Uma tarde no Aqua Sana spa

Conteúdo desta página

  1. Aqua Sana Forest Spa em Woburn Forest
    1. A nossa experiência em relance
    2. A nossa experiência em mais detalhe
      1. The Blossom Spa
      2. The Herbal Spa
      3. The Fire & Ice Spa
      4. Refeição no Vitalé Café & Bar
      5. Sole Treatment
      6. The Mineral and Gemstone Spa
      7. The Salt Spa
      8. The Sensory Spa
      9. Piscina exterior aquecida

Os ingleses têm imensos hábitos, muitos dos quais são conhecidos, como por exemplo o de beber pints no pub a meio da tarde ou depois do trabalho, o amor por fish and chips (peixe frito com batatas fritas) e até do quanto os ingleses adoram passar a tarde num dos muitos parques quando o sol brilha, já que os dias de sol são raros.

Mas há um outro hábito que apenas fiquei a conhecer ao viver no país: e são os spas. Seja um dia, uma tarde ou mesmo um fim-de-semana é uma experiência que muitos ingleses escolhem para relaxar e recuperar energias. Nós já tínhamos aproveitado um spa exterior do estilo sueco perto de Cambridge chamado PAUS e este ano no final de Fevereiro depois de meses de frio decidimos celebrar o nosso aniversário com uma tarde num dos spas perto de nós.

No spa exterior em PAUS

Aqua Sana Forest Spa em Woburn Forest

Depois de alguma procura, afinal a oferta é muita tal como a variação de preços, decidimos marcar no Aqua Sana Forest Spa em Woburn Forest em Bedfordshire (a norte de Londres). Existem vários pacotes com preços diferentes que variam de acordo com as horas de entrada, duração da estadia e se inclui ou não refeição.

Entrada principal para a Aqua Sana Forest Spa em Woburn Forest

A nossa experiência da qual vou falar aqui será focada no spa em Woburn Forest pois foi neste onde passámos a nossa tarde, mas a empresa tem outras localizações espalhadas pelo país; Whinfell Forest em Cumbria, Sherwood Forest em Nottinghamshire, Elveden Forest em Suffolk e Longleat Forest em Wiltshire.

A nossa experiência em relance

Escolhemos o Pacote Twilight Spa Escape para uma segunda-feira à tarde que incluía:

  • Acesso às instalações das 4 às 8 da noite
  • Acesso a 25 salas de saunas, banhos turcos, a áreas de relaxamento e à piscina exterior
  • Refeição ligeira no Vitalé Café Bar
  • Robe e toalhas fornecidas pelo spa
  • Parque de estacionamento gratuito
  • A trazer: fato-de-banho e chinelos
  • Preço: 79 libras por pessoa

A nossa experiência em mais detalhe

Nós escolhemos o Twilight Spa Escape que nos dava acesso a todas as salas com diferentes experiências, à piscina exterior e também a uma refeição leve de uma bebida e uma tábua de tapas com pratos mediterrâneos. O acesso às instalações era entre as 4 e as 8 da noite e custava 79 libras por pessoa. Para nós ir ao spa será sempre uma experiência guardada apenas para ocasiões especiais e não algo que fará parte das nossas rotinas. Mas acho que esta duração foi a ideal para nós, tivemos tempo para explorar todas as áreas do spa, e ainda aproveitar a refeição e no final a piscina exterior. Tudo sem pressas e sem nos dar demasiado tempo para nos aborrecermos.

O spa faz parte de uma espécie de vila privada no meio da floresta em Bedfordshire, o Center Parcs, onde há também vários restaurantes, trilhos e experiências para miúdos e graúdos como por exemplo o parque de diversões aquático, o Subtropical Swimming Paradise. Também se pode alugar casinhas de madeira (lodges) no meio da floresta para uma estadia mais longa. O Center Parcs é um dos locais ideais para quem tem filhos pois têm imensas actividades para as crianças. Mas aviso que para entrar no spa é preciso ter no mínimo 14 anos e até aos 18 devem vir acompanhados por um adulto. Cliquem no link para visitar o website oficial do Center Parcs: https://www.centerparcs.co.uk/

Como nós só vínhamos para o spa, tivemos de mostrar a nossa reserva na zona das cancelas e depois conduzirmos por dentro desta espécie de resort/parque natural privado até ao spa. Os clientes do spa têm acesso gratuito ao parque de estacionamento.

Num dos trilhos do Center Parcs

Como tínhamos chegado cedo ainda tivemos tempo de explorar a zona e alguns trilhos na floresta, no entanto sem entrarmos em grandes aventuras. E quando chegou a hora da nossa reserva fomos logo para o spa.

