Visitar Londres é sempre especial, não interessa a altura do ano ou a hora do dia. Mas confesso que a cidade fica com um toque mágico durante a época do Natal, a cidade veste-se de luzes em todas as ruas, cantos e recantos. E o Natal começa cedo na cidade ainda nem estamos em novembro e já o tema natalício começa a entrar pelas lojas adentro, mais ainda depois do Halloween (Dia das Bruxas) no final de outubro.
Este post é uma junção de eventos, alguns que apenas acontecem em certas alturas do ano, para tornar a vossa visita a Londres ainda mais memorável
Como estamos a meros dias do dia de Natal é por aqui que começo.
Natal em Londres
Visitar Londres é sempre especial, não interessa a altura do ano ou a hora do dia. Claro está que apenas vou falar sobre os locais que visitei, mas claro que há muito mais para ver e para dizer verdade basta passear pelas ruas, não apenas nas mais conhecidas como a Oxford ou Regent streets, para se viver uma experiência magnífica. É até por isso que há uma tour de autocarro própria para ver as luzes de Natal nos vários pontos da cidade. Mas lembrem-se que o trânsito é uma loucura. E nesta altura do ano a cidade enche-se de multidões!


Não se pode perder Covent Garden, um dos locais mais conhecidos durante esta época do ano. A grande árvore de Natal à frente do Covent Market é já um símbolo da época. Depois é seguir para Regent Street, Oxford Street e Carnaby Street para ver as incríveis luzes de natal, desde os anjos iluminados às bolas enormes a luzir.


Para comer há sempre o mercado de Natal no Leicester Square e apesar de nos últimos dois anos ter vindo aqui, os preços são exorbitantes, exactamente como se espera de um mercado de Natal numa das cidades mais caras do mundo.

Se forem dados a aventuras podem sempre ir patinar para a pista de gelo que abre todos os anos mesmo ao lado do Museu Nacional de História Natural. É talvez um dos locais mais fotografados e mais esperados!


E claro que mesmo que não venham às compras há lojas que entram de tal maneira no espírito natalício que é impossível não passar por lá tal como a Cartier com o seu gigante laço vermelho ou a Fortnum & Mason que este ano tornou-se num calendário de Natal gigante (os calendários de Natal são uma tradição aqui por Inglaterra). Um outro local que é MUITO famoso é o Winter Wonderland, um parque de diverções mesmo no centro do Hyde Park. No entanto, desde o COVID é preciso comprar os bilhetes com antecedência mas vale a pena visitar pelo menos uma vez na vida.

Se adoram o Natal esta é a altura ideal para visitar a cidade quer procurem conhecer Londres, fazer compras ou experimentar o famoso mulled wine (vinho quente).
Lumiere London
Janeiro, depois de toda a vibração do Natal, costuma ser um mês chochinho. Mas em Londres é em janeiro que acontece um festival de luzes na cidade – Lumiere London.



Em 2024 este evento vai decorrer no dia 18 de janeiro entre as 5 e meia e as 10 e meia da noite. Há efeitos de luzes um pouco por toda a cidade tornando Londres num bonito espectáculo de luzes. Mais uma razão para visitar esta cidade logo no primeiro mês do ano.
Cheese and wine
Uma das coisas (entre muitas) que me foi dado a conhecer em Inglaterra foi o cheese and wine (tábua de queijos e enchidos acompanhado por uma degustação de vinhos). E o quanto os ingleses adoram este tipo de petiscada! Em Londres há várias opções pelos mais variados preços.


Eu aconselho a tentarem encontrar um desconto no Wowcher ou no Groupon para que a experiência fique mais em conta. Nós encontrámos um voucher no Groupon e ficou-nos a mais ou menos 15 libras a cada um, o que acreditem é uma verdadeira pechincha. E o cheese and wine cai bem em qualquer altura do ano.
Passeio de barco no rio Tamisa
Talvez este passeio seja do lado mais turístico do que propriamente de entrar na cultura inglesa. Mas é uma oportunidade única de ver a cidade noutra perspectiva e poder passar por baixo das várias pontes.


Também há aqui várias opções a diferentes preços, desde fazer um pequeno passeio de barco passando pelos edifícios mais icónicos da cidade como a jantar dentro do barco ou mesmo a participar numa festa! Tudo isto enquanto passeiam pelas águas tranquilas do rio Tamisa – tranquilas, mas sujas – que a cor meio acastanhada mostra o quanto nível de poluição existe nesta cidade. Em relação à poluição em Londres há um episódio chamado de ‘Great Smog of London’ que aconteceu em dezembro de 1952 em que a cidade foi coberta por um denso nevoeiro. Podem ver mais aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hmrjwAkMveE&ab_channel=FascinatingHorror
Wembley stadium
E já que estão em Londres façam uma pesquisa de espetáculos, concertos ou desportos que estão a decorrer na altura que vierem. Se não for um concerto será uma peça de teatro, há sempre qualquer coisa para ver. Nós fomos ver os ZZ top a um dos estádios mais famosos do arredores de Londres – Wembley!
Estas são apenas algumas opções para actividades em Londres!
Deixo aqui mais algumas sugestões:
- Afternoon tea – nada é mais britânico do que comer um scone ou um cupcake acompanhado por um chá
- Harry Potter studios – especialmente na altura do Natal ou do Halloween
- Bottomless brunch – começar o dia com um brunch e com bebida à descrição
- E para o final deste post não podia deixar de mencionar a passagem de ano – uma actividade que deve fazer parte de muitas bucket lists – ver o maravilhoso espetáculo de fogo de artíficio e música sobre o rio Tamisa e a roda gigante, o London Eye.
One thought on “Londres – uma cidade para visitar todo o ano”