Semana 7

Cá estamos, semana 7. Tenho que vos pedir desculpa pelo atraso do post desta semana e do da semana passada, mas as coisas não andam a correr muito bem. Primeiro o meu PC pifou, daí o atraso em meter os post aqui e nem sei se vou ter o meu computador arranjado, depois o meu carro numa manhã não pegou, pelos vistos foi a bateria (mas o seguro que tenho pediu-me 106 libras para tratarem disso, pois o pacote que tinha não cobria eles irem a minha casa (pois é mesmo estranho, nem tentem perceber)) e depois abri uma conta num banco que me tem dado montes de trabalho para ter acesso online. E com isto tudo o meu humor está mesmo em baixo, o que me fez fazer escolhas erradas esta semana. Então no inicio da semana comi piza e tiramisu, outra vez no final da semana e como estava de todo até bebi vinho do Porto (sim, mesmo depois da conversa anterior sobre as calorias nas bebidas) e no dia a seguir comi o famoso prato britânico “Fish and chips” em que é basicamente peixe frito e batatas fritas que vinham com montes de queijo em cima. Sim, eu sei, grandes erros e ainda por cima na aplicação do NHS o que se fala esta semana? De escolhas saudáveis quando se vai comer fora. Pois as minhas escolhas não foram as melhores e daí nem ter perdido meio quilo esta semana. Comecei a semana com 74.8 Kg e no final tenho 74.4 Kg. Foi mesmo uma semana do inferno.

Como vocês não tem culpa vou falar um pouco das dicas que eles falam na aplicação. Então eles começam por dizer que estando já a meio caminho das 12 semanas, os bons hábitos começam a estar entranhados nas nossas mentes e no nosso dia-a-dia e por isso podemos considerar os “jantares fora” e como planeá-los de maneira a não estragar a nossa dieta e fazermos escolhas mais saudáveis mesmo depois da dieta estar acabada.

Então se formos jantar fora o que devemos fazer? Aqui vão as dicas:

  • Ler o menu online – ter uma ideia das opções saudáveis disponíveis e planear atempadamente o que se irá pedir
  • Não saltar uma refeição – Não vale a pena cortar no que se come ao almoço ou saltar o lanche para diminuir as calorias consumidas, pois isso levará a uma maior probabilidade de chegarmos aos restaurante cheios de fome e de comermos opções menos saudáveis e em maiores quantidades, o que não é de todo o ideal
  • Pedir só um prato – É uma opção mais acertada não pedir entradas e sobremesas, ficarmos só pelo prato principal e comer devagar até nos sentirmos cheios, não termos a tentação de acabarmos o que está no prato mesmo que já nem tenhamos fome. Se é como eu e não resiste a entradas e sobremesas, peça e partilhe com alguém.
  • Evitar de todo os fritos, os molhos principalmente os que têm como base natas, queijo e manteiga.
  • Como bebida escolha água, para não aumentar as calorias consumidas não peça refrigerantes ou bebidas alcoólicas
  • Evite de todo os buffet (visto que vai sempre cair na tentação de comer mais, nem que se só para experimentar)

 

Agora, aqui vão as receitas. Tenho que pedir desculpa só tenho uma receita para o jantar. Mas esta semana metade dos meus jantares foram comida calórica. Por isso peço desculpa. Espero que para a semana seja melhor. Espero mesmo.

 

Pequeno-Almoço

Bagels com banana e pêssego

DSC06549

Calorias: 244 Kcal/porção
Tempo de preparação: 15 minutos

– 4 Bagels cortados ao meio
– 80 Gr de queijo creme
– 1 Pêssego cortado aos cubinhos
– 2 Bananas fatiadas

Comece por tostar os bagels. Entretanto, misture o queijo creme com o pêssego. Barre as metades inferiores dos bagels com a mistura do queijo com o pêssego e por cima coloque as fatias de banana. Coloque as metades superiores dos bagels.

