Saint Albans é uma cidade a cerca de 35 Km de Londres. Bonita, cultural e por isso mesmo um dos locais mais caros para viver em Inglaterra. O nome de Saint Albans refere-se ao primeiro Santo Britânico, Alban. É também uma cidade onde se encontram vários vestígios romanos, muitos deles espalhados pela cidade e no museu de Verulamium. Para visitar a cidade um dia é suficiente. Para quem visita Londres e quer um dia fora da grande cidade, Saint Albans é a perfeita escolha. Comecemos então pelas sugestões para um dia bem passado em St. Albans.
P.S. se quiserem ver tudo sobre Saint Albans, desde pequen-almoço até à noite cliquem em:
https://wordpress.com/page/viajarcozinharedietar.com/8003
Para abrir o post vamos começar pelos cocktails. Um dos melhores locais é o Punchin’ Palooka. O menu de cocktails não é muito extenso, mas se quiserem outros cocktails que não constem no menu peçam-no. Foi assim que acabámos com cocktails de absinto na mesa! O local é mais pequeno apesar de também terem um pátio exterior e por essa razão reservas de mesa antecipadas são recomendadas.


Website: https://www.punchinpalooka.co.uk/home
Na nossa exploração constante de Saint Albans encontrámos um pub mesmo ao lado da torre do relógio, onde o ambiente é bastante animado e a seleção de bebidas razoável. The Boot é o nome do pub onde acabámos em grande uma noite em Saint Albans. Se procuram um local que reflete a cultura tradicional britânica, nada como este pub. O pub foi construído em 1420 e é hoje considerado um dos pubs mais antigos do Reino Unido. Um bocado de história onde a atmosfera atrai qualquer um.
Website: https://www.thebootstalbans.co.uk/


Se gostarem de cocktails e se estiverem à procura de um local onde os preços sejam mais em conta nada como o Slug & Lettuce. O Slug & Lettuce é uma cadeia de restaurantes britânica, virado mais para os cocktails do que para a comida, uma vez que a maior parte do menu contém várias escolhas de pratos para partilhar ou petiscar. No entanto, podem sempre escolher vir ao brunch. Eu nunca comi no Slug & Lettuce em Saint Albans, mas já experimentei o de Watford. Como disse é um local mais virado para a bebida do que para a comida. Mesmo a comida sendo de qualidade média (nem muito boa, nem muito má), acreditem que podiam arranjar pior. A grande atração deste sítio é que vendem dois cocktails (iguais) pelo preço de um! A minha recomendação é o long island ice tea…e pelo preço de um têm dois!
Website: https://www.slugandlettuce.co.uk/st-albans
Para jantar há várias opções, desde italiano, a libanês, a indiano. Mas nós acabamos sempre no mesmo sítio – Sushimania – uma rede de restaurantes japoneses. Nós gostamos muito do restaurante de Saint Albans, mas atenção nem todos os restaurantes desta companhia tem a mesma qualidade. Já experimentamos Sushimania noutro local e a experiência foi muito mais pobre. Mas se gostam de sushi venham ao Sushimania de Saint Albans e não se irão arrepender.
Website: https://www.sushimania.co.uk/
No entanto, em Saint Albans, se fizerem uma pesquisa rápida, existem muitos restaurantes muito bem avaliados. O problema é não sabermos nos organizar com antecedência, porque estes restaurantes estão sempre lotados. Um outro restaurante que experimentei e não está tão bem avaliado, mas do qual gostei muita da entrada que comi é o restaurante italiano Zizzi. Também este restaurante, tal como o Slug & Lettuce, faz parte de uma cadeira espalhada por todo o país. Em qualquer cidade em Inglaterra encontra-se um Zizzi numa esquina. Eu já tinha comido num destes restaurantes em Londres e não fiquei mal impressionada. Apesar do restaurante não ter uma cotação muito alta, gostei imenso da entrada especial daquele dia – pizza antipasti. Eu diria que era uma refeição completa apesar de estar listada como entrada. O Zizzi é conhecido pelas suas pizzas alongadas, mas também tem a escolha de pratos de massa, risotto, peixe e carne. E porque também não aproveitar e escolher um cocktail para acompanhar a refeição? Fica aqui a deixa.
Website: https://www.zizzi.co.uk/


Um lugar para quem quer uma coisa rápida, mas que seja saborosa e que como tal nos encha as artérias de colesterol é o Five Guys. Hambúrguer feito na hora com os acompanhamentos que quiserem adicionar como cogumelos, cebola assada, pickles, pimentos, e acabando por adicionar os molhos que preferirem como os tradicionais ketchup e maionese até ao molho de barbecue e molho picante. E como em todos os restaurantes da cadeia do Five Guys podem comer os amendoins que quiserem – leram bem amendoins. O Five Guys também é conhecido pelos seus milkshakes para uma maravilhosa extra dose de ataque cardíaco.
Website: https://fiveguys.co.uk/

Para acabar numa nota doce, deixo-vos Darlish. Talvez o producto mais conhecido desta gelataria seja a sandwich de baklava com gelado. Baklava é uma sobremesa tradicional da Turquia feito com pasta de nozes, massa filo, mel, pistachio e avelãs que fazem deste um dos locais óbvios a experimentar para quem visita Saint Albans. Nós claro que viemos experimentar a baklava com gelado de pistachio. Houve opiniões diversas, houve quem achasse muito doce, mas todos concordámos que o gelado de pistachio era muito bom. Darlish oferece gelados de outros sabores, na maioria inspirados nos sabores do Meio Oriente. Por exemplo, no novo menu de 2023 podem escolher entre gelados com sabor a flor de laranjeira com pistachio ou açafrão com rosas e pistachio ou talvez leite de cenoura. Com estes sabores exóticos é impossível não se sentir tentado a experimentar.
Webiste: https://darlish.com/
Verulamium, a cidade romana
Verulamium Park é um dos principais locais para encontrar ruínas romanas. De facto, aqui se encontram os vestígios da terceira maior cidade romana da Inglaterra. Esta cidade chamava-se Verulamium, dando nome ao parque e ao museu. Neste parque encontram-se grandes secções da muralha da cidade romana ainda intacta e um mosaico que fazia parte de uma grande casa.

