Semana 10

Ora cá estamos na semana 10 não é verdade? Esta semana não vou falar do que a aplicação do NHS diz, afinal é só falar de exercício e de escolhas saudáveis. Esta semana vou falar de algo mais pessoal, vou basicamente fazer queixinhas. Vou falar das pessoas que te desviam da tua dieta, que te dizem sempre “vamos comer isto” ou “se comeres mais um eu também como” ou então “vamos experimentar aquilo”, e se vocês forem como eu a maior parte das vezes caímos na tentação. Essa “minha” pessoa é o meu namorado, a pessoa com quem vivo. É daquelas irritantes pessoas que comem só “merda” e lambuzam-se com o que querem mas nunca engordam. E por isso não entende aquilo que passo para perder uns meros quilitos. O meu namorado durante uma semana normal apetece-lhe, dependendo dos dias: hambúrguer e batatas fritas, bolo, pizza, salsichas, fritos, comida chinesa, sushi ou simplesmente ir ao buffet. Durante a semana ainda consigo fugir porque estamos a trabalhar, estamos cansados, não há tempo e dou todo esse tipo de desculpas. Durante o fim-de-semana que é quando estamos juntos, basicamente passa o dia todo a falar daquilo que lhe apetece comer até que a hora de jantar eu já estou a salivar a imaginar-me a comer aquilo que no inicio do dia só ele é que apetecia. Como vos contei a semana passada fomos a um buffet chinês que tinha aberto e que estava com a promoção de 2 pelo preço de 1. Como a promoção acabava na sexta desta semana e como obviamente, a ver do meu namorado, não podíamos perder esta oportunidade, chateou-me tanto o juízo que fomos lá na quarta-feira. Eu sei, duas vezes buffet em menos de uma semana. E depois digo eu que ando a fazer dieta. Pelos vistos, na minha mente, já estou a aprender a comer de forma mais controlada, visto que me senti mesmo mal por ter ido ao buffet. Não me interpretem mal, não me senti mal enquanto estava a comer, mas no minuto depois de ter saído de lá. E depois fico chateada comigo mesmo por ter caído na tentação. Ainda por cima a dieta estava a correr tão bem. Claro que isto afectou a perda de peso desta semana, comecei a semana com 72,4 kg e acabei com 72,1 kg. Vá lá, pelo menos não ganhei peso, mas mesmo assim fico irritada comigo mesma por ainda cair nas conversas dele. Mas simplesmente ele não percebe o quanto é difícil a luta entre a vontade de comer “junk food”, comida que eu adoro, e não deixar-me levar e ganhar peso até mal conseguir me levantar da cama sem que ter uma grua a ajudar-me.

Bem, pelo menos a promoção do buffet acabou, por isso pode ser que já não haja mais descaídas. Espero que vocês não tenham alguém sempre a tentar-vos fazer desistir da dieta (mesmo que não seja intencionado) e que tenham alguém que vos apoie e que vos ajude a conseguir o vosso peso desejado.

Para as receitas desta semana só 2 à partes:

1º – Só há uma receita para o pequeno-almoço porque a da semana passada a aveia com fruta e iogurte deu-me para 1 semana e meia

2º – Experimentem mesmo as receitas do almoço. São mesmo deliciosas (tanto a sopa com a sanduíche)

Aqui vai

Pequeno-Almoço

20171118_133905

Crepes com maçãs caramelizadas

Calorias: 162 Kcal/porção
Tempo de preparação: 22 minutos

– 75 Gr de farinha
– 1 Ovo
– 200 mL de leite
– 2 Colheres de sobremesa de azeite
– 1 Maçã descaroçada e cortada às fatias fininhas
– 1 Colher de sobremesa de açúcar
– 2 Colheres de sopa de sumo de laranja

Bata a farinha com o leite e com o ovo até obter uma massa homogénea e macia. Aqueça uma frigideira antiaderente com uns 2 ou 3 pingos de azeite espalhados por todo o fundo da frigideira. Coloque ¼ da massa dos crepes e espalhe a massa por todo o fundo da frigideira. Deixe cozer o creme por 2 minutos e vire. Deixe mais 2 minutos para cozer o outro lado do crepe. Retire e coloque o crepe num prato e repita mais 3 vezes com a restante massa.
Quando os crepes estiverem terminados, coloque o restante azeite na frigideira, aqueça e junte as fatias de maçã. Deixa-as cozer por 4 minutos, virando as fatias constantemente. Polvilhe o açúcar pelas fatias de maçã e deixe cozer por mais um minuto. Adicione o sumo de laranja, misture e retire do lume.
Sirva os crepes acompanhados da maçã.

