Açores

Há algum tempo que pensávamos ir aos Açores mas não foi até Janeiro de 2020 que decidimos o fazer. Nesta altura ainda não tínhamos qualquer noção do que se passaria nos meses seguintes e por isso marcámos a viagem para Abril. Como sabem em Abril foi quando praticamente todo o mundo estava em lockdown e por isso mudámos a viagem para finais de Setembro na esperança que nesta altura já pudéssemos viajar. Apesar de insegurança, os Açores se não é o destino mais seguro do mundo é pelos menos um dos.

Decidimos tirar 13 dias de férias e aproveitar para visitar diferentes ilhas e depois de algum pesquisa decidimo-nos pelas ilhas do Pico, de São Miguel, Flores e Corvo. Os voos de Lisboa para os Açores e inter-ilhas foram feitos através da companhia Sata Azores e apesar de ter sido alterado algumas vezes a hora dos nossos voos, acabámos por não termos problemas de maior com estas mudanças de horários. Também quero referir que esta companhia área foi super-rápida e prestável na nossa troca de voos de Abril para Setembro, o que fez com que não tivéssemos chatices de maior.

Sata Azores website: https://www.azoresairlines.pt/en

Para visitar a ilha do Corvo com partida da ilha das Flores fomos de barco pela empresa Atlanticoline que faz a travessia entre as duas ilhas dois vezes por dia para cada lado.

Atlanticoline website: https://www.directferries.pt/atlanticoline.htm

Agora em relação a papelada necessária em tempos de pandemia para visitar os Açores:

  • É preciso fazer o teste de zaragatoa faríngeo-nasal para o COVID-19 72 horas antes do voo e com resultado negativo. Se não o fizerem podem-no fazer à chegada para terão que fazer quarentena até que o resultado vos seja enviado. Para aqueles que não querem fazer o teste de todo, será necessário realizar quarentena de 14 dias no alojamento escolhido – mas suponho que para viajantes como nós esta opção não seja de modo algum viável.
  • Declarações necessárias para serem entregues no momento de chegada aos Açores (no aeroporto da ilha que vocês têm como destino final) podem ser encontradas no site: https://covid19.azores.gov.pt/?page_id=5528
  • No site acima mencionado afirmam que se preencherem o questionário online não é preciso a “Declaração à chegada aos Açores” – no entanto já tínhamos lido (e o que também nos aconteceu) é que no aeroporto pedem os dois questionários – portanto para não terem chatices façam o questionário online e imprimam o email que irão receber com um código e preencham também a declaração que acabei de mencionar.
  • Se vão viajar entre ilhas tem que se preencher a “Minuta de declaração para deslocação inter-ilhas“. Nós como fomos visitar 4 ilhas preenchemos esta declaração toda a informação relevante à ilha de São Miguel (a segunda ilha que iríamos visitar) e no topo do papel as datas com o voo para as Flores e o barco para o Corvo.
  • Se estiverem mais do que 7 dias nos Açores, no 6º dia a contar do dia da realização do 1º teste terão que realizar novo teste faríngeo-nasal para o COVID-19. Nós não sabíamos bem como isto funcionava, mas será a Delegação de Saúde do lugar onde estarão no 6º dia que vos contactará para marcar o teste. Nós recebemos uma chamada numa altura que não tínhamos os telemóveis connosco e depois fartámos nos de ligar até conseguirmos falar com alguém que nos marcasse o teste. Se o fizerem em Ponta Delgada, como nós, contem com cerca de 1 hora de espera para a realização do teste. Os resultados deveram-vos chegar por mensagem no dia seguinte.

Obviamente que tudo isto pode parecer muito trabalho mas se queremos manter os Açores como um dos destinos mais seguros do mundo, estas medidas têm que ser seguidas e cumpridas. E sim, vale a pena todo este esforço e muito mais porque os Açores é um destino lindíssimo, quase poético. Não há nada que não valha a pena visitar nos Açores desde cascatas, a lagoas, a banhos termais e muito mais. Foram 13 dias maravilhosos – foram muitos dias a conduzir, a viver novas experiências e a dizer com orgulho – Eu estou nos Açores.


Próximos posts:

Açores – Ilha do Pico

Açores – Ilha das Flores (1ª Parte)

Açores – Ilha das Flores (2ª Parte)

Açores – Ilha do Corvo

Açores – Ilha de São Miguel

2 thoughts on “Açores

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s