Um dia em Marlow acompanhado por cerveja

A cidade

Marlow é uma cidade que recentemente tive a oportunidade de conhecer. É uma cidade que fica a cerca de uma hora de comboio a partir de Londres (ou 50 minutos se conduzir) e por isso é uma cidade bastante procurada por turistas que procuram fugir às multidões de Londres e ter uma experiência mais tipicamente britânica. Mas não só turistas, também pessoas que vivem em Inglaterra e que querem um dia calmo, mas bonito, escolhem Marlow para uma viagem de um dia. Mas não é ao acaso que Marlow é a cidade escolhida para uma espécie de refúgio.

Vista de Marlow da ponte suspensa

Marlow é uma cidade pitoresca com imensos restaurantes, cafés, pubs e bistros. Especialmente num dia de sol, nada bate uma esplanada junto ao rio Tamisa. O mesmo rio que atravessa Londres. E que dá a beleza à cidade de Marlow.


A ponte

A construção mais conhecida em Marlow é a sua ponte suspensa que atravessa o rio, ponte essa que liga dois condados, Berkshire e Buckinghamshire, desde 1832. Se visitarem a ponte vão encontrar uma placa branca (fotografia abaixo), onde se lê ‘Bridged with Budapest´ (ligação com Budapest usando um trocadilho com a palavra bridge = ponte). Esta placa revela a sua ligação com a ponte Széchenyi que atravessa o rio Danúbio em Budapeste, construída pelo mesmo arquitecto da ponte em Marlow, William Tierney Clark.

Placa na ponte suspensa a indicar a sua relação com Budapeste

A igreja

Mesmo em frente da ponte fica uma igreja que se pode visitar, a All Saints church (igreja todos os santos). Esta igreja tem quase 200 anos tendo sido construída para substituir a igreja anterior, alvo de inundações e danos que destruíram a torre de madeira resultando no colapso do pináculo.


Outras atrações

Em Marlow pode-se aprender a remar, ficando a escola mesmo em frente da ponte, ou onde se pode alugar um barco para passear pelo rio. Alternativamente podem passear pela margem e passar por dentro do Higginson Park, onde também vão encontrar o museu da cidade, este de entrada gratuita.


Fábrica de cerveja Rebellion Beer Co. Ltd

Entrada para o pátio da Rebellion Co. Ltd brewery

Esta foi a nossa verdadeira razão para visitar a zona. E desde que descobrimos este sítio, umas semanas atrás, já cá viemos duas vezes tendo sido mencionada cá em casa pelo menos uma dúzia. Rebellion Beer Co. Ltd brewery abriu em 1993, continuando assim a história da cerveja em Marlow, uma história que remonta a 1758 quando a fábrica de cerveja (brewery) Wethereds abriu até ao seu encerramento em 1988. Como podem ver a Rebellion tinha uma grande responsabilidade, a de continuar um legado com mais de 260 anos. E não é que o fazem? Uma das principais razões para a qualidade da cerveja é a zona geográfica de Marlow. Marlow fica entre as colinas calcárias chamadas de Chiltern Hills, fornecendo uma água rica em minerais e sais, ingrediente importante para a produção da cerveja e para a qualidade do produto final.

No complexo da brewery encontra-se não só a fábrica, mas também uma loja onde se pode comprar as cervejas em garrafa ou até em garrafões para além de outras bebidas como vinhos e gins. Tudo da mesma fábrica. No entanto, para nós a melhor parte é a tenda e o pátio exterior. Na tenda vendem-se cervejas, vinhos, gins e bebidas quentes tais como café e chá. É um ambiente muito agradável, especialmente num dia solarengo. Há várias cervejas à escolha, mas para nós a melhor é uma das cervejas especiais, a white milk stout, cerveja preta que não é preta (fotografia em baixo à esquerda). Estranho, certo?

Talvez o seja, mas é uma das melhores cervejas que já bebi e a razão para voltarmos. aqui Para quem é mais indeciso eles oferecem um ‘beer tasting’ em que cada rack inclui três cervejas à escolha.

2 racks para degustação de cerveja

Aos sábados há sempre uma roulotte a vender comida, sendo que a companhia da roulotte vai mudando todas as semanas. A agenda para cada mês das companhias que vão marcar presença em cada fim-de-semana encontra-se no website oficial (https://www.rebellionbeer.co.uk/). Também às quintas-feiras há comida oferecida pela companhia Olivero’s, da qual digo-vos já para experimentar o pão de alho.

O estacionamento aqui é gratuito, mas para quem não esteja de carro, a fábrica ou cervejaria, como queiram chamar, fica a 30 minutos a pé do centro de Marlow.


Porque não juntar Hughenden ao dia?

Se quiserem fazer deste um longo dia ou até alongar o dia para um fim-de-semana e explorar a área, aconselho a irem até High Wycombe, uma outra cidade que fica a meia hora de autocarro ou 15 minutos a conduzir a partir de Marlow. Nas redondezas de High Wycombe fica um dos locais da National Trust sobre o qual há uma página neste website. Hughenden foi o local que visitámos no Outono do ano passado e sobre o qual deixo aqui o link para lerem tudo sobre a nossa experiência e o que esperar deste local cheio de história: https://viajarcozinharedietar.com/hughenden/


Acreditem quando vos digo que Inglaterra não é só Londres, aliás Londres é uma parte muito pequena do que este país tem para oferecer. E nem sequer estou a incluir a Escócia e a Irlanda do Norte. Vilas pitorescas e paisagens maravilhosas serão aquilo que encontrarão em cada esquina.

2 thoughts on “Um dia em Marlow acompanhado por cerveja

  1. Pingback: Viagens de 2024

Leave a comment