3ª Semana

Já estamos na 3ª semana. Estão a aguentar-se? Eu sei, não é fácil, nada mesmo. A mim, pelo menos, apetece-me sempre comer alguma coisa que não devo. Gelado, batatas fritas, fast-food, torradas cheias de manteiga,…. É sempre, todos os dias há uma coisa diferente. É uma luta constante. Mas até estou admirada comigo mesma, estou a conseguir negar os desejos e a resistir às tentações. Por exemplo, no laboratório onde trabalho, à sexta-feira há sempre quem traga doces, ou é alguém que faz anos ou é alguém que vai de licença de maternidade, todas as sextas-feiras há sempre qualquer coisa. E é ver aqueles bolos, bolachas e batatas fritas mesmo ali ao lado. Tão fácil pegar em alguma coisa e comer. Mas não, estou a resistir. Sim, estou mesmo admirada comigo mesmo. Esta semana e a próxima são fundamentais, é onde realmente vejo se a dieta funciona mesmo ou se é só perda de água ou só pelo facto de estar a comer um bocadinho menos. Continuo a fazer exercício de manhã e a cumprir a regra das 1400 Kcal diárias.

Esta semana na aplicação do NHS fala-se mais uma vez de exercício, de continuar motivada a fazê-lo e tentar melhorar a cada semana que passa. Ou seja, a mensagem é: Continuar!

Nesta semana, em relação ao meu peso, comecei com 79,1 Kg e acabei com 77,8 kg. Uau!! Digo-vos que há cerca de 2 anos que não tinha este peso. Quando vim para Inglaterra tinha 76 Kg e aqui comecei a engordar até chegar aos 79 Kg. Depois, neste último ano fui gradualmente aumentando de peso até chegar aos 81,2 Kg, o peso que tinha quando comecei esta dieta (mas por acaso, acho que já tinha pesado mais do que quando comecei há 3 semanas atrás. Por isso, sim, parece-me que a dieta esta a resultar.

Confissão da semana: o meu pecado foi no fim de semana, comi no sábado e no domingo à noite um daqueles gelados da marca Lidl de amêndoas!! Eu sei, eu sei, não devia, mas estava mesmo a apetecer. Mesmo depois de os ter comido, não me arrependi, visto que tinha estado toda a semana a portar-me bem para puder matar este desejo no fim-de-semana!!

Agora, aqui vão as receitas da semanas e já sabem: Vemo-nos daqui a uma semana! Espero que gostem!!!

Pequeno-Almoço

Tosta de pêssego com creme fraîche

20170909_125848

4 porções – 209 Kcal/Porção
Tempo: 15 minutos

Ingredientes:
– 4 Fatias de pão fatiado integral
– 80 Gr de queijo para barrar
– ½ Colher de sopa de extrato de baunilha
– 2 Pêssegos cortados em fatias finas
– 4 Colheres de sopa de creme fraîche

Preparação:
Torre as fatias de pão. Misture bem o queijo com o extracto de baunilha e barre com esta mistura as 4 fatias de pão. Partilhe as fatias de pêssego pelas 4 fatias e coloque uma colher de sopa de creme fraîche em cada.

 

Omelete saborosa

20170910_121606

4 porções – 190 Kcal/Porção
Tempo: 25 minutos

Ingredientes:
– 2 Colheres de sopa de azeite
– 1 Pimento verde sem sementes e picado
– 1 Pimento amarelo sem sementes e picado
– 2 Cebolas médias picadas
– 8 Ovos
– 4 Colheres de sopa de leite
– Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Em uma frigideira antiaderente aqueça 1 colher de sopa de azeite. Adicione os pimentos e as cebolas e deixe refogar por 3-4 minutos até os pimentos e as cebolas ficarem macios. Reserve.
Bata os ovos com o leite e tempere com sal e pimenta. Aqueça em outra frigideira antiaderente o restante azeite e junte os ovos mexidos com o leite. Deixe por 1-2 minutos até cozer a base da omelete e em seguida junte os pimentos e a cebola por toda a superfície e vá enrolando cuidadosamente até formar a omelete. Corte a omelete em 4 partes iguais e sirva.

Almoço

Bolinhos de batata com salada colorida

20170903_130517

4 porções – 145 Kcal/Porção
Tempo: 30 minutos
Ingredientes:
– 500 Gr de batatas médias raladas
– 1 Cebola ralada
– 1 Courgete ralada
– 1 Ovo batido
– 2 Tomates
– 4 Colheres de sopa de milho
– 1 Cebola roxa picada
– 1 Colher de azeite
– 1 Colher de sopa de vinagre
– Pimenta e sal q.b.

