Bruxelas – 1ª Metade do 2º Dia

Aqui vamos ao segundo dia da nossa viagem a Bruxelas. Como viemos só num fim-de-semana prolongado tivemos que aproveitar cada minuto. Fomos primeiro ao pequeno-almoço que como já nos conheço marquei com a reserva do hotel. Se não já sabia que era um stress logo de manhã arranjar sítio para comer. É que ninguém escolhe onde ir comer, depois ficamos com fome e rabugentos e é logo um mal começo do dia. Em relação ao pequeno-almoço no hotel, recomendo mesmo, tem bastante escolha e tudo tem aspecto muito limpo e arranjado.

Então de barriguinha cheia lá partimos para o nosso passeio que era um misto de ver igrejas e monumentos e parar para ir experimentando cerveja. Fomos primeiro à igreja Notre-Dame de Bon Secours que fica na Rue du Marché au Charbon 91. Esta igreja de estilo barroco foi construída quase exclusivamente com arenito branco local. A rua onde se encontra é uma das 7 que nos leva ao Grand-Place. Esta rua é mencionada desde o século XVII.

Em seguida fomos ver o tal memorável Manneken-Pis. Réplicas da estátua estão por toda a parte na cidade, em cafés, em restaurantes, pelas ruas, a sério está mesmo por todo o lado. Eu na verdade estava à espera de uma estátua enorme. Mas não, a estátua é minúscula. Pelo vistos é uma reacção normal. Pelo que li, a estátua actual de bronze foi ali colocada em 1619 para substituir a primeira versão desta estátua que era de pedra. A estátua representa a necessidade da distribuição  de água potável naquela zona. Na verdade, existem várias lendas à volta do Manneken-Pis. Já foram feitas várias tentativas de roubo (o que por acaso não me espanta). Nós tivemos sorte porque tivemos a oportunidade de ver a mudança de roupa da estátua, uma formalidade deveras impressionante que teve direito a procissão e tudo.

Depois de vermos o espectáculo, fomos beber uma cervejinha a um bar que ficava mesmo ao lado da estátua, o Poechenellekelder. Como ainda era cedinho éramos os únicos no estabelecimento. É um sítio que a minha mãe diria que estava cheia de canquilharia, mas na verdade são colecções de tudo e mais alguma coisa. É considerado um dos mais famosos bares da Bélgica. Se querem ver cliquem aqui: http://www.poechenellekelder.be/

Daqui fomos ao Grand-Place. Já lá tínhamos estado na noite anterior, mas em Bruxelas acabas sempre por aqui passar. Tal como o nome indica é a praça central. É onde fica a câmara municipal e a casa do rei (onde se encontra o museu da cidade de Bruxelas). Está inscrita desde 1998 na lista de Património Mundial pela UNESCO. Quando aqui chegámos estava a decorrer um casamento, mas como não nos apercebemos íamos já a caminho do interior da igreja. Só vimos que não era suposto ali estarmos quando a fotógrafa nos pediu para desviar. E assim, no meio do Grand-Place éramos penetras num casamento.

Depois da vergonha que passámos e sem termos entrado na igreja o nosso próximo ponto foi a vez da Igreja St. Nicolas. É uma pequena igreja lindíssima mesmo no meio de Bruxelas que vale a pena visitar. Como vos disse, as igrejas em Bruxelas são mesmo bonitas.

E com isto a nossa manhã tinha quase acabado. Para descansar decidimos, claro está, ir beber mais uma cervejinha e petiscar qualquer coisa a outro bar: À la morte subite. Pelo caminho passámos pelas Les Galeries Royales Saint-Hubert. Estas galerias são em termos muito simples um corredor com lojas e cafés. À la morte subite é um bar famoso que tem o seu nome derivado a um jogo. Para ver a história clique aqui: https://alamortsubite.com/en/. E assim acabou a nossa manhã por Bruxelas.

Para ver o resto da nossa viagem clique aqui:

Dia 1 – Sexta-feira

Dia 2- 2ª metade de Sábado

Dia 3- Domingo

Dia 4- Segunda

Bélgica – Bruxelas

One thought on “Bruxelas – 1ª Metade do 2º Dia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s