Amesterdão – Dia 2

Se a falta de fotografias me dava a ideia de que no início a nossa maneira de viajar era diferente, pois bem a hora em que começávamos os nossos dias confirmou-o de forma absoluta. Tínhamos pequeno-almoço incluído no hotel por isso íamos tomar o pequeno-almoço por volta das 11 da manhã, mais arranjar não arranjar saíamos do hotel por volta da 1 da tarde. Podia dizer que a razão era aa chuva, mas era mesmo preguiça de começar o dia logo de manhãzinha.

No 2º dia em Amesterdão, depois de pequeno-almoço tomado fomos passear pelo Vondelpark, o maior parque da cidade. Normalmente está cheio de pessoas a passear, mas o tempo neste dia não proporcionava a entusiastas de atividades físicas. O parque fica mesmo ao lado do Van Gogh Museum e do Rijksmuseum onde também se encontram as grandes letras “I amsterdam“.

Escolhemos deixar o Rijksmuseum para o dia seguinte, para o podermos visitar com mais tempo, e fomos visitar o Van Gogh Museum. Os bilhetes custam 19 euros, mas no website do próprio museu avisa que os bilhetes vão subir para 20 euros a partir de dia 7 de outubro de 2022.


Van Gogh

Como o nome indica, este museu é uma homenagem ao pintor Vincent Van Gogh. E mal se entra no museu entra-se no mundo de Van Gogh, onde se encontram não só as suas obras-primas, mas também cartas e desenhos que demonstram a visão do artista sobre o mundo. O objetivo de Van Gogh era que as suas obras retratassem os grandes temas da vida como ansiedade, sofrimento, amor e esperança. A obra certamente mais conhecida é a “A noite estrelada” (este quadro encontra-se no museu de arte moderna em Nova Iorque) mas também “Os girassóis”, “Auto-retrato” e “Os comedores de Batata”.

“Starry Night” de Van Gogh que se encontra actualmente no museu de arte moderna em Nova Iorque

Também Van Gogh é conhecido por ter cortado a sua própria orelha esquerda. Este episódio aconteceu quando o pintor tinha 35 anos em dezembro de 1888. Isto aconteceu depois de uma discussão acalorada sobre arte onde foram argumentadas opiniões dispares – enquanto Van Gogh achava que era importante trabalhar a partir da realidade, o seu amigo Gauguin acreditava que a arte devia ser feita a partir da memória e da imaginação. A discussão provocou uma crise em Van Gogh que em completa confusão acabou por cortar a sua orelha. Van Gogh embrulhou a orelha num papel e deu-a a uma prostituta da aldeia que acabou por desmaiar, colocando todo o bordel em comoção. A polícia foi chamada e Van Gogh foi hospitalizado. Durante a sua vida Vincent foi hospitalizado várias vezes com pequenas melhorias seguidas por crises constantes onde o pintor perdia a noção de onde estava e do que dizia. Apesar da deterioração da sua saúde, o pintor nunca perdeu a vontade de pintar e de encontrar conforto e força na natureza.

Mais pormenores sobre a vida do escritor e a evolução da sua doença podem ser encontradas no museu Van Gogh.


Heineken

Em seguida, fomos visitar algo que imagino a maior parte dos turistas faça em Amesterdão – Heineken Experience. Existem vários bilhetes para os mais diversos eventos, mas o preço básico da tour é de momento 21 euros. Durante a visita têm acesso à primeira cervejaria Heineken e a história de como se tornou uma das marcas de cerveja mais conhecidas do mundo. Também vos será dado a conhecer os ingredientes de que a cerveja é feita e o interior da primeira sala de fermentação. Durante a tour existem vários incentivos para tirar fotografias e interação. Claro que como não poderia deixar de ser acaba-se a tour a beber uma ou duas cervejas Heineken. Tal como se aprende a tirar corretamente uma cerveja.

É bastante engraçada a tour e a Heineken sendo uma marca muita conhecida é interessante conhecer o seu passado e como conseguiram atingir um mercado internacional.


Delirium & space cake

Quando saímos já estava a chegar a hora de irmos jantar. Nós tínhamos marcado mesa para um dos sítios que queríamos muito experimentar, o Delirium Cafe Amsterdam, onde existe uma enorme variedade de cervejas disponíveis. Do Heineken Experience até ao Delirium Cafe ainda são cerca de 45 minutos a andar. Nós não nos importámos porque era mais uma oportunidade de ver a cidade especialmente passar pelo Nemo Science Museum de arquitetura interessante. No entanto, talvez para voltar para o centro de Amesterdão é melhor apanharem o autocarro ou táxi, senão contem com mais 45 minutos a andar.

O jantar foi bastante bom e claro que as cervejas fizeram a refeição ser ainda mais agradável. Depois de voltarmos para o centro da cidade decidimos que estava na hora de experimentarmos o space cake, o famoso bolo que contém erva. Lá comprámos um para dividirmos pelos dois, pois as advertências que vinham no pacote do bolo levou-nos a termos alguma prudência. Diz que os efeitos são imprevisíveis, para não exagerar na quantidade que se ingere, e que eles não tomam qualquer responsabilidade pelos danos que uma pessoa pode causar sob o efeito da droga. Dizem que os efeitos se começam a fazer sentir 60 a 90 minutos depois da sua ingestão e que duram cerca de 4 a 6 horas. Bem, eu não sei bem se realmente fez assim tão grande efeito, mas perdemo-nos e andámos bastante tempo às voltas até encontrarmos o caminho para o hotel. Os dois com os telemóveis sem bateria já era previsto que nos íamos perder, tal como já aconteceu noutras cidades e sem efeito de qualquer substância. Portanto, não sei bem se acabou por ter algum efeito e suponho se não teve foi porque também a noite estava bastante fria o que pode cortar um bocado o efeito esperado. Se calhar devíamos ter arriscado e comido um bolo cada.

Eu não voltei a repetir a experiência por isso não sei bem. No entanto, eu diria que foram várias horas até descobrirmos o caminho para o nosso quarto. E podem crer que a alegria foi imensa quando reconhecemos o caminho que nos levaria para o hotel.
Portanto, fica o aviso, tenham sempre bateria no telemóvel e experimentem o space cake.

One thought on “Amesterdão – Dia 2

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s