Hampton Court Palace

Hampton Court Palace, perto de Londres, Reino Unido faz parte dos Historic Royal Palaces (palácios históricos da realeza). Do mesmo grupo faz parte a London Tower, Banqueting House, Kensigton Palace, Kew Gardens e Hillsborough Castle.


Bilhetes e viagem

Os bilhetes, para cada um destes monumentos, podem ser comprados on-line através do site oficial: https://www.hrp.org.uk/hampton-court-palace, mas se se tornarem membros podem visitar cada um destes locais as vezes que quiserem. Por enquanto – e até ver – o preço anual por membro custa 55 libras por ano. Se quiserem visitar mais do que um dos monumentos pertencentes ao grupo já vale a pena tornarem-se membros, já que nós pagámos 28 libras, cada um, pela nossa visita ao Hampton Court Palace.

Para chegar a Hampton Court Palace vindos de Londres o mais fácil é apanharem o comboio em Waterloo que demora mais ou menos 50 minutos. A estação de comboios em Hampton Court fica a 5 minutos do Palácio. Uma das coisas a ter em conta quando visitam o palácio, independentemente da altura que vão, é o tempo. No mesmo dia podem ter chuva, trovoada, sol e tudo o que fica entre os dois, o que foi o nosso caso. Tivemos chuva miudinha de manhã substituído pelo sol que apareceu entre as nuvens para dar lugar a uma tarde solarenga. Se fica mais bonito com sol, fica, mas não se preocupem que a chuva não rouba a beleza ao local.

Em Hampton Court Palace durante os diferentes meses do ano vão acontecendo diferentes eventos, mas o que nos chamou a atenção foi o festival das tulipas que decorre apenas por 3 semanas entre meados de aabril e inícios de maio. São mais de 110,000 tulipas de várias espécies, cores e feitios criando um ambiente colorido espetacular que mostra o trabalho elaborado, cuidadoso e maravilhoso dos horticultores que aqui trabalham. O festival das tulipas acontece todos os anos durante a mesma altura do ano, normalmente depois da Páscoa, altura em que onde outro evento decorre – a descoberta dos ovos da Páscoa.


História

A surpresa do dia foi a história relacionada com o palácio – o rei e as suas seis esposas – para não falar da criação de uma nova religião para o rei simplesmente se puder divorciar da sua primeira mulher porque esta não lhe deu filhos homens – um gentleman, não vos parece?

Durante a visita pelo interior do palácio podem assistir a um vídeo, bastante bom, onde é explicada a história associada a Hampton Court Palace, ao rei e às suas esposas. Depois do tal vídeo e enquanto se avança pelas várias salas encontram-se os retratos das várias esposas com a respetiva legenda que inclui o nome e o seu destino.

Afinal o que aconteceu em Hampton Court Palace durante o reinado do rei Henry VIII?

Todas as fotografias colocadas neste post sobre as mulheres do rei e do rei foram retiradas do site oficial de Hampton Cour Palace: https://www.hrp.org.uk/hampton-court-palace/

Catarina de Aragão (1485 -1536) – Divorciada

Catarina de Aragão foi a primeira mulher do rei Henry VIII. Desde o casamento que o rei estava obcecado em dar continuação à sua linhagem real. Infelizmente depois de muitos abortos e de nados-mortos eis que nasce a Fevereiro de 1516, Maria. Claro que para o rei uma filha não significava nada, o que ele queria era um filho. E por isso decidiu-se divorciar de Catarina de Aragão e casar-se com uma segunda mulher. A religião católica não permitia o divórcio e por isso o pedido do rei foi negado em Roma. Foi nesta altura que o rei decidiu criar a Igreja Anglicana, uma religião que permitia a sua separação de Catarina de forma legítima.