Preparação:
Enrole as batatas e a courgete em papel de cozinha e retire o excesso de água. Em seguida, junte a cebola e o ovo. Misture tudo muito bem. Com uma colher de sopa retire uma porção. Com as mãos, molde até formar uma bolinha e coloque-a em um tabuleiro que possa ir ao forno, untado com azeite. Repita este processo e faça 12 bolinhas da mistura de batata. Leve ao forno por 225ºC por 20 minutos, até ficarem crocantes. Entretanto, faça a salada. Corte os tomates em pequenos cubos e misture com a cebola roxa e com o milho. Tempere com sal, pimenta, azeite e vinagre.
Por cada pessoa, sirva 3 bolinhos de batata acompanhados com salada.

Batata assada com frango e tomate

20170906_131252

4 Porções – 353 Kcal/Porção
Tempo: 30 minutos

Ingredientes:
– 4 Batatas grandes
– 200 Gr de peito de frango cortado aos cubos
– 1 Colher de sopa de orégãos
– 8 Tomates
– 150 Gr de iogurte natural
– 2 Cebolas picadas
– 1 Colher de sopa de azeite
– Pimenta e sal q.b.

Preparação:
Lave bem as batatas, seque-as e pique-as várias vezes com uma faca. Esfregue umas gotas de azeite pela casca de cada batata, tempere-as com sal e leve-as ao forno pré-aquecido a 200ºC por 1 hora e 15 minutes ou até as batatas estarem cozidas.
Quando as batatas estiverem quase prontas, coloque a cebola e o frango numa frigideira antiaderente quente com umas gotas de azeite e frite por 6-8 minutos, até ganharem cor. Adicione os oregãos, o sal e a pimenta. Entretanto, corte os tomates em cubos, limpando-os de sementes. Quando o frango estiver frito, junte os tomates e o iogurte. Misture bem. Sirva cada batata com ¼ da mistura do frango.

Jantar

Frango agridoce

20170823_192958

4 porções – 295 Kcal/Porção

Tempo: 50 minutos

Ingredientes:

– 150 Gr de arroz branco

– 1 Lata de ananás em sumo natural

– 1 Colher de sopa de farinha maisena

– 2 Colheres de sopa de polpa de tomate

– 1 Colher de sopa de molho de soja

– 2 Colheres de sopa de azeite

– 300 Gr de peito de frango cortado em cubos

– 1 Cebola cortada em fatias finas

– 1 Pimento sem sementes e cortado em pedaços

– 2 Tomates cortados em quartos

– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza o arroz em água temperada de sal.

Entretanto, Corte as argolas de ananás em pedaços. Ao sumo de ananás, coloque-o numa tigela, junte a farinha maisena e mexa até ficar um molho cremoso e liso. Junte então a polpa de tomate e o molho de soja. Mexa e reserve.

Aqueça o azeite numa panela e frite os pedaços de frango por 3-4 minutos. Adicione ao frango a cebola, o pimento, mexa e deixe cozinhar por mais 3-4 minutos. Em seguida, junte o tomate e o ananás. Mexa e por fim adicione a mistura com o molho de ananás e mexa até este engrossar. Rectifique os temperos de sal e pimenta e sirva acompanhado com o arroz branco.

Frango, tomate e feijão no forno

 

20170828_130909

4 porções – 296 Kcal/Porção

Tempo: 45 minutos

Ingredientes:

– 200 Gr de peito de frango cortado aos cubos

– 2 Colheres de sopa de azeite

– 1 Cebola grande picada

– 1 Colher de sopa de orégãos

– 1 Lata de tomate picado

– 2 Latas de feijão vermelho cozido e escorrido

– Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por temperar o frango com sal e pimenta e grelhe-o. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Aqueça o azeite numa frigideira e refogue a cebola com os orégãos por 10 minutos. A cebola nesta altura deve estar macia mas não dourada. Adicione os tomates e quando começarem a ferver, baixe o lume e deixe cozinhar por 5 minutos. Mexa ocasionalmente e no fim do tempo, tempere com sal e pimenta. Junte os feijões e misture bem. Transfira esta mistura para um pirex que possa ir ao forno, coloque os pedaços de frango por cima e leve ao forno por 20 minutos. Está pronto a servir.

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s