Ashridge Estate – National Trust

Ashridge Estate

A propriedade de Ashridge, Ashridge Estate em Inglês, foi fundada em 1283 juntamente com a casa Ashridge (Ashridge House). A casa começou como mosteiro envolvido por uma propriedade extensa habitada por veados. O mosteiro foi posteriormente dissolvido em 1539 tornando-se propriedade do rei Henry VIII. O seu papel como propriedade real acabou quando adquirida por Thomas Egerton no início do século XVII.

Quando em 1921 a família Bronlow, a actual proprietária, pôs Ashridge Estate à venda, os residentes iniciaram um movimento de angariação de fundos, ‘Pennies for Ashridge‘. Este movimento tinha o objectivo de ajudar a National Trust tornar-se dona da propriedade. E foi devido a ‘Pennies for Ashridge’ que em 1926 a propriedade de Ashridge no condado de Hertfordshire em Inglaterra tornou-se parte da National Trust. A National Trust para quem não sabe é a maior organização de conservação sem fins lucrativos na Europa sendo o seu foco principal conservar e preservar a beleza natural, locais históricos e habitat naturais.

Parte do trilho ‘Forests’ Walk’ com vista para Ashridge House

A propriedade de Ashridge cobre uma área de 2 mil hectares por onde existe uma enorme diversidade de paisagens destacando-se a floresta de faias e carvalhos antigos e as planícies extensas de calcário.

O website oficial da National Trust com toda a informação útil sobre a propriedade de Ashridge pode ser acedido a partir do link: https://www.nationaltrust.org.uk/visit/essex-bedfordshire-hertfordshire/ashridge-estate


Areas of Outstanding Natural Beauty

A propriedade de Ashridge faz parte geograficamente das Chiltern Hills que pertencem ao grupo das áreas categorizadas como ‘Areas of Outstanding Natural Beauty’ (AoBN). Estas áreas têm um inestimável valor tanto a nível paisagístico como cultural para o país e como tal é onde há um maior esforço de conservação e preservação. No Reino Unido existem 46 AoNB espalhadas pelos 4 países, Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia. Já visitámos outras AoNB como Durdle Door e as falésias Seven Sisters no sul de Inglaterra e a Calçada dos Gigantes na Irlanda do Norte.

Em Ashridge Estate é onde se pode visitar uma floresta de valor inestimável onde se podem encontrar árvores ancestrais como é o exemplo do carvalho da fotografia acima ao qual deram o nome de Bob’s Oak que tem pelo menos 400 anos.

Na altura em que passámos por esta árvore estava em processo gradual de desbastamento para permitir a chegada de mais luz e ar ao solo, o que ajuda a prolongar a vida da árvore. O cascalho em volta da base do carvalho tinha dois objectivos, o de reter a humidade do subsolo e de prevenir que as raízes fossem pisadas por pedestres.


Bridgewater Monument

A forma mais fácil de aceder aos trilhos marcados disponíveis ao longo da propriedade de Ashridge é estacionar na estrada Monument Drive. O parque de estacionamento é extenso e o pagamento de 2 libras é voluntário. Ao fundo da Monument Drive encontra-se uma torre estreita alta.  

Monumento de Bridgewater

Esta torre, a Bridgewater Monument, foi construída em 1832 em homenagem ao 3º duque de Bridgewater, Francis Egerton, como reconhecimento do seu papel na construção da rede de canais durante a Revolução Industrial. Isto antes da propriedade passar para a família Bronlow já no século XIX. O monumento, uma coluna de granito com 172 degraus, pode ser visitada e do seu topo é-vos oferecida uma vista panorâmica sobre a propriedade. De momento, o monumento está encerrado para trabalhos de conservação e espera-se a sua reabertura na Primavera de 2025.


Visitor Centre e Monument Cafe

Mesmo ao lado do Bridgewater Monument e parte do National Trust encontra-se o Monument Cafe onde se vendem refeições ligeiras e bebidas quentes. No Visitor Centre pode-se encontrar não só informação sobre o local incluindo fauna, flora e história, mas também productos de produção regional. E porque isto também é importante saber é aqui que se encontram as casas de banho.


Trilhos de Monument Drive

A partir do Monument Drive existem 5 trilhos marcados ou seja, trilhos onde ao longo do caminho se vão encontrando indicações sobre a direcção a seguir. Os trilhos entre si têm distâncias diferentes desde o mais curto de 3.2Km até ao mais longo de 12.8Km. Para quem é mais aventureiro existe um trilho de cerca de 27Km, o Boundary Trail, que também pode ser divido em dois, trilho norte e trilho sul. Para mais detalhes sobre o Boundary Trail vejam: https://www.nationaltrust.org.uk/visit/essex-bedfordshire-hertfordshire/ashridge-estate.

Os 5 trilhos marcados que partem de Monument Drive são os seguintes:

  • Forests’ Walk (4.8Km)
  • Ranger’s Ramble (4.8Km)
  • Wildlife Walk (12.8Km)
  • Family Cycle trail (trilho para bicicleta) (6.4Km)
  • Mobility Trails (3.2Km) – este trilho é o apropriado para pessoas com problemas de mobilidade motora incluindo pessoas de cadeira de rodas e para carrinhos de bebés
Mapa de Ashridge Estate com vários pontos de interesse e os diferentes trilhos. Mapa retirado de: https://www.nationaltrust.org.uk/visit/essex-bedfordshire-hertfordshire/ashridge-estate

Destes trilhos já fiz dois, o Ranger’s Ramble onde tive a oportunidade única de encontrar um cervo a meio do caminho e o Forest’s Walk que passa junto à casa de Ashridge. Ambos os trilhos dão a oportunidades de passar por florestas de árvores ancestrais, por áreas históricas e zonas muito pinturescas. Cada um destes trilhos demora cerca de 2 horas se se for a passo moderado.


Ashridge House

Apesar de Ashridge House se encontrar na propriedade, esta não faz parte da National Trust. A casa está transformada em espaço para casamentos, conferências e outros eventos. Os 190 quartos disponíveis na casa estão reservados para aqueles que pretendem atender estes eventos.

Fachada principal da Ashridge House

Não me vou estender muito sobre a casa de Ashridge uma vez que nunca lá entrei, nem na casa, nem no restaurante, nem no café ou jardins. Mas o seu exterior é impressionante. A entrada para os jardins, quando não estão a decorrer determinados eventos, estão abertos ao público tendo um custo de entrada de 14 libras por pessoa.

A história da casa segue a da propriedade, uma vez que até 1926 pertenciam ambas ao mesmo proprietário. O mosteiro mencionado no início desta página construído em 1283 chamava-se College of Bohommes Monastery sendo dissolvido em 1539 quando se tornou propriedade privada do rei Henry (Henrique) VIII. A casa de Ashridge foi a casa deste rei por 11 anos e mais tarde herdada pela sua filha Elizabeth.

A casa passou de casa real para casa privada em 1604 e assim o é até aos dias de hoje. Durante este longo período a casa de Ashridge teve vários papéis na história de Inglaterra desde ser centro de treino para o braço conservador político (Conservador Party) e de hospital na 2ª Guerra Mundial.

O website oficial da Ashridge House pode ser acedido através do link: https://www.ashridgehouse.org.uk/

2 thoughts on “Ashridge Estate – National Trust

  1. Pingback: Tring, Inglaterra

Leave a comment