Anne Boleyn (1501-1536) – Decapitada

Tenho a certeza de que depois de lerem o destino que Anne teve confirmam que Catarina teve sorte. Depois de criar a religião Anglicana, o rei e Anne casam-se a janeiro de 1533. Anne engravida no mesmo ano e dá à luz uma menina a quem deu o nome de Elizabeth. O rei manteve a esperança de que Anne ficasse novamente grávida e que lhe desse o tão desejado barão. No entanto, depois de vários nado-mortos, o rei perde o interesse na esposa de tal maneira que se vira para outras mulheres. O rei decide terminar o relacionamento com Anne e desta vez, em vez de criar uma religião que lhe fosse favorável, o rei Henry VIII decide acusar Anne de adultério e traição. Anne foi decapitada a 19 de maio de 1536 e como tal o casamento anulado.

Jane Seymour (1508-1537) – morreu com complicações pós-parto

Para terem uma boa noção da linha do tempo, Anne foi decapitada dia 19 de Maio e o rei casou-se com Jane a 30 de Maio do mesmo ano. Jane foi a terceira mulher do rei e deu-lhe o que ele mais queria – um filho do sexo masculino – aquele que viria a ser o futuro rei Edward VI. Jane sofreu de complicações pós-parto e morreu em menos de duas semanas depois de dar à luz. Jane foi a única mulher que teve um funeral e que foi enterrada ao lado do rei Henry VIII na capela de St George, no castelo Windsor.

Anne of Cleves (1515-1557) – Divorciada

O casamento com Anne foi politicamente estratégico. O casamento durou apenas 6 meses, após o qual o rei pediu a sua anulação. É a esposa sobre quem se sabe menos, mas foi a esposa que viveu até mais tarde. Deste relacionamento não houve nem filhos nem filhas. Um dos aspetos interessantes foi que antes do casamento, o rei pediu vários retratos de potencias esposas para escolha e Anne por lhe parecer a mais lisonjeira foi a sorteada. Não terá sido a cara do rei quando viu Anne pela primeira vez, uma vez que Anne não se parecia nada com a sua pintura – social media nesta altura já era enganadora!

Catherine Howard – Decapitada (1523-1542)

Catherine era uma das damas de companhia de Anne of Cleves e teria cerca de 17 anos quando se casou com o rei. Há que prestar atenção que nesta altura o rei estava bastante acima do peso e incapaz de se mover. Ao que dizem o rei estava bastante embebecido pela sua nova esposa – enchendo-a de presente luxuosos. No entanto, em menos de um ano após o casamento começaram rumores de infidelidade. Com várias evidências que Catherine era no mínimo promíscua, Catherine foi executada no Tower Green a 13 de Fevereiro de 1542.

Catherine Parr (1512-1548) – A esposa que sobreviveu ao rei

Catherine foi a última esposa do rei Henry VIII que viveu 1 ano e 8 meses depois da morte do rei que ocorreu a 28 de janeiro de 1547. A rainha teve quatro casamentos, 2 antes do rei e um que decorreu 4 meses depois da morte do rei Henry. Catherine foi não só rainha de Inglaterra como também rainha da Irlanda.


Há que apontar que ao contrário dos vários retratos do rei onde este aparece numa posição de poder e todo pomposo na verdade o rei era muito gordo, rude e bastante violento. Podem ter a certeza que não foi apenas Anne of Cleves a única a forjar a sua aparência de uma forma bastante lisonjeadora.


Curiosidade:

Existem várias séries baseadas na história do rei Henry VIII, do seu reinado e casamentos. A série mais recente talvez seja a de 2022 da Netflix: Blood, Sex & Royalty. Outra série chamada The Tudors de 2007-2011 também retrata este período da história inglesa.

Afinal quem não gosta de um bom drama?!


Depois da vossa visita ao palácio, tirem um bocadinho para passear por Hampton e pelos jardins junto ao canal. Podem sempre acabar o dia ou fazer uma pausa a meio e almoçar no Canela Café que fica a 5 minutos do palácio.

Um dia fora de Londres que merece entrar em qualquer itinerário a Inglaterra. Vejam também outros locais perto de Londres para visitar num dia!