A história de Knebworh House cobre um período de mais de 500 anos associado aos seus donos, a família Lytton. A casa Knebworth foi comprada em 1490 por 800 libras, por Robert Lytton e ainda hoje é residência da família Lytton. Por ainda ser residência de família, a casa encontra-se fechada ao público entre outubro e março. Entre abril e setembro, a casa, tal como os jardins, podem ser visitados durante os fins-de-semana ou em certos dias da semana.
Tudo sobre Knebworth House incluindo eventos, história da casa, horários, etc., pode ser encontrado no website oficial: https://knebworthhouse.com/

Filmes e Concertos
Em certos fins-de-semana há eventos especiais como exibições de carros, tours de fantasmas, festivais e muitas outras atrações. Na verdade, é bastante provável que já tenham visto a casa Knebworth em algum filme, uma vez que foi palco de filmagens em imensos como Harry Potter, Batman, Paddington e também em algumas séries históricas, talvez a mais conhecida seja a Coroa (the Crown). Mas apareceu em muitos mais filmes e séries, de tal maneira que existe uma exposição em Knebworth sobre os filmes, tal como concertos que tenham decorrido nos jardins e campos em redor pertencentes a Knebworth House. Foram aqui recebidos os Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen, Oasis. E estes são apenas alguns exemplos. Knebworth House era um dos maiores palcos de concertos pela sua proximidade a Londres. Atualmente estes grandes concertos acontecem com menos frequência já que a arena O2 em Londres é mais acessível. Tal como a Arena no estádio de Wembley, onde nós tivemos oportunidade de ver os ZZ Top.


À espera do rei
Mesmo sem concertos, Knebworth House é um local cheio de história e cultura. Knebworth House fica no condado de Hertfordshire, um condado antigamente focado na caça. Este seu passado é refletido no símbolo do condado, um veado. E espalhadas por Hertfordshire havia várias casas de nobres, casas essas que podiam receber a família real a cada instante. Para dizer a verdade, houve várias famílias que ficaram na pobreza devido a estas visitas. Imaginem que vão receber o rei e o dinheiro que vão gastar para puderem oferecer tudo o que há de melhor. Afinal quem quer desagradar o rei? As contas somavam para ter tudo preparado. E por vezes a família real não chegava a aparecer. Ou então aparecia para ficar na casa e por vezes era esperado que a família que lá vivia saísse para dar espaço à família real. Afinal a terra em toda a Inglaterra pertence ao rei. Até aos dias de hoje.


Claro que hoje em dia não se espera que o rei venha cá a casa e fique nela a viver, mas quando se compra uma casa tem que se pagar a terra, a terra emprestada pelo rei. Não vos parece este tipo de regime uma coisa de um passado distante? Pois é a realidade no Reino Unido.
Bilhetes e como chegar
Voltando a Knebworth House especificamente, a casa pode ser visitada tal como os jardins. A visita dentro da casa é guiada e demora cerca de 1 hora. Os bilhetes podem ser adquiridos online e ainda têm um desconto que não terão se os comprarem presencialmente Os preços diferem dependendo se estão a comprar bilhetes para um evento em específico ou para ‘apenas’ visitar a casa e os jardins. Com a compra dos bilhetes têm direito também a estacionamento. Eu vim de carro até aqui, mas também se pode chegar a partir de Londres sem conduzir. Do centro de Londres é preciso apanhar um comboio até Stevenage, que demora cerca de meia hora, e depois o mais fácil é apanhar um Uber/Bolt ou algo do género. Infelizmente nenhum autocarro para ali perto e também não há entrada pedonal para Knebworth House.
História
Depois da maioria das praticalidades faladas vamos então à visita à casa Knebworth. A casa foi comprada por Robert Lytton, membro do Conselho Privado e confidente próximo do rei com as funções de Sub-tesoureiro e Guardião do Guarda-Roupa. (Ouçam isto eram outros tempos, altura em que alguém cuidava do guarda-roupa real. Pergunto-me se ainda hoje é assim). Duas gerações passadas depois de Robert, e foi Elizabeth Lytton quem herdou a casa. Elizabeth, viúva com três filhos, mandou destruir 3 alas da casa de Knebworth, mantendo uma, a que hoje permanece e que pode ser visitada. Como podem ver a casa de Knebworth teve dimensões imensas comparadas com as de actualmente.

O seu filho, Sir Edward, foi o primeiro barão de Lytton, e foi o seu gosto pelo estilo arquitetónico Tudor Gótico que o fez adicionar à casa as várias gárgulas na parte exterior, que ainda hoje ‘protegem a casa dos espíritos’ e a decoração interior com várias armas tais como espadas. E este estilo arquitetónico é hoje o mais surpreendente quando se visita a casa. Geração seguinte, chegamos a Robert Lytton, vice-rei da India que proclamou a Rainha Vitória como Imperatriz da India. Robert era conhecido pela sua crueldade quando tratava de assuntos internos e externos. Melhor ainda, para acharem este Robert ainda mais charmoso, em 1878 mandou implementar uma lei, a Lei da Impresa Vernácula (Vernacular Press Act), que dava direito ao vice-rei de confiscar qualquer jornal ou documento de impressa que fosse considerado ‘insubordinado’ ou ‘incorreto’. Para o vice-rei, claro está.
A pobre administração, ou melhor, a descuidada administração do vice-rei na India diz-se ter tido um enorme impacto pela fraca resposta dada a um período de seca que começou em 1875 e que levou à Grande Fome entre 1876 e 1878. A Grande Fome levou à morte de entre 6.1 e 10.3 milhões de pessoas.