Depois de passarmos a recepção e de vestirmos os fatos-de-banho subimos ao piso superior onde se encontra tanto o restaurante como a entrada para o spa. A nossa refeição no restaurante Vitalé Café Bar estava marcada para as 5 da tarde, por isso explorámos primeiro as salas do piso de cima e depois da refeição então as salas do piso de baixo.

As salas estão divididas em 6 secções cada qual com o seu tema e esta foi a ordem por a qual passámos por todas elas:

  • The Blossom Spa
  • The Herbal Spa
  • The Fire & Ice Spa
  • Intervalo para a refeição
  • Sole Therapy
  • The Mineral & Gemstone Spa
  • The Salt Spa
  • The Sensory Spa
  • Piscina exterior

The Blossom Spa

Nesta secção encontram-se 4 salas diferentes; Blossom Heat, Blossom Relax, Blossom Steam e Rain Walk. Começámos pela Blossom Steam, a sala de banho turco com aromas florais e decorada com cores pastéis e assentos que pareciam joias luminosas de cor salmão. Depois passámos pelo chuveiro que imita a sensação de caminhar sobre a chuva, apesar de não termos acertado muito bem com os tempos em cada parte do chuveiro. Este Rain Walk está também em outras secções do spa. Antes de irmos para a próxima zona ainda entrámos no Blossom Heat, uma das saunas mais amenas do spa onde as cadeiras reclinadas se ajustam à curvatura do corpo e onde existe um equilíbrio subtil entre o calor e a humidade. Não entrámos no Blossom Relax, a sala de relaxamento desta secção, aliás só entrámos neste tipo de sala no Salt Spa. Estas salas de descanso não são nem quentes nem frias, mas dispostas de maneira a criar um ambiente que promove o relaxamento.

The Herbal Spa

O banho turco desta zona, a Herbal Inhalation, foi a minha sala favorita deste tipo. As essências de ervas são escolhidas para ajudar a abrir as vias respiratórias e a desbloquear os poros da pele. Das outras duas salas do Herbal Spa, a Herbal Sauna e a Herbal Relax, apenas entrámos na primeira. Nesta sauna são usadas infusões de ervas torradas para limpar as vias respiratórias e aumentar a imunidade.

The Fire & Ice Spa

Olhando agora para trás esta foi a secção do spa que me marcou mais excluindo a refeição e a piscina. Aqui há duas saunas, a Stone Sauna e a Lava Sauna, um chuveiro que tal como o da Blossom Spa pretende dar a sensação de andar sobre a chuva e uma sala de gelo. Nós começámos pela Lava Sauna e deixa-me vos dizer que aqui dentro estava realmente quente. A sala está decorada com tons de vermelho, laranja e preto dando a sensação de entrarmos dentro da terra escaldante. Nem sequer conseguimos estar aqui os 5 minutos que tínhamos mentalmente agendado para cada sala pois o meu fio começou a queimar-me a pele passados poucos minutos. E nós estávamos no degrau mais baixo da sala, onde estava menos calor! Foi por isso que a sala de gelo, à qual fomos a seguir, foi bastante agradável. Apesar de tudo, a sala de gelo era menos fria do que aquilo que o nome indica e a sensação do gelo na pele foi neste caso bem recebida. A ideia é mesmo alterar entre o quente e o frio para ajudar a circulação sanguínea, reduzir inflamação e diminuir os poros da pele. Em seguida, fomos à Stone Sauna mas não era nem de perto nem de longe tão quente como a primeira. Como chegava as 5 horas, a hora para a qual estava marcada a nossa refeição, e como estávamos muito quentes acabámos o Fire & Ice Spa a caminhar pelo chuveiro. No entanto devíamos ter ido para o restaurante depois da sauna ou talvez depois da sala do gelo para não irmos com os robes e as toalhas todos molhados para dentro do restaurante. Foi uma lição que aprendemos.

Refeição no Vitalé Café & Bar

O horário da refeição não foi marcado por nós, mas pelo próprio spa, no entanto como estávamos bem com as 5 da tarde não tentámos mudar a hora. Entrámos no restaurante e demos o nosso nome à entrada. Fomos levados à nossa mesa e passado poucos minutos o empregado chegou para receber os nossos pedidos.

Pedimos dois copos de prosecco que foram prontamente entregues e pouco depois chegou a tábua de pratos mediterrâneos que tinha imenso bom aspecto e que incluía um pratinho de:

  • Azeitonas
  • Húmus
  • Queijo feta com pesto
  • Tomates grelhados
  • Melão com presunto
  • Dolma (folhas de videira recheadas)
  • Focaccia de alecrim e alho
  • Molho de mistura de azeite e vinagre balsâmico

Nós ficámos super bem impressionados com esta parte, não só a comida era muito boa principalmente as dolma, a focaccia e o húmus, como também cada prato vinha com uma boa quantidade para duas pessoas partilharem. Posso confessar que nos sentimos um bocadinho presunçosos enquanto bebericámos o nosso prosecco.