 

Crepes saborosos com limão

DSC06559

Calorias: 195 Kcal/porção
Tempo de preparação: 25 minutos

– 125 Gr de farinha
– 1 Ovo
– 300 mL de leite
– 1 Colher de sobremesa de azeite
– 1 Limão cortado em quartos
– 2 Colheres de sobremesa de açúcar

Junte a farinha, o ovo e o leite numa tigela com 2 colheres de sopa de água fria. Bata com a batedeira eléctrica até obter uma massa uniforme e macia.
Aqueça numa frigideira anti aderente 2 gotas de azeite. Coloque ¼ da massa (mais ou menos uma concha de sopa) na frigideira e espalhe-a até cobrir todo o fundo da frigideira. Deixe a massa cozer por cerca de 2 minutos, vire o crepe e deixe-o cozer do outro lado por mais 2 minutos. Retire o crepe para um prato e repita este processo mais 3 vezes. Sirva cada crepe acompanhado com 1 gomo de limão e polvilhado com meia colher de sobremesa de açúcar.

 

Almoço

Arroz super rico

20171024_191509

Calorias: 183 Kcal/porção
Tempo de preparação: 40 minutos

– 1 Colher de sopa de azeite
– 1 Cebola média picada
– 100 Gr de cogumelos laminados
– 150 Gr de arroz
– 300 mL de caldo de legumes
– 75 Gr de ervilhas congeladas
– 100 Gr de milho doce
– 1 Colher de sopa de caril em pó
– Sal q.b.

Num tacho refogue a cebola no azeite por 3 minutos. Adicione os cogumelos e deixe fritar por mais 2 minutos.
Junte o arroz, o caldo de legumes, as ervilhas, o milho, o caril e tempere com sal. Misture tudo bem e quando começar a ferver, baixe o lume e deixe cozer por 20 minutos, até o arroz estar cozido. Junte mais água se necessário. Quando o arroz estiver cozido, está pronto a servir.

 

Crumpets com fiambre e tomate

20171009_184222

Calorias: 119 Kcal/porção
Tempo de preparação: 10 minutos

– 4 Crumpets (ou 2 muffins cortados ao meio)
– 4 Colheres de sopa de polpa de tomate
– 8 Fatias de fiambre
– 2 Tomates cortado em fatias fininhas

Comece por tostar os crumpets e as fatias de fiambre numa frigideira anti aderente. Em cada crumpet espalhe 1 colher de sopa de polpa de tomate. Em cima coloque 2 fatias de fiambre e de tomate. E está pronto a servir.

 

Jantar

Esparguete à bolonhesa saudável

çlkk

Calorias: 453 Kcal/porção
Tempo de preparação: 55 minutos

 

– 300 Gr de carne picada
– 1 Cebola grande picada
– 2 Dentes de alho picados
– 1 Colher de sopa de piri-piri em pó
– 2 Talos de aipo
– 1 Cenoura cortada aos cubos
– 1 Pimento vermelho sem sementes e cortados aos cubinhos
– 400 mL de caldo de legumes
– 1 Lata de tomates picados
– 2 Colheres de sobremesa de orégãos
– 2 Colheres de sopa de polpa de tomate
– 1 Lata de cogumelos laminados
– 250 Gr de esparguete
– 2 Colheres de sopa de azeite
– Sal, pimenta, pimentão e alho em pó q.b.

Tempere a carne picada com sal, pimenta, pimentão e alho em pó. Aqueça o azeite num tacho e refogue a cebola com os dentes de alho até a cebola ficar macia. Adicione a carne picada, o piri-piri em pó, o aipo, a cenoura, o pimento e o caldo de legumes. Misture e deixe cozer até levantar fervura. Junte os tomates, os orégãos, a polpa de tomate e os cogumelos. Tape o tacho e deixe cozer em lume médio por 30 minutos (se necessário a meio da cozedura junte água). Entretanto, coza o esparguete em água temperada com sal.
Em 4 pratos, divida o esparguete e sirva acompanhado com a bolonhesa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s