Chegada a San Cassiano nos Dolomitas

Pensione Edelweiss em San Cassiano

Quando chegámos a San Cassiano encontrámos estacionamento na parte detrás da Pensione Edelweiss. Apesar de não haver muitos lugares nunca tivemos problemas em estacionar, até porque nos disseram que podíamos estacionar nos lugares destinados ao alojamento do lado. Depois de tirarmos as nossas malas do carro subimos a estrada até à entrada da pensão. Ainda antes de entrarmos, reparámos na bonita igreja que ficava mesmo em frente à pensão, a igreja de San Cassiano com as montanhas altas e imponentes ao fundo. Só isto prometia ser um bom lugar onde ficar. Fomos recebidos por uma rapariga super simpática, a Jo, a quem ficámos a conhecer durante a semana e até foi ela quem nos falou sobre a língua oficial da zona, o Ladin. Aliás em conversa durante um dos pequenos-almoços ela acabou por nos contar como era viver nos Dolomitas durante todo o ano e como varia as marés de turistas. Também ficámos a conhecer a mãe, que era a dona da pensão. Fomos mesmo muito bem recebidos por ambas que foram sempre muito prestáveis em tudo o que pedíamos.

Entrada para a Pensione Edelweiss em San Cassiano

Como no início da viagem pensávamos que tínhamos de sair de manhã muito cedo (de acordo com o que tínhamos lido sobre os Dolomitas) e como o pequeno-almoço só começava às 8, a dona da pensão e a filha concordaram em deixar-nos o pequeno-almoço num saco para o irmos buscar à recepção quando saíssemos. E das duas vezes que o fizeram os sacos vinham bem recheados com 4 sandes (2 para cada um, e cada uma feita com um tipo de pão diferente), 2 fatias de bolo e 2 sumos. Depois dos dois primeiros dias apercebemo-nos que não era preciso acordar assim tão cedo nesta altura do ano e a partir do terceiro dia já tomávamos o pequeno-almoço na pensão antes de sairmos. Mas aquele pequeno-almoço empacotado deu-nos imenso jeito já que com toda aquela comida não era só pequeno-almoço mas também almoço.

O quarto onde ficámos era simples, mas espaçoso e tinha varanda a qual aproveitámos num dos dias para jantar al fresco. E todos para ver a paisagem. Como o nosso quarto era voltado para a parte detrás não tivemos grandes problemas com o toque da igreja, o que tínhamos lido era algo que tinha aborrecido alguns dos hóspedes. Para mim, esta foi uma das melhores estadias desde há muito tempo. Vê-se que este é um negócio de família sendo a pensão gerida pela mãe e pela filha que tem também uma loja de recordações colada à pensão. Do outro lado da estrada, o restaurante-pizzaria La vita è bella é gerido pelo filho da dona da pensão. Também jantámos neste restaurante num dos dias e viemos apenas para bebidas noutro. Muito bom ambiente, muito bem recebidos e tivemos imensa pena de nos virmos embora. Por isso, aconselho imenso este local, nem que seja apenas para passarem uma noite antes de seguirem com o vosso itinerário.

Vista do nosso quarto na Pensione Edelweiss em San Cassiano

O website oficial da Pensione Edelweiss pode ser acedido através do seguinte link: https://www.pensionedelweiss.it/en/home-english/

Nós como o normal fizemos a reserva pela página da Pensione Edelweiss no Booking.com: para aceder clicar aqui

Restaurante L’Fanà

Para jantar naquela primeira noite não queríamos ter de ir muito longe e o ideal até seria poder ir a pé. Perguntámos à rapariga da recepção que nos recomendou o restaurante Mumant. O engraçado é que falámos deste restaurante durante toda a semana, mas acabámos por nunca lá ir. Pelas fotografias deste restaurante parece caro e os pratos vamos dizer sem muito conteúdo. Mas posso estar completamente enganada. E por isso deixo aqui o website do restaurante Mumant: https://www.mumant.it/it/

No final acabámos por pegar novamente no carro e conduzir até à vila seguinte, La Villa Stern, e jantar no restaurante L’Fanà o qual nos tinha chamado a atenção quando estávamos a ir para o hotel.

Prato tris di canederli con cappuccio do restaurante L’Fanà

Quando entrámos fomos rapidamente direccionados para uma mesa e o serviço foi excelente tal como a comida. Pedimos dois pratos principais e depois uma pizza para dividir. Fizemos este pedido sem contar que cada prato traria imensa comida e por isso no final da noite estávamos completamente a abarrotar. Mas gostámos tanto deste restaurante que viemos cá noutra noite.

Nesta região a comida local atravessa fronteiras dando a possibilidade de ter uma refeição com pratos italianos e austríacos.Para beber pedimos um aperol spritz e uma cerveja local. Fica aqui a dica que os cocktails tal como o aperol spritz são mais baratos que a cerveja. E para comer pedimos:

  • Tris di canederli con cappuccio – dumplings de espinafres, queijo e speck (uma espécie de presunto fumado específico da zona) com salada de couve
  • Gnocchetti di spinaci con finferli – uma espécie de gnocchi muito pequeninos com espinafres e cogumelos
  • Pizza carbonara
Prato gnocchetti di spinaci con finferli do restaurante L’Fanà

Dos três pratos talvez o que gostámos menos foi os gnocchetti, mas adorámos a pizza e os dumplings. Talvez nos devêssemos ter controlado e pedido só dois pratos porque no final não havia espaço para pensar em sobremesa. Mas assim não teria pedido a pizza, que para mim foi a melhor da viagem.

O website oficial do restaurante L’Fanà pode ser acedido através do seguinte link: https://www.lfana.com/en/restaurant-pizzeria-la-villa-alta-badia. Para nenhuma das vezes que viemos aqui fizemos reserva, mas talvez seja aconselhado fazê-lo em alturas com mais turistas.

Para ajudar a digerir a refeição acabámos a noite a passear pelas bonitas ruas da vila de San Cassiano e assim a ficar a conhecer esta que seria a nossa casa por uns dias.

Igreja de San Cassiano à noite

No próximo post (Seceda, Dolomitas)

No próximo post vamos falar de um dos trilhos que mais gostámos: Seceda. Falaremos também da nossa rápida visita à cidade de Ortisei e onde estacionar na cidade.

One thought on “Chegada a San Cassiano nos Dolomitas

Leave a comment