Um dia de autocuidado e descanso em Cambridgeshire

Autocuidado, é uma palavra com tanto potencial, mas normalmente descuidada. E eu sou uma das primeiras pessoas a confessar que o faço – isto é, a parte do descuido!

Numa vida sempre a mil mais frequentemente do que pensamos metemos outras coisas à frente de nós mesmos, como trabalho, tarefas domésticas, marido e família, amigos e muito mais. E mesmo reconhecendo que algumas destas coisas como passar tempo com a família e amigos tem uma parte muito importante no nosso bem-estar, por vezes, é preciso parar e tirar um tempinho, nem que seja apenas umas horas, focadas em nós mesmos.

As banheiras circulares de água quente e a sauna com a forma de barril deitado na horizontal

Eu frequentemente antes ou depois do trabalho gosto de ir correr e uso uma app, a Nike Run Club (NRC) app, que tem a opção de fazer corridas guiadas (as chamadas de guided runs). Uma das coisas que em muitas destes guias é mencionado é como devemos deixar para trás o sentimento de culpa por tirarmos aquele tempo para o exercício físico, longe dos outros, e das coisas que temos ainda para fazer, mesmo quando são milhentas. Eu nunca direi que este é tempo desperdiçado porque sei que correr traz-me benefícios não apenas físicos, apesar de claro estes serem importantes, mas também de alívio psicológico e bem-estar. Talvez só consigamos ser a nossa melhor versão quando também cuidamos de nós. E vou aqui dar fim ao sermão.

Para a Sexta-Feira Santa de 2024 decidimos fazer uma coisa diferente e marcámos uma espécie de spa exterior. Não diria bem que é um spa no sentido de passar o dia entre massagens e tratamentos de pele, mas mesmo assim uma experiência de relaxamento e prazer.

Eu já há algo tempo que tinha curiosidade em visitar este local – ‘PAUS.’ no distrito de Cambridgeshire, perto da cidade de Cambridge. Existem várias atividades organizadas por PAUS., algumas decorrem em dias específicos da semana das quais falarei mais à frente neste post, mas os pontos principais deste local são a sauna e os hot tub, as banheiras ou melhor barris de madeira de água quente.


Como chegar?

PAUS. fica no meio do campo e por isso a maneira mais fácil para aqui chegar é de carro. No entanto mesmo vindo de transportes é possível chegar de uma maneira relativamente fácil. Se vierem de Londres ou de outra parte do país tem de apanhar o comboio até à estação de Cambridge e depois um autocarro. Se vierem de carro a partir de Londres a viagem demorará entre cerca de 1 hora a 1 hora e meia dependendo do local de partida. Nós demorámos cerca de 50 minutos a partir do norte de Londres.

Paisagem perto do parque de estacionamento em PAUS.

Como e o que marcar?

Para marcações, a forma mais fácil é fazê-las através do site oficial – https://www.paus.life/. PAUS. está apenas aberto de quinta a domingo e dependendo do dia da semana para o qual façam a marcação também o preço das actividades vai variando, mas não de uma maneira extrema. De todo! Normalmente a diferença fica entre 5 e 10 libras.

É sempre melhor confirmar também no website as datas em que se encontram fechados, como por exemplo aconteceu agora no início de 2024.

Se quiserem podem também oferecer um cartão presente para as diferentes actividades.


A nossa experiência

Em relação às diferentes actividades que são organizadas e estão disponíveis em PAUS., vou primeiro falar do que fizemos e depois das outras opções e alternativas.

Dentro da banheira de água quente

O nosso grupo consistia em 3 pessoas e fizemos a marcação para ter acesso às hot tubs (água quente), saunas e também à ‘banheira’ ou talvez o termo mais certo seja ‘barril’ de água fria. A marcação mais ‘básica‘ inclui acesso a estes três locais durante 3 horas com uma bebida incluída e acesso aos balneários e ao trilho sensorial do qual falarei já de seguida. Isto ficou-nos a 50 libras cada, uma vez que viemos num sábado. Se vierem numa quinta ou sexta-feira o preço é mais barato, 40 libras na quinta ou 45 libras na sexta.

Nós tínhamos marcado as nossas 3 horas para entre as 3 e as 6 da tarde, com a intenção de vermos o pôr do sol mergulhados em água quente. Chegámos bastante mais cedo, era pouco mais da uma da tarde, e estacionamos o carro no parque de estacionamento gratuito a clientes. Começámos a subir o trilho de terra e de repente encontrámos o centro de PAUS.. À nossa esquerda tínhamos as 10 banheiras circulares de cedro vermelho ocidental e 2 saunas finlandesas de apecto de barril deitado na horizontal. À nossa frente encontravam-se os balneários e mais à direita o restaurante seguido pelo trilho sensorial, cuja entrada seguia para o interior de um descampado.

Trencho do trilho sensorial

Como tínhamos ainda tempo, aliás foi mesmo por isso que tínhamos vindo mais cedo, fomos explorar o trilho sensorial. Chamam a este trilho ‘Barefoot Sensory Trail’ e como o nome em inglês sugere, é para ser feito descalço. Durante este trilho vamos mergulhando os pés em diferentes tipos de terreno, aplicando assim pressão em diferentes partes do pé. O trilho tem um quilómetro de distância e na verdade faz lembrar uma brincadeira de crianças, desde ‘termos‘ de mergulhar os pés em lama, passar por cima de cascalho, serradura, troncos de árvores, pinhas, areia e outros materiais reciclados como rolhas de cortiça. O objetivo deste trilho e desta experiência é a de aliviar o stress, acalmar a ansiedade e estimular o sono. Atenção que não são obrigados a passar por cima de todos estes pedacinhos de diferentes ‘terrenos’, há sempre a opção de ir pelo relvado ou até de sentarem-se e deixarem-se levar pela atmosfera tranquilizadora.

