Onde comer a famosa tortilha em Barcelona

Começam aqui as nossas 48 horas em Barcelona, de sexta-feira à tarde até domingo à tarde. Como disse no último post (ver aqui) ficámos hospedados em Gàva, uma cidade a cerca de 30 minutos de Barcelona, onde os preços de acomodação eram muito mais agradáveis à carteira. Pelo menos às nossas.

Parc Güell

Depois de deixarmos as malas no apartamento Dolce Gava fomos apanhar o comboio. O comboio que faz a ligação entre Gàva e Barcelona passa de 20 em 20 minutos e normalmente chega a horas. Mas preparem-se que nós apanhámos sempre o comboio a abarrotar. A que hora fosse! A sorte foi mesmo a viagem ser rápida.

Los Tortíllez

Como chegar

A primeira coisa que queríamos fazer era ir comer qualquer coisa já a poder ser considerado como um almoço tardio. E começámos por um dos pratos mais conhecidos em Espanha, as famosas tortilhas de batata. Para chegarmos ao lugar escolhido saímos na estação de comboio Passeig de Gràcia que dá acesso a uma das ruas mais importantes da cidade e andámos cerca de 10 minutos até ao restaurante Los Tortíllez. Quando chegámos, por volta das duas da tarde, o restaurante encontrava-se bastante cheio e ainda tivemos que esperar um bocadinho até termos uma mesa livre. Mas também enquanto se esperava aproveitou-se para decidir o que iríamos pedir, porque a escolha era (e é) imensa.

História

Quando nos sentámos na nossa mesa que ficava num cantinho e começámos a olhar com atenção para a decoração do restaurante, percebemos pelas muitas fotografias de família espalhadas pelas paredes que aquele restaurante tinha história. História de uma família que desde 1982 oferece a oportunidade a muitos de conhecer a famosa iguaria espanhola.

Tortilha com sobrasada ibérica, queijo e mel

Para quem não conhece, a tortilha espanhola, não confundir com a tortilha mexicana, é um prato que tem o seu papel enraizado na cultura de país. Pensa-se que este prato é oriundo da região da Extremadura e confeccionado desde 1798 (século XVIII). Apesar de actualmente este prato ser preparado de imensas maneiras, a sua base é bastante simples, batatas e ovos. E tal como acontece com estes tipo de pratos as suas raízes vêm de famílias ou comunidades mais pobres que tentavam fazer o melhor possível com os ingredientes que tinham à mão. E por isso quando comerem as tortilhas espanholas lembrem-se que apesar de não parecer este prato tem origens bastante humildes.

As nossas tortilhas

Agora em relação à nossa experiência no Los Tortíllez; como o menu inclui outros pratos tradicionais pedimos como entrada o famoso pão com tomate regado com azeite como manda a tradição. Como disse acima, o menu das tortilhas é bastante extenso e o difícil é escolher uma. Há desde tortilhas simples, com ou sem cebola, até tortilhas com bacalhau, calamares, queijos e carnes fumadas. Para provar o que digo basta darem uma olhadela à carta que está disponível no website oficial: https://www.lostortillez.com/carta/. Apesar de não ter visto no menu eu acho que cada uma destas tortilhas se relaciona com um membro da família – mas isto é apenas uma suposição da minha parte.

Nós depois de bastante indecisão escolhemos as seguintes:

  • Abuela Tortíllez – tortilha simples com cebola
  • Aitor Tortíllez – tortilha com bacalhau, tomate, salsa e alho
  • Tomeu Tortíllez – tortilha com sobrasada ibérica (enchido típico espanhol), queijo e mel
  • Guadalupe Tortíllez – tortilha com bacon, jalapeños e queijo

Quando pedimos as tortilhas perguntaram como as queríamos, isto se bem passadas ou mal passadas. Quem escolheu as tortilhas de bacalhau pediu bem passadas, enquanto os restantes pediram mal passadas. Da minha tortilha, a Tomeu, posso dizer que gostei imenso. Também cheguei a experimentar a de bacalhau e concordo com a opinião geral, a de que faltava um bocadinho de sal. A minha não teve esse problema porque o enchido, a tal sobrasada ibérica, dava o sabor salgado que precisava. Tal como a Guadalupe com o bacon.

O atendimento foi super-rápido e as empregadas foram bastante atenciosas. Como hoje era o dia de aniversário da minha mãe pedi às escondidas se podiam por uma velinha na tortilha dela. E não foi que o fizeram? Nada como cantar os parabéns meio em espanhol meio em portunhol para o embaraço ser maior. Mas fiquei muito agradecida pela atenção especialmente estando o local a abarrotar com clientes. Aliás o ambiente até chegou a estar tenso quando vimos duas das empregadas a refilar uma com a outra. Não que isso afectasse ou mudasse a nossa opinião ou a nossa experiência.

Como já devem ter percebido este é um dos locais que recomendo a visitarem, para além de provarem boas tortilhas a refeição ficar-vos-á bastante económica para os preços da cidade.

Vejam mais sobre Los Tortíllez em: https://www.lostortillez.com/

One thought on “Onde comer a famosa tortilha em Barcelona

Leave a comment