No entanto, nem todos eram maus na família Lytton. Temos a filha de Edward, Constance, que se tornou uma suffragette, tendo sido presa por isso 4 vezes. Para quem não sabe quem são as suffragettes eram mulheres, normalmente da alta sociedade, que lutavam pelo direito ao voto. O direito ao voto da mulher nas eleições parlamentares e gerais. Este movimento não era de todo pacifico tendo incluindo ataques e destruição de propriedades, incêndios, e muitos mais outros actos criminosos. Quando o movimento começou a crescer, muitas suffraggetes foram presas, sendo a prisão mais conhecida a de Holloway Prison. Constance Lytton esteve presa em Holloway mas também em outras partes do país, contando com 4 aprisionamentos durante a sua vida. Quando na prisão de Holloway as suffraggetes fizeram greve de fome como forma de protesto, foi implementada a técnica de alimentação forçada, técnica essa que consistia em introduzir um tubo pelo nariz das prisioneiras e através desse tubo era depois inserida comida. Como devem imaginar esta técnica levou a vários traumas, pois como é óbvio é considerado uma técnica de tortura. Constance Lytton morreu aos 54 anos de ataque de coração e especialistas dizem que os traumas sofridos pela alimentação forçada levaram à sua morte prematura.
Visita a Knebworth House


Esta é um pouco da história da família Lytton. No entanto, a tour não é assim tão…como direi, Chocante? Marcante? Na verdade, foi bastante diferente. Quando cheguei à casa Knebworth a sessão seguinte estava marcada para dali a meia hora. Aproveitei para ir visitar as exposições sobre os filmes e concertos que a casa foi palco. Existe outra exposição onde são exibidos objectos e relíquias que a família Lytton trouxe das suas viagens à India. Mas ainda antes de visitar estas exposições, subi ao topo da torre de vigia construída durante a época vitoriana, the Watchmen’s Tower. No topo da torre tem-se uma vista imensa sobre os campos à volta de Knebworth House, o chamado Estate (propriedade) de Knebworth
À hora marcada já havia um bom número de pessoas preparadas para a visita guiada. Foi durante esta tour que fiquei a conhecer a maior parte dos factos apresentados neste post tal como fiquei a saber que esta casa não tem o seu aspecto exterior original. Antes da época Vitoriana a casa apresentava uma cor avermelhada dada pelo tijolo. O tijolo foi coberto por estuque e é por isso que hoje o exterior da casa tem uma tonalidade creme.


Depois da tour, era altura de visitar os jardins que cobrem cerca de 113m2. Neste espaço pode-se visitar o labirinto, o jardim das rosas, o jardim de ervas aromáticas, entre outros. Num foco virado mais para a criançada há um trilho de dinossauros, onde, como o nome indica, vai-se encontrando estátuas de diferentes dinossauros enquanto se passeia pelo meio das árvores.


Para além dos jardins é também possível passear pelos campos em redor à Knebworth House. Afinal quem não gosta de dar um passeio no meio do campo num dia de sol? Entre passeios podem uma pausa para um café e mais qualquer coisa no restaurante/café existente ao lado da Knebworth House.
Acabar o dia em Stevenage
A cidade mais perto de Knebworth House chama-se Stevenage e onde, se vierem de comboio, tem de sair para chegarem aqui. Stevenage é uma pequena cidade, mas aproveitem já que aqui estão para visitar o centro histórico. Se ficarem para jantar não deixem de experimentar o restaurante Sala Thong, um restaurante tailandês muito bom. Ou então experimentem, se ainda não tiverem feito, Wagamama, uma franchise de restaurantes inspirada em comida asiática. O restaurante Wagamama fica num meio de uma espécie de centro comercial ao ar livre, o Stevenage Leisure Park, onde há outros restaurantes se quiserem outras opções como por exemplo os hamburgueres dos Five Guys ou o famoso frango do Nando’s.


Para uma experiência mais britânica, nada que depois acabar a noite no pub: The Standing Order – JD Wetherspoon. Acreditem que apenas podem realmente dizer que viveram a cultura britânica depois de beberem uns copos num pub Wetherspoons.
E assim fica a dica, um dia em Knebworth House acabando a noite em Stevenage. Se quiserem prolongar a vossa visita ou se tiverem disponibilidade não deixem de visitar a vila de Hitchin e os seus maravilhosos campos de lavanda (vejam o post aqui).
One thought on “Knebworth House, Inglaterra”