Trencho do trilho sensorial

Quando chegou a hora da nossa marcação, perto das 3 da tarde, tivemos que primeiro tomar banho.  Os balneários oferecem shampoo e gel de banho, e isto é obrigatório antes de pudermos entrar dentro da banheira ou barril que nos estava destinado. Como é óbvio o banho inicial é para efeitos de higiene, uma vez que durante o dia, outras pessoas usam aquele mesmo barril. Se forem 4 pessoas podem marcar um deste hot tub para os 4, de outra forma, podem acabar por ter de partilhar a mesma banheira com outras pessoas. Por acaso mesmo sendo três, nós ficámos com um hot tub só para nós. Os hot tubs são aquecidos a lenha sendo que durante o período em que as banheiras estão a ser usadas cavados vão sendo adicionados por um empregado, para assim manter a temperatura da água. Mergulhar na água quente tem o objetivo de aumentar a circulação sanguínea, aliviar o stress e a ansiedade, acalmando de forma profunda os músculos. Foi nesta primeira ‘volta’ e já explico o que a ‘volta’ consistia que pedimos as nossas bebidas. Havia algumas escolhas como prosecco, o chamado champagne inglês, muito apreciado por estes lados, gin e tónico ou bebidas não alcoólicas como sumos. Também oferecem água, esta sem qualquer valor acrescido, que vão trazendo ao longo da estadia.

Depois de começarmos a aquecer na água a 40 graus, decidimos experimentar a segunda coisa da lista, a sauna finlandesa, cuja temperatura interior andava por volta dos 100 graus. É de tal maneira quente que o máximo de tempo aconselhado é 15 minutos por ‘sessão’. Experienciar a sauna leva à libertação de endorfinas, a hormona da felicidade. As saunas são também aquecidas a lenha e no seu interior podem encontrar uma ampulheta que vos vai dizendo quanto tempo dos 15 minutos vos falta. Claro que não precisam de ficar lá os 15 minutos, certamente nós não ficámos das 3 vezes que viemos à sauna.

Depois de água quente a 40 graus e sauna a 100, eis que fomos para o próximo desafio, sendo desafio o nome correto. Ou seja, a banheira de água fria. A água estava a cerca de 20 graus e esta experiência supostamente aumenta os benefícios das experiências anteriores, com um aumento da libertação de endorfinas. Eu primeiro pensei que ia entrar e pôr-me aos berros com frio, mas na verdade foi uma experiência muito boa e acabou por ser a nossa preferida. Fizemos esta então ‘volta’ – água quente, sauna e água fria- cerca de 3 ou 4 vezes durante as nossas 3 horas. Mas a escolha é de cada um quanto aonde querem ficar e quanto tempo ficar.

Este ritual de alternar entre o frio e a quente remonta aos antigos egípcios, romanos e grecos. É fácil de perceber porque o ritual se estendeu até aos dias de hoje.

PAUS. ao final da tarde

Só vou aqui escrever, para o caso de não ser evidente, que o local onde estão as banheiras é lindíssimo, super relaxante, e é muito fácil deixarmo-nois levar por aquela onda zen no meio do campo. E ainda é melhor pelas banheiras de água quente e fria se encontrarem no exterior. Depois da nossa hora acabar, as 6 da tarde, fomos tomar banho e realmente apesar de não termos um magnífico por do sol, o ambiente era de sonho.


Outras coisas para fazer em PAUS.

Uma das coisas mais evidentes é experimentar o restaurante. Os pratos são confecionados usando vegetais que são cultivados neste local. Aliás a horta também pode ser visitada. Aconselham a marcar com antecedência mesa no restaurante para não se chegar e não se ter vaga. Nós não tivemos oportunidade de comer aqui, mas pareceu-nos bastante popular. Nós apenas não experimentámos porque ao fim-de-semana deixam de servir comida às 5 fechando às 6. Claro está que não quisemos comer quando estávamos para passar umas horas dentro de água durante a tarde.

Restaurante em PAUS.


À quinta e à sexta-feira estão abertos até às 8 da noite servindo pizzas feitas em forno de lenha a partir das 5 e meia. Outra coisa especial que também acontece às quintas às 5 da tarde e aos Domingos às 3 é o chamado ‘Ice O’Clock’, quando está disponível uma banheira de água com pedaços de gelo. E sim, é para as pessoas entrarem nessa banheira. Confesso que me parece interessante e aterrador ao mesmo tempo.

Para mim, parece-me que o melhor são as quintas-feiras, mas infelizmente para quem trabalha até as 5 da tarde é meio difícil chegar a tempo para a piscina de gelo e para as pizzas. No entanto, para quem estiver de férias ou tiver disponibilidade recomendo escolherem este dia da semana.

Em PAUS. também decorrem outros eventos sempre com o foco no bem-estar físico e mental como aulas de yoga e pilates mas também banhos sonoros e retiros dos mais diversos tipos, uns focados na gravidez outros na menopausa. Organizam até retiros focados no solstício. O que quero dizer é que há eventos e retiros para todos os gostos. Tudo isto podem ver no website do PAUS. cujo link vou deixar aqui mais uma vez – https://www.paus.life/

2 thoughts on “Um dia de autocuidado e descanso em Cambridgeshire

  1. Pingback: Viagens de 2024

Leave a comment