Para conhecer ainda mais sobre Verulamium, mesmo ao lado do parque, temos o museu.
Este museu foca-se em explorar e representar a vida quotidiana na cidade romana de Verulamium. Várias salas estão organizadas e expostas de maneira a visualizar-se facilmente como as pessoas teriam vivido naquela altura. Também é neste museu que se encontram alguns dos melhores mosaicos fora do Mediterrâneo. A entrada para o museu custa 6 libras por adulto.
Também relacionado com os romanos que aqui viveram temos o Teatro Romano. Este é o único exemplo de teatro romano em Inglaterra, tendo sido este construído em 140 DC. O teatro foi usado primeiro para procissões e danças associados à religião, mas também para luta livre e combates.

As ruínas do Teatro Romano que estão hoje à vista foram encontradas entre 1847 e 1935. Escavações posteriores revelaram alicerces de lojas, uma villa romana e um santuário. A entrada para o Teatro Romano custa 3 libras.
Website (museu): http://www.stalbansmuseums.org.uk/visit/verulamium-museum
Website (teatro): https://www.gorhamburyestate.co.uk/The-Roman-Theatre
Igreja de St Michael
Saindo da vida dos Romanos e dos vestígios presentes temos duas igrejas que podem ser visitadas, St Michael’s church e a maravilhosa catedral de Saint Albans. A igreja de St Michael fica nas redondezas do museu de Verulamium.

Dentro da igreja existem vários pontos de interesse como a pia batismal construída no século XV. A pia batismal com o seu formato octogonal representa os visitantes de todos os cantos do mundo que param nesta igreja. A nave, o corpo principal da igreja, foi construída antes da conquista normanda. O ponto central da igreja de St Michael é, no entanto, o seu altar. A janela a Este do altar representa a transfiguração, o episódio bíblico em que Jesus revela a sua santidade aos seus discípulos. Do lado extremo Oeste da igreja há uma janela com três anjos. O anjo do meio representa Michael (ou Miguel), o padroeiro desta igreja.
Website: http://www.stmichaels-parishchurch.org.uk/
Alban, o primeiro santo da Grã-Bretanha
A catedral de Saint Albans é sem dúvida o edifício mais prominente da cidade.

Como disse no início o nome de Saint Albans relaciona-se com o primeiro Santo da Grã-Bretanha, Alban. Esta catedral é um memorial notável a este Santo. Para perceber a importância de Alban vou falar um bocadinho da sua história de vida. Alban viveu no início do seculo III na cidade de Verulamium (a cidade romana). Alban deu abrigo a um padre cristão que estava a ser perseguido, uma vez que a liberdade religiosa nesta altura como se pode esperar, era inexistente. Alban, inspirado pela importância da fé para o padre, quis aprender mais sobre o cristianismo. A localização do padre cristão abrigado por Alban foi conhecida e para impedir que o padre fosse preso, Alban trocou a sua roupa com a do padre. O padre escapou e Alban foi preso. Como Alban se recusou a renunciar a crença cristã, este foi condenado como um cristão e decapitado.
Apesar de não se conhecer bem a história da primeira igreja construída sobre o túmulo de Alban, sabe-se que um mosteiro foi erigido em 793. A construção da abadia com a sua torre foi concluída em 1115. Até 1539 monges viviam na abadia produzindo manuscritos de bíblias e livros focados na ciência, música e clássicos. Em dezembro de 1539 a abadia foi encerrada. O santuário de St Alban foi destruído e as suas relíquias desaparecerem. Em 1877, depois do edifício ter sido restaurado a igreja tornou-se a catedral de St Albans e a sede do bispo desta cidade. A catedral hoje está aberta ao público, a entrada é gratuita e tanto o seu exterior como interior merecem toda a atenção. Se tiverem sorte de visitar Saint Albans com bom tempo podem aproveitar para se sentar no jardim que fica em frente à catedral e desfrutar do sol e da arquitetura prominente deste edifício.
Website: https://www.stalbanscathedral.org/
Torre do Relógio, o protesto contra a religião

Um último local para visitar que gostaria de mencionar é a Torre do Relógio de Saint Albans. Mesmo no centro da cidade, ergue-se a torre que foi acima de tudo uma declaração de protesto político contra o poder da religião em Saint Albans. A torre foi contruída em 1405 e permitia à cidade controlar as suas próprias horas, em vez da igreja, que até então detinha este poder, o de determinar as horas. É incrível como algo tão banal nos dias de hoje era algo tão importante e até usado como poder em eras passadas. Isto porque o ressoar do sino do campanário indicava a hora de recolher na cidade. O sino também funcionava como alerta em caso de fogo ou guerra. Em 1455 o sino tocou para alertar a população do que seria a primeira batalha de St Albans durante a Guerra das Rosas. É possível subir ao topo da torre para aproveitar a magnífica vista do topo. No entanto, de momento está em reparações, mas espera-se que abra novamente ao público.
Website: http://www.stalbansmuseums.org.uk/visit/clock-tower
E assim ficam aqui as sugestões para um dia passado em Saint Albans, uma cidade pequena, pitoresca, cheia de história e de locais para visitar e descontrair.








