Berkhamstead era antigamente uma cidade importante para o comércio e por isso é categorizada como a historic market town. Hoje em dia Berkhamstead é uma cidade vibrante com imensos restaurantes e bares com vários locais para visitar, como o castelo e as trincheiras. Esta cidade pode fazer parte de um itinerário de um dia ou de um fim-de-semana que inclua explorar Ashridge Estate do qual falei a semana passada.


Como chegar
Transportes públicos
Para chegar a Berkhamstead a partir de Londres basta apanhar um comboio em Euston. A viagem demora cerca de 30 minutos. A estação de comboios em Berkhamstead fica mesmo ao lado das ruínas do castelo e a mais ou menos 10 minutos a pé do centro da cidade.
Carro
Se vierem de carro para Berkhamstead, o que aconselho se também quiserem visitar outros locais como a Casa de Ashridge ou Berkhamstead Commons ou até Tring, podem deixar o carro no parque de estacionamento ao pé do canal. No Google Maps este parque de estacionamento chama-se ‘Free Parking by canal in Berko’. Estacionar aqui é completamente gratuito nas primeiras 4 horas. Se se vierem de Londres a viagem pode demorar até uma hora, mas se por exemplo partirem do norte de Londres como Watford a viagem é de apenas 20 minutos.
Locais para visitar
Grand Union Canal


O canal que divide a cidade de Berkhamstead liga Londres a Birmingham com uma extensão de 220Km. Este canal é a razão pela qual a cidade tinha um papel comercial tão importante. Até porque este canal era uma das principais formas de transporte. Se o tempo deixar uma das melhores coisas para fazer é passear junto ao canal. O conjunto de várias pontes, barcos e casinhas proporcionam bonitos cenários. Se o fizerem aproveitem para passar pelo Totem Pole erguido em 1968. Este é um genuíno totem canadiano encomendado por William Jonh Aslford como agradecimento aos residentes da ilha de Vancouver por terem salvo o seu irmão. O Totem Pole é de cedro vermelho com uma altura de 9 metros.
Castelo

s ruínas do castelo de Berkhamstead podem ser visitadas gratuitamente e é um dos pontos de paragem obrigatória na cidade. O castelo foi construído no final do século XI como um castelo de motte-and-bailey (castelo de mota). Os castelos de mota foram os precursores dos castelos de pedra da Idade Média. Estes castelos eram formados por duas partes, a mota, um monte de terra em forma cónica e um recinto fortificado. Uma grande parte das pedras que formavam o castelo foram roubadas durante o século XVI deixando as ruínas que ainda hoje ali se erguem.
Trincheiras de Primeira Guerra Mundial
As trincheiras é outro dos locais a não perder devido ao seu valor cultural. É possível visitar as trincheiras a pé – do centro da cidade demora-se mais ou menos meia hora. Se se for de carro a viagem demora menos que 5 minutos. Para estacionar basta virar à esquerda no cruzamento que fica em frente ao memorial de guerra (uma coluna branca alta). O parque de estacionamento é de terra batida e gratuito. As trincheiras ficam mesmo ao lado do campo de golfe.


Durante a Primeira Guerra Mundial toda esta zona envolvente de Berkhamstead foram transformadas em campo e base de treino do corpo militar britânico (Army Service Corps), que aqui em Berkhamstead eram apelidados como Devil’s Own (em português: próprio do diabo). Perto da estação de Berkhamstead estabeleceu-se um acampamento que albergava mais de 2000 pessoas, e que se foi estendo para muitos dos edifícios da cidade. Como se pode imaginar o impacto na cidade foi imenso, com recrutas a passarem vários meses em treino intensivo antes de serem enviados para outros regimentos. Em 1918, mais de metade dos 12.000 oficiais foram vítimas da guerra contando entre estes 2200 mortos.
Para estes recrutas a estadia em Berkhamstead era a última antes de serem enviados para os horrores da guerra. As trincheiras em Berkhamstead com cerca de 12KM eram usadas como exercícios de campo que incluíam aprendizagem em tácticas de ataque e uso de equipamento.
Restaurantes e bares
Giggling squid

Giggling Squid é uma rede de restaurantes de cozinha tailandesa em Inglaterra. Em Berkhamstead, Giggling Squid fica no centro da cidade e é uma óptima opção para uma refeição local. Aconselho o salt and pepper squid (lulas com sal e pimenta) para entrada. Este é um dos pratos mais conhecidos e pedidos do restaurante. Para prato principal existem imensas opções e o difícil é escolher. E não só a comida é de grande qualidade, mas também a decoração faz desta refeição uma experiência bastante especial.

Raising Sun Freehouse
Raising Sun Freehouse fica também perto do centro da cidade, a cerca de 5 minutos do castelo. Este bar fica mesmo ao lado do canal e por isso é uma óptima opção para os dias de sol. Existem imensas opções de cervejas, cidras e outras bebidas. Quando visitámos este pub decidimos ficar nas mesas da esplanada e por isso não posso dizer como é a atmosfera dentro do pub, mas é com certeza um dos mais procurados pelos locais de Berkhamstead e arredores. Na esplanada encontrámos a verdadeira essência inglesa – uma pint na mão e a aproveitar cada bocadinho de sol.


The Three Horseshoes
Para aqueles que queiram fazer um longo passeio ao longo do canal, aconselho uma paragem no pub The Three Horseshoes. Este pub ficando mesmo junto ao canal forma um cenário encantador. Também é possível chegar ao pub de carro. Para quem visita Inglaterra uma das experiências obrigatórias é experimentar a comida de pub – como o fish and chips (peixe frito com batatas fritas), ou se vierem no Domingo o famoso Sunday roast com carne assada, vegetais e o famoso yorkshire pudding (uma espécie de pão em forma de uma pequena tigela – esta é a melhor forma que tenho para descrever). Mas para quem procura só uma bebida, este pub também é o local ideal especialmente quando o sol aparece.


Outros locais a visitar na área:
One thought on “Berkhamstead, Inglaterra”