Também há a opção vegetariana se preferirem.

Sole Treatment

Depois desta refeição fomos para a última sala do piso superior, uma sala dedicada aos pés. Parece-me que esta é a sala por onde se começa o spa, mas pronto para nós foi a sala onde começou a segunda parte. Nesta sala encontram-se uma espécie de bidés onde se coloca os pés e se escolhe o tipo de tratamento que se quer por exemplo de relaxe ou de energização. Nós experimentámos 2 dos 3 tratamentos que nos pareceram bastante semelhantes. Por isso decidimos não experimentar o terceiro tratamento e avançar para as secções do piso debaixo.

The Mineral and Gemstone Spa

Começámos o piso inferior por esta secção, onde se encontram as salas Mineral Steam, Crystal Steam e Mineral Room. Também havia o tal chuveiro a imitar a chuva, que desta vez não experimentámos porque nunca o apanhámos vazio. Fomos ao Mineral Steam para começar e no final ao Crystal Steam. Enquanto que na primeira sala o vapor de infusão de minerais ajuda a abrir os poros e a limpar a pele, a segunda usa vapor e rosas para promover o relaxamento. No entanto, o destaque na Crystal Steam é o cristal de ametista que ajuda a iluminar a sala. De todas as salas de banho turco a que me fez mais impressão foi a Mineral Room porque entrei e não conseguia ver nada. A luz ambiente naquele momento era vermelha e o nevoeiro intenso juntos impediam de ver a porta. Diga-se que a minha claustrofobia foi espicaçada enquanto estava quase deitada numa das cadeiras compridas.

The Salt Spa

Nesta zona do Aqua Sana Forest Spa encontram-se 4 salas e nós experimentámos 3, a Salt Sauna, a Salt Steam e a Salt Inhalation. A Salt Steam está decorada com mosaicos, sal cristalizado e luz suave para simular o ambiente de dentro de uma gruta de sal. Os vapores do sal na Salt Steam ajudam a limpar as vias respiratórias e a limpeza da pele. Na nossa última sauna, a Salt Sauna, é usado o sal dos Himalaias que juntamente com ar ionizado e calor suave abre os poros, alivia o stress e melhor o humor. A Salt Inhalation foi a única zona de relaxamento que experimentámos, onde ficámos uns minutos deitados em camas macias sobre estrelas cintilantes e ar envolto em sal dos Himalaias.

The Sensory Spa

Esta foi a zona na qual estivemos menos tempo. Entrámos na sala que se foca na meditação, mas mal entrámos já estávamos a sair, e no final estivemos sentados numa sala onde várias imagens iam aparecendo juntamente com sons e vapores de cheiros calmantes. Mas rapidamente deixámos as salas e as experiências para trás e fomos para a piscina.

Ainda antes quero dizer que todas as salas deste spa têm um objectivo comum; o de transmitir tranquilidade e promover a sensação de bem-estar. Todas as secções têm uma sala de relaxamento decorada com o tema da secção onde se pode sentar, ler, descansar, meditar e até dormir.

Piscina exterior aquecida

Deixámos a piscina para último e sem saber fizemos a escolha certa. Quando saímos para o exterior o sol já se tinha posto e ali estávamos nós dentro de água aquecida sob um céu polvilhado de estrelas. E como o spa fica numa zona com pouca poluição mais estrelas se viam num céu sem nuvens e mais especial foi aquele fim de tarde.

Quando saímos já depois das 8 da noite reparámos que havia várias esculturas de luzes que reluziam contra a luz escura do lago e da floresta, tornando-as ainda mais belas.

Luzes ao pé do lago em Parcs Center em frente à entrada do Aqua Sana Forest Spa

E acabou por aqui o nosso dia no Aqua Sana Forest Spa. Uma tarde diferente numa experiência decadente. Se voltava? Claro que sim e talvez com mais tempo para também explorar a própria floresta e os vários trilhos da zona.

Fica aqui o website oficial para se quiserem também adicionar uma experiência semelhante à vossa viagem ao Reino Unido: https://www.aquasana.co.uk/

Se repararam que não há fotografias do interior é porque não levámos o telemóvel connosco. Aproveitámos esta tarde para também fazer um mini detox de tecnologia. Porque nos dias hoje é preciso fazê-lo de vez em quando.

Leave a comment