Almoço

20171116_080509

Sopa condimentada de frango e vegetais

Calorias: 219 Kcal/porção
Tempo de preparação: 45 minutos

– 2 Colheres de sopa de azeite
– 1 Cebola de tamanho médio, picada
– 2 Cenouras cortadas em rodelas
– 1 Nabo cortados em cubos
– 1 Maçã descaroçada e cortada em cubos
– 2 Colheres de sopa de caril em pó
– 1 L de caldo de galinha
– 1 Lata de tomate picado
– 200 Gr de frango assado desfiado
– 50 Gr de ervilhas
– 4 Colheres de sopa de iogurte natural
– Sal e pimenta q.b.
– Alho em pó q.b

Numa tacho grande, refogue a cebola por 3 minutos, até esta ficar macia. Adicione as cenouras, o nabo e a maçã por 2 minutos. Tempere então com sal, pimenta, alho em pó e o caril em pó. Misture bem e deixe cozer por mais 1 minuto. Junte então a caldo de galinha e os tomates picados. Deixe ferver a lume alto por 20 minutos ou até os vegetais estarem cozidos. Se for preciso junte mais água a meio da cozedura.
Depois dos vegetais cozidos junte o frango e as ervilhas e deixe cozer por 4 minutos.
Sirva a sopa acompanhada com o iogurte natural.

 

20171118_142903

Sanduíche meditterânea

Calorias: 339 Kcal/porção
Tempo de preparação: 40 minutos

– ½ Pimento vermelho sem sementes e picado
– ½ Pimento amarelo sem sementes e picado
– 1 Curgete fatiada
– 1 Cebola roxa picada
– 100 Gr de tomates-cerejas cortados em metades
– 2 Colheres de sopa de azeite
– 8 Fatias de pão
– 3 Colheres de sopa de húmus
– 50 Gr de frango assado fatiado
– 60 Gr de queijo ralado
– Sal e pimenta q.b.

Ligue o forno a 200ºC. Tempere os pimentos, as cebolas e a curgete com sal e pimenta. Junte o azeite e misture tudo muito bem. Coloque os vegetais num tabuleiro que possa ir ao forno e asse-os por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Tire do forno e deixe os vegetais arrefecerem.
Para fazer as sanduíches, barre 4 fatias de pão com o húmus. Em seguida coloque ¼ dos vegetais em cada fatia de pão. Em 2 fatias de pão já com os vegetais coloque o queijo ralado e em outras duas coloque o frango. Coloque outra fatia de pão (simples) por cima e está pronto a servir.

Jantar

20171115_103636

Esparguete com pesto, pimentos e abóbora

Calorias: 393 Kcal/porção
Tempo de preparação: 45 minutos

– 350 Gr de abóbora cortada em cubinhos
– 1 Pimento vermelho sem sementes e cortado em cubos
– 1 Pimento amarelo sem sementes e cortado em cubos
– 1 Cebola roxa fatiadas em meias luas
– 1 Colher de sopa de azeite
– 250 Gr de esparguete
– 1 Curgete fatiada
– 4 Colheres de sopa de Pesto verde
– 4 Colheres de sopa de queijo ralado
– Sal e pimenta q.b.

Ligue o forno a 200ºC. Coloque a abóbora, os pimentos e a cebola num tabuleiro que possa ir ao forno. Tempere-os com sal e pimenta. Junte o azeite, misture e leve ao forno por 35 minutos.
10 minutos antes do tempo dos vegetais acabar coza o esparguete em água fervente temperada com sal. Escoa-o o esparguete, misture os vegetais assados e o pesto. Misture tudo muito bem e sirva o esparguete polvilhado com queijo ralado.

 

20171118_135036

Salada exótica de frango
Calorias: 349 Kcal/porção
Tempo de preparação: 50 minutos

– 150 Gr de arroz branco
– 150 Gr de ananás em pedaços
– 2 Bananas fatiadas
– Sumo de 1 limão
– 4 Colheres de sopa de iogurte natural
– 1 Colher de sopa de maionese
– 250 Gr de frango assado em cubos
– Rúcula q.b.
– Sal e pimenta q.b.
Comece por cozer o arroz em água fervente temperada de sal. Quando o arroz estiver cozido passe-o por água fria para o arrefecer. Misture o arroz com as bananas, com o ananás e com o sumo de limão.
Numa tigela grande, misture bem o iogurte natural com a maionese. Adicione o arroz com a fruta e o frango. Tempere com pimenta e misture tudo muito bem. Sirva acompanhado com rúcula.

 

Espero que gostem e vamos lá! Mais duas semanas !!

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s