Castelldefels e Gavà, antes e entre Barcelona

Conteúdo nesta página:

  1. Restaurante Kinza Villa
  2. De Castelldefels a Gavà
  3. SANTAGLORIA café
  4. Restaurante La brasa 2022
  5. El Café de la Rambla

Castelldefels e Gavà são duas cidades a cerca 20 quilómetros de Barcelona e óptimas opções para quem quer conhecer Barcelona, mas não queira pagar os preços quase proibitivos da grande cidade. Se quiserem aproveitar a praia aconselho mais Castelldefels, mas para quem quer visitar Barcelona diariamente Gavà é a melhor opção. As ligações entre Gavà e Barcelona decorrem várias vezes ao dia e pode-se viajar de autocarro, porém a forma mais fácil é de comboio, que se for o directo, demora 20 minutos.

Na primeira noite em que chegámos a Espanha, já no final do dia, apanhámos o autocarro L99 para Castelldefels. Depois de uma viagem que demorou cerca de 45 minutos chegámos ao Hotel C31, onde fizemos o check-in digital. Como sabíamos de antemão que íamos chegar depois da hora normal do check-in, tínhamos informado o hotel que nos enviou por mensagem o código de entrada para a propriedade e para o nosso quarto.


Restaurante Kinza Villa

Depois das primeiras impressões feitas no nosso quarto voltámos para a rua para jantar. Estivemos divididos entre algumas opções, mas até nem procurávamos nada de especial. Tentámos primeiro o Mincho Bar Pineda, que nos pareceu uma opção simples com vários petiscos, mas quando chegámos vimos que estava encerrado. Acabámos por entrar no restaurante Kinza Villa, um restaurante de comida tradicional da Geórgia. Apesar de tentarmos sempre experimentar a cozinha local o horário tardio não dava para muitas procuras.

Kinza Villa está extremamente bem avaliado e o seu decor é de uma certa classe sem ser pomposo. Como estava bastante calor, mesmo à noite, decidimos ficar numas mesas exteriores. Neste restaurante acho que o nosso erro foi ter pedido demasiada comida com dois dos pratos de queijo – e atenção que eu adoro queijo, mas até eu senti um ligeiro enjoo com a overdose deste lacticínio no final da refeição.

Como entradas pedimos Tolma que foi o melhor prato da nossa refeição (16.00 euros). Tolma é um prato que consiste em couves enroladas e recheadas com carne e especiarias.

Depois cada um pediu outro prato, o meu marido pediu o tradicional Khachapuri Adjaruli, que é uma espécie de pão em forma de barco recheado com queijo e gema de ovo (17.90 euros). Eu pedi Mkhlovani, que é uma variação daquilo que o meu marido pediu, mas com espinafres e queijo (17.50 euros). Para acompanhar pedimos uma cerveja tradicional georgiana, a Kapiani (5.00 euros cada). A refeição ficou meio carota para o que estávamos a contar, mas como disse pedimos demasiada comida. Acho que a Tolma com um outro prato tinha chegado. Apesar do atendimento não ter sido o mais amistoso, gostei bastante da decoração e do ambiente, especialmente indicado para uma noite de Outono com temperaturas de Verão.

Depois da refeição já não fizemos grande coisa sem ser voltar para o hotel.


De Castelldefels a Gavà

No dia seguinte acordámos com um lindíssimo céu azul sem nuvens, onde se adivinhava mais calor. Foi nesta altura que nos apercebemos da bonita paisagem que tínhamos da varanda do nosso quarto.

Vista do nosso quarto no Hotel C31

Depois de um bom pequeno-almoço, sem exageros, que o queijo ainda nos corria nas veias, fomos a pé desde Castelldefels até à estação de comboios em Gavà. Podíamos facilmente ter apanhado o autocarro, novamente o L99, mas acho sempre que andar pelas ruazinhas da cidade é a melhor maneira de a conhecer. No entanto, percebo quem não o queira fazer já que se demora cerca de 1 hora a completar este percurso.

Pequeno-almoço no Hotel C31

Quando chegámos à estação de comboios foi quando decidimos que bilhetes de transporte comprar, dos quais já falei no post anterior (cliquem neste link se quiserem saber mais: Preparativos para Barcelona).

