãs faço exercício guiando pela aplicação “30 Day Fitnesse Challgence”. Esta aplicação tem 6 níveis de dificuldade que começa pelo Easy Plan 1 e vai ate ao Hard Plan 2. Tem várias modalidades, o exercício de braços, de perna, de glúteos, de corpo inteiro e abdominais. Eu comecei pelo início o Easy Plan 1 e já estou quase a acabar e estou a gostar. Nesta altura já não tenho tempo para fazer todas as modalidades no mesmo dia mas acabo cada sessão de manhã a pingar suor. Por isso, se quiserem aconselho-vos a experimentar.

Esta semana a perda de peso foi fraquinha, comecei a semana com 72,8 e acabei com 72,4. Mas não estou triste. Pelo menos perdi alguma coisa. E ainda por cima no final da semana fiz um grande erro, mas soube-me tão bem (as coisas más sabem sempre bem não é??). Então na rádio que ouço todos os dias de manhã quando vou para o trabalho anunciou que perto onde nós vivíamos antes tinha aberto um buffett chinês e que nesta e na próxima semana eles tinham uma promoção de pagar 1 por 2. Eu comentei isto com o meu namorado e ele ficou logo todo contente a dizer para lá irmos. E lá fomos nós à hora de almoço (pensei que era melhor almoço porque assim tinha o dia todo para queimar mais calorias), mas claro que comi muito. Experimentei quase tudo, chinês, indiano, pizza, fritos e ainda por cima os doces neste restaurante também são óptimos. Espero mesmo que vocês sejam bem mais disciplinados que eu. De certeza que vão ter melhores resultados mais rápido que eu.

Agora as receitas da semana. Só um aparte: esta semana é só uma receita por refeição porque as que tenho posto só dão para 4 refeições, mas as desta semana dão para muitas mais).

Pequeno-Almoço

20171111_133432

Aveia com fruta e iogurte

Calorias: 134 Kcal/porção (16 porções)
Tempo de preparação: 35 minutos

– 100 Gr de manteiga
– 4 Colheres de sopa de Golden syrup
– 250 Gr de flocos de aveia
– 1 Maçã descaroçada e picada
– 1 Pêssego descaroçado e picado
– 1 Ameixa descaroçada e picada
– 1 Ovo batido
– 16 Colheres de iogurte natural

Ligue o forno a 180ºC. Unte com 25 gr de manteiga um tabuleiro quadrado que possa ir ao forno. Num tacho derreta a restante manteiga juntamente com o golden syrup sem deixar aquecer muito. Retire do lume e adicione os flocos de aveia e a fruta picada, misture muito bem, junte o ovo batido e volte a misturar tudo muito bem. Coloque esta mistura de aveia no tabuleiro e espalhe-a até ficar com a mesma altura em todo o tabuleiro. Leve ao forno por 30 minutos. Retire do forno, corte em 16 porções iguais e coloque cada porção em taças. Adicione a cada taça uma colher de iogurte natural.

Almoço

DSC06603

Salada de batata e tomate

Calorias: 117 Kcal/porção
Tempo de preparação: 16 minutos

– 300 Gr de batatas cortadas aos cubos
– 1 Pimento vermelho cortado aos cubos, sem sementes
– 3 Tomates cortados aos cubos
– 1 Cebola cortada às meias-luas
– 1 dL de azeite
– 1 Colher de sopa de sumo de limão
– 6 Rabanetes cortados aos cubos
– 1 Colher de sopa de orégãos
– Sal e pimenta q.b.

Comece por cozer as batatas em água fervente temperada de sal. Quando as batatas estiverem cozidas, escoa-as e coloque-as numa saladeira. Junte os tomates, os rabanetes, o pimento, a cebola e misture. Tempere com sal, pimenta, o sumo de limão, os orégãos e o azeite. Misture muito bem e está pronto a servir.

Jantar

Arroz jollof

Calorias: 260 Kcal/porção (8 porções)
Tempo de preparação: 45 minutos

– 1 Lata de tomate pelado
– 1 Cebola de tamanho média cortada aos bocados
– 1 Pimento vermelho sem sementes e picado
– 100 Gr de polpa de tomate
– Alho em pó q.b.
– 2 Colheres de sopa de caril em pó
– 1 Colher de sopa de orégãos
– 700 mL de caldo de galinha
– 500 Gr de arroz
– Sal q.b.
Num copo alto junte os tomates pelados, a cebola e o pimento. Passe com a varinha mágica até ter uma consistência uniforme. Coloque esta mistura num tacho e deixe cozer durante 8 minutos a lume médio. Junte a polpa de tomate, o alho em pó, o caril em pó, os orégãos e tempere com uma pitada de sal. Misture e deixe cozer por mais 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicione o caldo de galinha e quando começar a ferver junte também o arroz. Tape o tacho e deixe cozer o arroz por 20 minutos, mexendo de vez em quando (se for necessário a meio da cozedura junte mais água). Sirva, se quiser, o arroz acompanhado com douradinhos.

 

Até para a semana!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s