Entretanto fomos ter com o resto da família que chegava de Portugal para irmos fazer o check-in no Dolce Gava. O check-in só começava às duas mas tínhamos pedido se não podíamos fazer o check-in um bocadinho mais cedo, para não irmos com as malas para Barcelona. Felizmente a senhoria conseguiu acomodar o nosso pedido.

  • Para mais informações sobre a acomodação Dolce Gava clique nos seguintes links: Booking.com ou Airbnb

Depois do check-in feito fomos passar o resto do dia a Barcelona. Mas estando hospedados em Gavà, apesar de não termos explorado muito a cidade, acabámos por conhecer alguns dos cafés e restaurantes perto do apartamento.


SANTAGLORIA café

O primeiro pequeno-almoço foi no café SANTAGLORIA. Mesmo sendo cedo, a pastelaria já estava aberta e com muitas opções por onde escolher. Assim aproveitámos para conhecer uma pastelaria típica de Espanha numa cidade acolhedora como Gavà.

As muitas escolhas da pastelaria SANTAGLORIA café

Eu pedi um cappuccino com um croissant misto, um pequeno-almoço não muito diferente do português. No entanto, houve quem pedisse panquecas e chocolate quente para uma refeição mais especial. Este pequeno café tal como os outros locais onde fomos em Gavà ficavam perto (ou na) estrada principal, a Ramblas de Maria Casas, que vai dar à estação de comboios, o que nos deu imenso jeito.

Capuccino com croissant misto
Panquecas com frutos vermelhos e chocolate quente

Restaurante La brasa 2022

Outro local que experimentámos, agora para a ceia, dá-se pelo nome de La brasa 2022. No segundo dia da viagem, Sábado, acabámos por não ter muita fome ao jantar pois tínhamos andado a petiscar por Barcelona (uma visita da qual falarei noutro post). Foi assim que decidimos ir a este restaurante para umas tapas. No entanto este local é conhecido, tal como o nome indica, pelos grelhados como kebabs, costeletas e entrecosto. O que é engraçado é que este restaurante até nem está muito bem avaliado na net, mas foi o que nos foi recomendado pela minha amiga que é de Gavà. E pela nossa experiência não temos nada contra. Talvez o restaurante tenha um ambiente menos formal, alguns chamariam este tipo de restaurante de tasca, mas isso não fez com que não disfrutássemos da refeição.

O restaurante fecha bastante tarde e quando chegámos já era perto das 10 da noite. Para petiscar pedimos algumas das iguarias locais como as patatas bravas, calamares e pimientos padrón. Também aqui os preços foram bastante confortáveis para as nossas carteiras. Tudo acompanhado com um grande copo de Tinto de Verano.

Para mais informações sobre este restaurante clique no seguinte link: https://la-brasa-2022.eatbu.com/


El Café de la Rambla

Os locais mencionados acima, o SANTAGLORIA café e o restaurante La brasa 2022, foram os que experimentámos no Sábado. No Domingo, no dia em que voltámos para casa, decidimo-nos por um pequeno-almoço com mais consistência, mais uma espécie de brunch. E foi assim que acabámos sentados à esplanada no El Café de la Rambla.

Houve inicialmente alguma confusão porque era preciso ir ao balcão pedir e tal como se espera numa cidade mais pequena, a língua falada era o espanhol e muito pouco o inglês. Isto deu azos a alguns enganos em relação àquilo que se pensava ter pedido e aquilo que nos chegou à mesa. Mas isto foi mais uma razão para a galhofa do que outra coisa.

Mesmo que não se venha com intenções de um grande pequeno-almoço este é um óptimo local para bebericar um simples café ou um cappuccino durante uma manhã bonita e sossegada como aquela que nos recebia.

Para mais informações sobre este café incluindo menus e horários de funcionamento clique no seguinte link: https://elcafedelarambla.es/


Como disse acima apesar de não termos explorado muito a zona, por exemplo não fomos até à praia nem visitámos museus ou locais históricos, gostámos imenso de ficar e conhecer Gavà. Um local certamente com carácter mas sem a confusão constante de uma cidade grande.

2 thoughts on “Castelldefels e Gavà, antes e entre Barcelona

Leave a comment